Após 10 anos da primeira Black Friday no Brasil, o evento já se consolidou no calendário do varejo nacional. Em 2019, somente as plataformas de comércio digital venderam R$ 3,2 bilhões online, alta de 23,6% em relação ao ano anterior.

Na edição de 2019, cerca de 21% dos empresários brasileiros que atuam no comércio e no ramo de serviços aderiram ao dia de promoções. No entanto, mesmo com números cada vez melhores, o desafio agora é oferecer uma experiência mais integrada ao mundo físico e lidar com um volume financeiro que só tende a crescer.

As vendas online ainda dominam a Black Friday, mas o varejo tradicional está de olho na oportunidade. Além disso, é nesse período que muitos consumidores compram via e-commerce pela primeira vez. De acordo com uma pesquisa de intenção de compras realizada pelo Google para a Black Friday 2019, cerca de 37% dos consumidores declararam que iriam comprar apenas em lojas físicas e 38% apenas pela internet.

Nesse contexto, são atributos considerados importantes pelos consumidores o quesito multicanal, que engloba a retirada e até o pagamento na loja, além do tempo de entrega. Para se ter uma ideia, 39% dos brasileiros consideram a opção de retirada na loja como muito importante na hora de decidir onde comprar na Black Friday. Além disso, 24% dos compradores de 2019 declararam usar essa forma de entrega para suas compras on-line.

Por conta disso, esse é um momento crítico para o ambiente de pagamentos de lojistas e marketplaces. Não à toa, o varejo tem caminhado para as vendas sem barreiras, em que o computador e o celular são apenas complementos ou parte da experiência de consumo.

Por tudo isso, neste post veja como se preparar para a Black Friday e conheça os aspectos mais importantes que uma plataforma de pagamentos deve oferecer para a sua empresa encarar a próxima avalanche de compras. Acompanhe!

Como uma boa estrutura de pagamentos pode aumentar a performance das vendas?

Para quem está pensando em como se preparar para a Black Friday, é importante ter em mente que as principais barreiras para conversão do grande volume de visitas em vendas são a lentidão da etapa de compra – com muitos cliques ou páginas diferentes – e plataformas de pagamentos pouco otimizadas, que aceitam poucas bandeiras de cartão, não oferecem alternativas ao crédito e são pouco integradas e arrojadas.

Uma das formas inovadoras da indústria dos meios de pagamento para melhorar a experiência de compra online e evitar perdas de vendas, sobretudo em temporadas de grande movimento, é através de soluções de One Click Buy, em que o cliente compra em segundos e aproveita mais facilmente as ofertas relâmpago, por exemplo.

Outra facilidade que já é uma realidade e está começando a crescer no Brasil são os pagamentos via QR Code, que permite ao cliente ler o código e pagar pelo produto ou serviço via celular.

Também já existe a opção de pagamento por meio de carteira digital ou aplicativo, que dispensa o uso de cartão, com a segurança para ambas as partes.

Para o varejo físico, umas das soluções mais ágeis é o contactless, onde não é preciso digitar a senha. Basta encostar o cartão ou celular em uma maquininha que a transação já é efetuada. Essa modalidade é a saída para estabelecimentos que recebem um grande volume de clientes e o valor médio das compras é baixo, pois agiliza o tempo do consumidor no caixa e evita filas.

Alguns players também estão começando a desenvolver soluções de pagamento presencial onde o vendedor é um caixa, utilizando-se de um terminal móvel para cobrança que se conecta a uma aplicação de vendas em um smartphone.

Pagamentos como diferencial competitivo

O que uma plataforma de pagamentos deve oferecer para a sua empresa?

Estrutura

A plataforma tem que estar preparada para suportar o altíssimo volume de transações e tráfego de dados, para evitar prejuízos decorrentes de problemas na operação. Além disso, ela deve permitir que o empreendedor visualize o perfil do cliente e identifique erros ou gargalos que precisam ser melhorados em tempo real.

Customização

O ideal é que as soluções de pagamentos sejam flexíveis e de acordo com a necessidade do negócio, com funcionalidades que ajudem a alavancar o mercado e atendam da melhor forma o cliente.

Omnichannel

A plataforma deve ser aberta e possibilitar a conexão com o frente de caixa, estoque e outros braços importantes para o controle financeiro. Também é fundamental que a solução integre todas as transações feitas no e-commerce, no aplicativo e nos diferentes tipos de terminais de pagamento.

Regulamentação

Todas as empresas que trabalham com transações precisam atender requisitos rígidos de compliance e muitas delas ainda precisam estar aderentes às regras de liquidação centralizada.

Variedade

Para evitar prejuízos ou desistências, tanto o varejo físico quanto online deve oferecer todas as bandeiras relevantes, além de outras opções, como pagamento por boleto bancário e carteiras virtuais.

Agilidade

Rapidez na autorização de pagamentos. A lentidão é um dos principais motivos para desistência e problemas na operação. No quesito agilidade, ainda é preciso considerar o sistema de frente de caixa/check-out eficiente, que faça vendas da forma mais direta possível.

Utilidade

É importante que a plataforma de pagamentos tenha capacidade de armazenar e fornecer informações úteis para alavancar a performance comercial e operacional em tempo real. A tomada de decisão rápida é muito importante.

E como se preparar para a Black Friday agora?

Ficou claro como se preparar para a Black Friday e a importância de contar com uma boa estrutura de pagamentos? Se sim, agora vem a pergunta: a sua empresa está pronta para encarar a data no ano que vem?

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