Gestão

Recrutamento Tech: como funciona o processo seletivo da Zoop?

Publicado em 14 de agosto de 2020 por Redação Zoop

Escrito por Raissa Petrone, Analista de Recrutamento e seleção da Zoop

É um prazer poder falar um pouquinho para vocês sobre como funciona o processo seletivo da Zoop, um dos mais importante para nós.

Na Zoop sempre procuramos pessoas incríveis, porque entendemos que os Zoopers (como chamamos os nossos funcionários), são o nosso maior ativo.

A nossa responsabilidade é grande, pois queremos desmaterializar o mercado de pagamentos e serviços financeiros e, para isso, buscamos sempre trazer novas soluções para os nossos parceiros e para o próprio dia a dia da empresa.

Por todos esses motivos, precisamos de um time de alta performance para encarar esse desafio com a gente!

Ao contrário do que muitos pensam, ter todos os requisitos técnicos para ocupar uma nova vaga não é determinante para que você seja aprovado no processo seletivo da Zoop.

Uma das razões é que queremos pessoas que se identifiquem com o que acreditamos e que compartilhem da nossa cultura.

Inclusive, uma das principais fases do nosso processo de recrutamento e seleção da Zoop é a entrevista de cultura. Uma conversa com perguntas baseadas nos nossos valores.

Achou interessante? Então veja agora como funciona o processo seletivo aqui da Zoop!

As etapas do processo de recrutamento e seleção — passo a passo!

O nosso processo  de aquisição de talentos  é feito em várias etapas.

1ª etapa

O primeiro passo, depois que a posição foi aberta, é o alinhamento que nós, recrutadores, fazemos com o gestor e o time da vaga.

No alinhamento, entendemos:

  • o motivo dessa posição ter sido aberta;
  • qual será o desafio do cargo;
  • qual o contexto do time no momento;
  • quais são os requisitos técnicos indispensáveis que o candidato precisa ter;
  • qual é o perfil comportamental esperado para esse profissional;
  • em quais empresas podemos encontrar esses profissionais e com que cargo.

Esses são alguns pontos que consideramos essenciais para conseguirmos trazer o candidato “perfeito” para o momento do time, e também para elaborarmos as perguntas da entrevista comportamental.

2ª etapa

A segunda etapa do processo seletivo da Zoop é a triagem dos currículos.

Temos dois canais principais para fazer essa seleção:

  • nossa ferramenta de recrutamento e seleção (o greenhouse), no qual o candidato pode se cadastrar na nossa página de carreira;
  • e o LinkedIn.

Como nesse momento não conseguimos avaliar muito a questão comportamental e fit cultural, focamos em encontrar candidatos que apresentem os requisitos técnicos que esperamos para aquela posição.

Por isso, é superimportante que o candidato tenha sempre o LinkedIn e currículo atualizados com a descrição das suas atividades e com as tecnologias que utiliza e tem experiência.

3ª etapa

A terceira etapa do nosso processo é o Phone Screen, que nada mais é do que um bate-papo breve com os profissionais triados para entender seu momento atual, se  têm interesse em participar do nosso processo de recrutamento e seleção, se se interessam pelo desafio da Zoop e pela vaga em questão.

Além disso, procuramos entender a pretensão salarial e se os candidatos têm experiência com as tecnologias necessárias para a vaga.

Se corresponder aos requisitos anteriores, seguimos para a próxima etapa do processo.

4ª etapa

O candidato aprovado na fase Phone Screen segue então para a entrevista comportamental com a recrutadora da vaga.

O objetivo dessa conversa é:

  • identificar o perfil do candidato;
  • entender se ele vai conseguir se adaptar às situações e desafios que podem surgir no seu dia a dia;
  • observar como é a sua forma de se relacionar no ambiente de trabalho;
  • avaliar as atitudes tomadas no passado e o jeito que lida com os desafios e imprevistos.

Além disso, saber qual a visão sobre si mesmo, como acredita que o outro o enxerga e o que planeja para o seu futuro também são pontos de vista importantes para nós.

Com base nessas informações, o recrutador conseguirá prever a performance futura do candidato e identificar se está apto para desempenhar as funções da vaga.

Para isso, elaboramos perguntas padronizadas, a fim de que consigamos avaliar e comparar todos os candidatos de forma igual, eliminando qualquer tipo de viés inconsciente.

O que esperamos do candidato nessa etapa é que ele consiga apresentar evidências das suas ações.

Por isso, é importante que ele reflita, faça uma retrospectiva e uma autoavaliação sobre a sua trajetória profissional antes da entrevista, para que, assim,  consiga lembrar com mais facilidade das situações vividas, evidenciar as ações desenvolvidas e os resultados obtidos.

5ª etapa

Chegamos agora na quinta etapa, que consiste em uma entrevista com o gestor da área e, em alguns casos, também incluímos pessoas do time no processo de entrevista.

O foco dessa conversa é a avaliação técnica. É uma  entrevista profunda que dura cerca de 1 hora para entender se o candidato  tem a experiência necessária para ocupar a vaga.

Em alguns casos, além da entrevista técnica, é aplicado um desafio técnico para os candidatos aprovados nessa entrevista.

6ª etapa

Na sexta etapa, os aprovados na entrevista técnica seguem para a fase de entrevista de cultura que citamos anteriormente.

Para isso, convidamos dois embaixadores da nossa cultura para conversar de forma mais informal com o candidato.

O objetivo desse bate-papo é:

  • entender se há um alinhamento entre os objetivos individuais do profissional e os da Zoop;
  • se ele se identifica com os nossos valores;
  • se conseguiria se adaptar ao ambiente de trabalho onde queremos inseri-lo;
  •  entender se ele acredita que a Zoop é a empresa ideal para trabalhar.

Costumo dizer muito que não basta só a gente escolher o candidato, mas o candidato também precisa escolher a Zoop!

A entrevista cultural é supervaliosa e estratégica para nós, pois é com ela que conseguimos garantir que os valores continuem presentes no nosso dia a dia.

Inclusive, já deixamos de contratar profissionais brilhantes tecnicamente por não estarem alinhados com os nossos valores.

7ª etapa

Em alguns casos do processo de recrutamento e seleção da Zoop, após a entrevista cultural, o candidato passa por uma última etapa, que é uma conversa com um dos nossos Diretores de Tecnologia e com o nosso CTO.

Normalmente, é uma conversa mais abrangente sobre carreira, competências técnicas, conquistas e ambições.

8ª etapa

Após todas as etapas finalizadas, reunimos todos os entrevistadores, de todas as fases, para um comitê de avaliação dos candidatos aprovados.

Nesse comitê cada um informa quais foram as suas percepções sobre os candidatos e decidimos juntos o profissional ideal para ocupar o cargo.

Finalizando o processo de seleção da Zoop

Em seguida, vem o momento que eu, particularmente, mais gosto: fazer a ligação informando que o candidato foi aprovado para trabalhar com a gente!

Na ligação, fazemos a proposta salarial pensada de acordo com a senioridade do profissional, pretensão salarial, competências técnicas e comportamentais.

Enviamos essa proposta ao candidato e, depois do aceite, o nosso contato é para definir qual sistema operacional que ele prefere utilizar e quais itens precisa que enviemos para a sua casa.

Nós disponibilizamos cadeira, fones de ouvido, suporte para o computador e outros acessórios para que os Zoopers trabalhem de maneira confortável em seus lares.

Além disso, informamos qual será agenda do onboarding para que o novo Zooper se planeje.

Para nós, é superimportante que o profissional esteja ambientado, seja bem-recebido e que também receba todos os recursos, sistemas e benefícios necessários para desempenhar suas atividades.

Portanto, a primeira semana do novo Zooper consiste em uma imersão sobre a empresa, nossos objetivos, metas, as áreas e nossa cultura.

Viu como funciona o processo seletivo da Zoop? São várias etapas, mas todas elas são necessárias e têm propósitos bem definidos

A Zoop está em constante crescimento e estamos sempre buscando os melhores. Vem encarar esse desafio com a gente!

 

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo