Gestão

5 ideias para o Dia das Mães para vender mais no e-commerce em 2022

Publicado em 02 de maio de 2022 por Redação Zoop
Avalie este post

Novas ideias para o Dia das Mães para vender mais são sempre bem-vindas. O motivo é que, ainda que essa seja uma das datas comemorativas que mais impacta positivamente o varejo, adotar estratégias atualizadas é essencial para se destacar dos concorrentes, especialmente no que diz respeito ao comércio eletrônico que vem sendo tão utilizado pelas empresas.

Para ter uma noção de como está o tamanho desse mercado, o nosso Relatório de Tendências 2022 revelou que o e-commerce brasileiro bateu recorde de vendas em 2021, atingindo R$ 53,4 bilhões apenas no primeiro semestre do ano em questão.

Ao que tudo indica, as compras online são um comportamento que veio para ficar entre os brasileiros. A pesquisa “O perfil do consumidor em 2022”, realizada pelas empresas All iN, Social Miner, Opinion Box e Bornlogic corrobora com isso.

De acordo com o levantamento, 56% dos 1.123 consumidores entrevistados afirmam que continuarão comprando virtualmente mesmo após a flexibilização do isolamento social. Entre os motivos que levam à preferência das aquisições digitais estão:

  • praticidade de compra (49%);
  • praticidade de recebimento do produto (47%);
  • meios de pagamentos oferecidos (31%).

 

Aqui, vale destacar também o faturamento do Dia das Mães de 2021 no comércio eletrônico, que foi de R$ 6,4 bilhões, segundo dados da Neotrust divulgados no site E-commerce Brasil.

O que queremos dizer com tudo isso? Que considerando a receita dessa data comemorativa no ano passado e a tendência do e-commerce continuar em alta, tudo aponta para um evento ainda mais expressivo para o varejo agora em 2022, tanto em volume de vendas quanto em faturamento.

Por isso, ter novas ideias para o Dia das Mães para vender mais se torna primordial para que o seu negócio também se beneficie desse momento. 

Mas quais seriam essas abordagens? Continue a leitura deste artigo e confira cinco que separamos para você.

5 ideias para o Dia das Mães para vender mais

As nossas cinco sugestões de ideias para o Dia das Mães para vender mais são:

  • aposte no social commerce;
  • passe do omnichannel para o unified commerce;
  • ofereça novas soluções de pagamento;
  • adote pagamentos invisíveis;
  • pense em estratégias de atração e fidelização.

Aposte no social commerce

Social commerce é o comércio realizado pelas redes sociais. Na prática, significa que o seu e-commerce vai além do site e aplicativo e passa a usar essas plataformas também como um canal de vendas, e não apenas como um meio de divulgação ou de interação com o público.

De acordo com dados apresentados no nosso relatório de tendências, as projeções indicam um crescimento da ordem de 30% nas vendas globais via Social Commerce nos próximos cinco anos.

É interessante trazermos outra informação sobre isso que também foi apresentada no nosso relatório: um estudo com números do Hootsuite e WeAreSocial mostrou que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que mais usam redes sociais.

Ou seja, aproveitar esse hábito é uma das boas ideias para o Dia das Mães para vender mais virtualmente que vale a pena colocar em prática.

Passe do omnichannel para o unified commerce

O varejo omnichannel já não é mais uma novidade no setor. Inclusive, a adoção desse conceito se tornou, praticamente, essencial para a sobrevivência das empresas desse segmento nos últimos anos.

Por conta disso, tem se tornado importante dar um passo além, o que direciona as estratégias para o unified commerce.

Unified commerce é a unificação de todos os canais de um negócio, incluindo os de vendas e os de atendimento. Porém, diferentemente do que acontece no omnichannel, nessa abordagem tudo é feito em uma única plataforma.

Além de melhorar a experiência de compra do consumidor, essa prática aprimora a gestão da companhia, visto que centraliza informações, otimiza processos, reduz custos operacionais, entre diversas outras vantagens.

Entenda mais sobre unified commerce assistindo a este vídeo:

Ofereça novas soluções de pagamento

As formas de pagar e receber são modernizadas à medida que novas tecnologias surgem e que o comportamento das pessoas mudam.

Seguindo as tendências de meios de pagamento para 2022, soluções como QR Code, Pix e carteiras digitais não podem ficar de fora do leque de ofertas para os seus clientes, somados, claro, às opções mais tradicionais como boleto bancário, cartão de crédito e cartão de débito.

O motivo é que, quanto mais meios de pagamento o cliente tiver à sua disposição, maiores são as chances de ele concluir a compra. 

Uma prova dessa linha de pensamento foi apresentada no nosso relatório, o qual revelou que 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.

Não deixe de ler este artigo: “Pix: o futuro dos meios de pagamento é agora!

Adote pagamentos invisíveis

E por falar em pagamentos, os chamados invisíveis entram na lista de ideias para o Dia das Mães para vender mais por facilitarem o checkout.

Eles recebem esse nome porque dispensam qualquer ação do cliente na hora de pagar pela compra. 

É o que acontece nos meios de pagamento inseridos em aplicativos, ou quando o site da loja virtual salva os dados de compra do consumidor. Em ambos os casos, basta a pessoa que está comprando clicar em um botão para pagar sua aquisição, sem precisar digitar todos os dados sempre que quiser comprar algo.

Pense em estratégias de atração e fidelização

E para quem quer saber como vender mais no Dia das Mães, é bem importante também pensar além dessa data comemorativa. Em outras palavras, significa focar em ações que ajudem a elevar o volume de vendas neste e nos próximos eventos significativos para o setor.

No caso, estamos nos referindo a estratégias como a oferta de cupons de desconto, monetização de pontos, cashback, entre outras. Abordagens desse tipo colaboram para atrair público e para fidelizá-lo para aquisições futuras.

As promoções de reembolso, por exemplo, resultaram em um crescimento de 3,4 vezes na taxa de conversão, o que movimentou US$ 108 bilhões em cashback no mundo, segundo dados do Global Cashback Report de 2020 apresentados no nosso relatório de tendências.

Essas são sugestões de ideias que você pode colocar em prática para aumentar as vendas no Dia das Mães 2022. Em algumas delas a Zoop pode ajudar, como na oferta de meios de pagamentos que vão ao encontro do comportamento e das necessidades atuais dos consumidores.

Confira, neste vídeo, como trazer o Pix para o seu negócio com o apoio da Zoop!


 

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo