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Entenda o que é Payment Experience + sua importância paras as vendas digitais

Publicado em 10 de maio de 2022 por Redação Zoop
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O sucesso do cliente é hoje prioridade para qualquer empresa que deseja se destacar no ambiente digital. Desde as campanhas de marketing até o esforço da equipe de vendas, tudo é pensado em prol da jornada de compra do consumidor. Nesse contexto, um novo elemento essencial surge como cereja do bolo nesse processo: o payment experience.

Em tradução direta, esse termo significa “experiência de pagamento” e contempla todas as etapas de fechamento da transação entre cliente e marca na aquisição de um produto ou serviço.

Para se ter uma ideia, 87% dos motivos que levaram clientes a abandonar o carrinho no momento de fechar a compra dizem respeito à falta de opções de pagamento, desconfiança com o site, problemas técnicos ou a processos complexos de demorados, segundo a SaleCycle.

Portanto, imagine todo o esforço gasto em campanhas de marketing digital e em técnicas de vendas para que, no momento derradeiro, o cliente desista da compra e jogue todo o trabalho comercial por água abaixo?

É por esses, entre outros fatores, que o investimento em payment experience precisa entrar no radar da sua empresa de alguma forma. Mas, afinal, como melhorar a experiência de pagamento dos clientes?

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especial para te explicar o que é payment experience, sua importância e quais os meios de propiciá-lo ao seu público. Ficou interessado? Continue a leitura até o fim!

O que é payment experience? 

A payment experience nada mais é do que o caminho percorrido pelo cliente após ele ter escolhido seus produtos/serviços e os adicionado no carrinho. 

A partir disso, cada etapa como preenchimento de cartão de crédito ou inserção de dados do endereço são vistas como integrantes desse processo.

Em resumo, esse é o momento decisivo da conversão. É aqui que todas as etapas devem estar bem alinhadas para que o consumidor tenha a confiança, praticidade e facilidade necessárias para concluir a compra com sucesso e sem maiores traumas.

Uma boa experiência de pagamento pode ativar gatilhos tão satisfatórios no público que, segundo relatório da Zendesk, 75% dos clientes estão motivados a gastar até mais do que esperava quando ele tem uma experiência de compra agradável

Esse dado mostra a necessidade de colocar o seu consumidor em primeiro lugar para que sua empresa se posicione à frente da concorrência e aumente consideravelmente seus indicadores de conversão.

Como melhorar a experiência de pagamento dos clientes? 

Como já mencionamos brevemente acima, três do pré-requisitos básicos para uma ótima experiência de pagamento são:

  • segurança;
  • praticidade;
  • e facilidade.

Segurança

Quanto ao primeiro item, mais do que a segurança em si, é importante que as etapas de pagamento transmitam ao usuário que a transação é realmente segura. Alertas de proteção criptográfica e manter todo o processo sem a necessidade de redirecionamento a outras abas são pontos importantes.

Praticidade

Já a praticidade na experiência de pagamento está relacionada com a capacidade da empresa em solucionar todas as demandas dos clientes para que eles tenham todos os instrumentos necessários para fechar a compra. 

Por exemplo, para uma payment experience ser completa, ela precisa oferecer opções diversificadas de pagamento para que diminua as chances de que o consumidor desista da compra por não ter sua opção de pagamento preferida.

Facilidade

Quanto à praticidade, o consumidor precisa ter a sensação de que transita pelas etapas de pagamento por meio de design claro e intuitivo e sem ruídos técnicos. Nesse sentido, atualmente existem mecanismos conhecidos como invisible payment (pagamento invisível). E como isso funciona?

Por meio de ferramentas como Googlepay, Applepay ou de dispositivos que já salvam os dados do cartão para futuras compras, é possível que o cliente complete a transação de forma quase instantânea e com apenas o toque de um botão.

Como a tecnologia pode impactar na payment experience? 

Mas, afinal, como colocar em prática os valores de uma boa payment experience que não só atraia, mas também fidelize os clientes de sua empresa? 

Como quase tudo que contempla a inovação em tempos de transformação digital, a tecnologia desempenha um papel fundamental nesse processo. Logo acima, mostramos, por exemplo, o papel de ferramentas tecnológicas de pagamento invisível.

Entretanto, já há disponíveis plataformas de pagamento que contemplam não só esse recurso, mas diversos outros que propiciam ao empreendedor oferecer uma estrutura de compra completa e omnichannel (capaz de conectar meios de pagamento físicos com digitais).

Por exemplo, a Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros para que sua companhia tenha um diferencial competitivo na disponibilidade de recursos de pagamentos e, assim, consiga fechar mais negócios e fidelizar mais clientes.

>> Acompanhe a evolução do mercado de pagamentos com a Zoop:

A plataforma é responsável por toda a estrutura financeira de pagamentos de grandes empresas brasileiras, como o Ifood. Se você já usou o aplicativo da companhia de delivery de comida, já deve ter entrado em contato com seu sistema de pagamento rápido, intuitivo e diversificado. 

Além disso das vantagens da plataforma, a própria Zoop se responsabiliza pelo atendimento de regras regulatórias e pela implementação e manutenção tecnológica do serviço.

Se você quer aprender mais sobre as soluções da Zoop, entre em contato agora mesmo com um dos nossos representantes.

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