De uma maneira direta e resumida, é possível dizer que as plataformas de Banking as a Service são o caminho para uma empresa implementar o conceito Embedded Finance ao negócio.
Isso acontece porque Embedded Finance — que em português pode ser chamado de finanças embutidas ou finanças incorporadas — trata-se da inclusão de produtos e serviços financeiros ao portfólio de uma companhia sem que essa precise deixar de lado o seu core business.
A ideia por trás dessa estratégia é oferecer soluções bancárias e financeiras personalizadas para o público-alvo, resolvendo suas dores nesse segmento, ao mesmo tempo em que aumenta o campo de atuação da companhia e gera um importante diferencial competitivo.
Porém, para isso se tornar uma realidade, é preciso da tecnologia certa que, no caso, é o Banking as a Service, ou simplesmente BaaS.
Basicamente, o BaaS é um provedor dos recursos necessários para que uma empresa passe a atuar como um verdadeiro banco digital, sem precisar se preocupar com o desenvolvimento dos serviços e produtos, ou com questões regulatórias típicas do mercado de serviços financeiros.
Comumente fornecidas por fintechs, as plataformas Banking as a Service são fundamentais para que as empresas tornem o conceito Embedded Finance uma realidade.
Quer entender em detalhes como tudo isso funciona e de que forma as finanças incorporadas e o BaaS podem ajudar no crescimento do seu negócio? Então basta seguir a leitura deste artigo!
O que é o conceito Embedded Finance?
Embedded Finance é uma tendência empresarial na qual companhias dos mais variados segmentos e portes podem incluir aos seus portfólios de soluções produtos e serviços financeiros próprios e direcionados especificamente para seus públicos-alvo.
Explicando de outra maneira, é como se uma companhia se tornasse um banco digital sem precisar se transformar em uma instituição financeira para isso. Todo o negócio principal se mantém, sendo apenas agregadas as soluções bancárias que forem criadas.
O Embedded Finance parte do entendimento que as empresas estão tendo quanto à necessidade incluírem e modernizarem os meios de pagamento oferecidos aos seus clientes.
Por exemplo, ao invés de apenas aceitar cartões de crédito de outros bancos, por que não criar um cartão com a própria marca para melhorar a experiência dos consumidores, elevar a taxa de atração, fidelização e o faturamento do negócio?
Essa é apenas uma das percepções por trás desse conceito que, a cada dia, se torna mais promissor.
Para ilustrar essa expansão, o estudo Next-Gen Commercial Banking Tracker de 2021, uma colaboração da PYMNTS e da FISPAN, mostrou que as finanças incorporadas atingirão um valor global de US$ 7 trilhões nos próximos 10 anos.
Dica de leitura: “Oportunidades de embedded finance: 6 exemplos de uso que estão mudando o mercado financeiro“
O que contempla o Banking as a Service?
O Banking as a Service é uma plataforma tecnológica, geralmente oferecida por uma fintech, que permite que qualquer empresa, de qualquer segmento, crie e entregue para os clientes seus próprios produtos e serviços financeiros.
Com o uso do BaaS, é possível desenvolver e oferecer para o público-alvo soluções com:
- conta digital;
- cartão de débito;
- cartão de crédito;
- cartão pré-pago;
- transferências;
- pagamentos;
- Pix, entre outras.
Tão promissor quanto o Embedded Finance, a estimativa é que a receita mundial de BaaS chegue a aproximadamente US $ 12,2 bilhões até 2031, crescendo a um CAGR (Compound Annual Growth Rate ou taxa de crescimento anual composta) de 15,7% para entre 2021 e 2031, de acordo com a Future Market Insights.
Este artigo sobre o tema interessará a você: “Como está a oferta e a adesão do Banking as a Service no Brasil e no mundo?“
Por quais motivos vale a pena trabalhar com esses dois conceitos?
Neste ponto do artigo, já deve ter ficado claro que para implementar o conceito Embedded Finance na sua empresa é necessário o uso da tecnologia Banking as a Service, certo?
Mas por quais motivos você deve incluir produtos e serviços financeiros ao portfólio da sua empresa se não é o seu core business? Uma das razões é que os consumidores esperam por isso!
O estudo “The Embedded Finance Flywheel”, realizado pela consultoria Cornerstone Advisors, especializada em instituições financeiras, revelou que, nos Estados Unidos, 64% dos consumidores das gerações Z e Y (millennials) têm interesse em adquirir produtos financeiros das marcas com as quais se relacionam.
Um dos principais motivadores disso, apontado por 81% dos entrevistados, é que essa é uma maneira de gastar menos com produtos financeiros (em comparação aos bancos tradicionais).
A segunda razão, destacada por 61% dos participantes, se deve ao fato de confiarem e gostarem da empresa com a qual já têm alguma relação comercial.
E como é a adesão a serviços financeiros digitais no Brasil?
Trazendo essa predileção para o público brasileiro, podemos citar o resultado de uma pesquisa feita pela Mambu, empresa alemã de software para o mercado financeiro.
De acordo com os dados desse levantamento, divulgado em uma matéria do site TI Inside, os brasileiros são os que mais aderem aos bancos digitais em toda a América Latina.
O Brasil também se destaca por ser o único país nesse continente no qual as pessoas mais jovens realizam mais operações em bancos digitais — sendo 73% das transações nesse modelo bancário contra 61% via instituições financeiras tradicionais.
Ou seja, a aderência a soluções financeiras digitais por aqui também é grande e, por conta disso, promissora para empresas que trilharem esse caminho.
Quais são as principais vantagens de desenvolver as próprias soluções financeiras?
Ainda que os motivos pelos quais vale a pena trazer o conceito Embedded Finance para o seu negócio — por meio de uma plataforma BaaS —, tenham ficados claros, é bem importante que você conheça também quais vantagens podem ser obtidas com essa estratégia.
Assim, entre as que mais se destacam estão:
- aproveitar o conhecimento que se tem do perfil e das necessidades do público-alvo para criar soluções financeiras realmente personalizadas;
- aumentar o poder de atração da marca;
- elevar a taxa de fidelização;
- conquistar um importante diferencial competitivo perante os concorrentes;
- não precisar se preocupar com desenvolvimento ou questões regulatórias;
- gerar uma nova fonte de receita para o negócio.
Como tornar tudo isso uma realidade na sua empresa?
Como dissemos, a plataforma Banking as a Service é uma tecnologia fornecida por uma fintech. A Zoop oferece esse recurso para os seus parceiros por meio do Zoop Banking, solução que possibilita que a sua empresa crie um banco digital completo com a própria marca.
Quer entender como isso é possível? Então entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores.
Conheça nossas soluções!
Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.
