As vendas de Natal estão chegando e, com isso, a expectativa de aumento de faturamento por parte dos varejistas. 

No entanto, para realmente obter uma rentabilidade mais expressiva nessa época do ano — que é uma das mais esperadas pelo setor — é fundamental que os estabelecimentos comerciais façam alguns ajustes.

Quanto a isso, é bem importante considerar as expectativas e necessidades dos clientes e, a partir dessas informações, adotar medidas que fomentem as compras e melhorem suas experiências.

Tomando como base a Black Friday, período com maior volume de vendas que antecede o Natal, é possível dizer que os consumidores esperam por ações como:

  • bons preços: 59%;
  • frete baixo: 45%;
  • cupons e cashback: 42%;
  • melhores formas de pagamento: 33%
  • site/aplicativo que funcionem corretamente: 27%

 

Essas dados — que são da pesquisa “Intenção de compra na Black Friday 2022“, realizada pelas companhias All In, Opinion Box e Americanas Advertising —, mostram um pouco de como está a expectativa dos consumidores perante datas sazonais, como é o caso das vendas de Natal.

Mas pensando em todos esses pontos, o que fazer para vender no Natal deste ano mais do que foi vendido no do ano passado? Qual a tendência para o Natal no varejo em 2022? 

Para ajudar você com essas questões trouxemos, neste artigo, cinco dicas que podem ajudar a aumentar o seu faturamento nessa importante data de vendas para o varejo. Siga agora a leitura e confira quais são essas sugestões!

5 dicas para melhorar as vendas de Natal

Entre as ideias para vender no Natal que podemos sugerir para que o seu negócio busque faturar mais nesse período estão:

  • ofereça descontos exclusivos;
  • aposte no cashback;
  • trabalhe com o conceito omnichannel;
  • forneça diferentes canais de compra;
  • disponibilize variados meios de pagamento.

Ofereça descontos exclusivos

Existem diversas maneiras de oferecer descontos exclusivos para os seus clientes. Uma delas é atrelar esse benefício a uma determinada quantidade de aquisições, no estilo, “compre 3, pague 2”.

Outra opção é relacionar o desconto ao meio de pagamento utilizado. Por exemplo, negócios que trabalham com cartão private label, que é aquele que só pode ser utilizado na rede varejista que o oferece, têm mais chances de disponibilizar aos seus clientes abatimentos únicos.

Aqui, duas estratégias para aumentar as vendas de Natal acabam se relacionando, que são:

  • a oferta de descontos exclusivos para quem usar o cartão da loja;
  • o incentivo para que os consumidores comprem do seu estabelecimento, visto que somente lá terão esse benefício.

 

Dica de leitura: “O que é private label? Confira o segredo para oferecer um cartão com a sua marca!

Aposte no cashback

O cashback é um sistema que devolve ao cliente parte do valor pago por uma compra

Ainda que seja uma estratégia de fidelização, essa solução entra na lista de dicas para vendas de Natal porque chama a atenção do consumidor para comprar da sua loja. E o princípio desse comportamento é até bastante simples.

Entre um estabelecimento comercial que devolverá parte do dinheiro, e outro que não oferece essa vantagem, qual você acha que é o mais interessante para o cliente?

Por esse motivo, o cashback ajuda não apenas a vender mais nessa época do ano, mas também a promover o retorno do consumidor à loja em outros momentos. 

Trabalhe com o conceito omnichannel

Dados de um relatório da Criteo, empresa de publicidade online sediada em Paris, citados em uma matéria do site Canaltech, revelaram que 72% dos clientes pesquisam em lojas físicas antes de comprar nos canais de vendas online.

Esse percentual mostra quanto o conceito omnichannel segue entre as preferências dos consumidores, que querem ter a chance de migrar entre o mundo físico e o virtual, durante a sua jornada de compra, sempre que desejarem.

Pensando no aumento do volume de vendas no Natal, o omnichannel pode ajudar por permitir, por exemplo, que a compra seja feita no site e retirada na loja ou em um ponto de venda. Dessa forma, o cliente não paga o frete e tem o produto em menos tempo nas suas mãos.

Somado a isso, a ida ao estabelecimento comercial para buscar a mercadoria pode fomentar compras não programadas, elevando o faturamento.

Essa é apenas uma das possibilidades do conceito omnichannel. Indo mais à frente dele, seu negócio pode adotar o unified commerce, que é a unificação de todos os canais da empresa, sejam de atendimento ou de vendas, em uma única plataforma.

Para entender melhor esse conceito, assista este vídeo:

Forneça diferentes canais de compra

Segundo a pesquisa “Consumo online no Brasil”, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, smartphone é o dispositivo eletrônico mais usado pelos brasileiros na hora de realizar compras pela internet (87%).

Aqui, vale lembrar que no universo de vendas online, há ao menos três opções que podem ser oferecidas aos clientes, que são:

  • sites;
  • aplicativos;
  • redes sociais.

 

Isso significa que, se a sua empresa quer elevar o volume de vendas de Natal, é essencial oferecer diferentes canais de compra para os clientes, mesclando entre físicos e digitais. 

Desse modo, as chances de o consumidor encontrar o seu negócio naquele que prefere aumentam e, com isso, a possibilidade de fechar bons negócios.

Disponibilize variados meios de pagamento

A necessidade de disponibilizar diferentes meios de pagamentos segue o mesmo princípio. Afinal, quanto mais opções, menor a possibilidade de o cliente não encontrar o método de pagamento preferido na hora do checkout.

Essa importância fica mais clara quando consideramos um dado apresentado no nosso “Relatório de Tendências 2022“, o qual revelou que 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.

Por isso, é bem importante trabalhar com as soluções tidas como tradicionais, tais como cartão de crédito e boleto, mas também acrescentar as mais modernas, a exemplo do pagamento por aproximação, carteira digital e Pix.

Sobre isso, não deixe de ler este artigo: “Quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil?

Como treinar os funcionários temporários de Natal no varejo?

Todo time de vendas, seja presencial ou virtual, precisa estar devidamente treinado para dar conta da alta demanda de compras esperada para o Natal. Entretanto, os funcionários temporários requerem ainda mais atenção por parte dos gestores. 

Um dos motivos para esse cuidado extra é que o conhecimento do público-alvo e das particularidades do negócio são praticamente inexistentes, o que pode afetar negativamente as tentativas de vendas.

Como forma de resolver essa questão, as boas práticas que podem ser adotadas são:

  • apresentar para os colaboradores temporários a cultura organizacional, valores, missão e visão da empresa;
  • entregar um roteiro de vendas, destacando que se trata de uma ferramenta para pautar o atendimento, mas que o primordial é que ele deve ser personalizado e humanizado;
  • prestar todos os esclarecimentos sobre formas de pagamento, prazos de entrega, descontos e benefícios, entre outros recursos que ajudam na conversão de vendas;
  • designar um funcionário com mais tempo de empresa para acompanhar e esclarecer as dúvidas dos contratados temporários, principalmente nos primeiros dias de serviço.

O que representa o Natal no varejo?

O Natal no varejo representa uma das épocas do ano com o maior volume de vendas e, consequentemente, de faturamento.

Conforme apontado pela pesquisa realizada pela CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, a expectativa para o Natal de 2022, no Brasil, é que 118 milhões de pessoas irão às compras nesse período.

Se esse montante for confirmado, espera-se que quase R$ 67 bilhões sejam injetados na economia.

Para que o seu negócio usufrua dessa época do ano, é bem importante adotar as dicas que sugerimos neste artigo. E no que se refere à oferta diversificada de meios de pagamento, a Zoop pode ajudar!

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