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    Customer Experience para o Dia das Mães: como garantir? Veja!

    15 de março de 2024
    Por Redação Zoop
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    Garantir o Customer Experience para o Dia das Mães consiste em entregar a experiência mais satisfatória possível para os clientes, abrangendo todos os pontos de contato que eles tiverem com sua empresa. Isto é, do momento que descobrem a sua marca até o pós-venda.

    Nesse trajeto, entram questões como sites e/ou aplicativos funcionais, responsivos, seguros e fáceis de serem usados (no caso do e-commerce ou varejo omnichannel), bons prazos de entrega, ótima oferta de formas e meios de pagamento, entre outras.

    Ao promover um bom Customer Experience para o Dia das Mães, você não só aumenta as chances de o consumidor comprar da sua loja nesta data comemorativa, como abre caminho para retê-lo e fidelizá-lo. 

    Como já deve saber, conseguir isso é uma ótima maneira de melhorar seu posicionamento no mercado, destacar-se dos concorrentes e, consequentemente, faturar mais.

    Não saber como melhorar a experiência do cliente em eventos como este? Então, siga a leitura deste artigo para entender melhor o conceito, sua importância e as melhores dicas para aumentar as vendas nessa importante data para o varejo.

    O que é Customer Experience?

    O termo Customer Experience — experiência do cliente, em português — pode ser definido como o resultado de todos os contatos que uma pessoa tem com um determinado negócio ao longo da sua jornada de compra. Isso inclui o processo de descoberta da marca, pré e pós-venda.

    Segundo uma reportagem da Forrester, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, a experiência do cliente também é: “como os clientes percebem as interações com sua empresa”.

    Esse conceito considera não apenas a parte “palpável” da jornada de compra, como o uso de sites e aplicativos, respostas em canais de atendimento, fluxo de entrega e outros. 

    Ele também leva em consideração o sentimento dos clientes, a exemplo de quanto ficaram satisfeitos ou não em cada uma das interações que tiveram.

    Dica de leitura: “Como melhorar a experiência de compras online dos clientes? 9 dicas!

    Qual a importância do Customer Experience para o Dia das Mães?

    O conceito de Customer Experience para o Dia das Mães consiste em adotar estratégias específicas para atender o público com a máxima precisão possível neste evento. A proposta é oferecer uma experiência do cliente satisfatória, que o faça comprar da sua loja nesta data e voltar em várias outras.

    Está pensando por quais motivos trabalhar dessa forma é importante? Bem, entre as diversas razões, o Customer Experience importa porque ajuda a:

    • aumentar o poder de atração, retenção e fidelização de consumidores;
    • reduzir o custo de aquisição de clientes;
    • melhorar a reputação da marca no mercado;
    • ganhar vantagem competitiva e diferenciar a loja dos concorrentes;
    • estimular o engajamento do público com a marca;
    • aprimorar o relacionamento com os clientes;
    • diminuir a quantidade de reclamações;
    • vender e lucrar mais.

    Quanto a essa última vantagem, vale citarmos um dado do CX Trends 2023, da Zendesk, empresa de software de atendimento ao cliente e CRM, o qual revelou que 70% dos consumidores gastam mais com companhias que oferecem experiências do cliente fluidas, integradas e personalizadas.

    Não deixe de ler este artigo: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?

    Como vender mais no Dia das Mães? 5 dicas!

    Segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), citados em uma reportagem do site CNN Brasil, as compras via e-commerce cresceram 11,8% no Dia das Mães de 2023.

    Outra matéria, essa do portal O Globo, apresentou dados da Nuvemshop, plataforma de construção de lojas online, os quais revelaram que pequenas e médias faturam R$ 189,5 milhões em vendas virtuais no mesmo evento.

    Considerando esses resultados do último Dia das Mães e a expectativa de faturamento do e-commerce com um aumento superior a 10% para 2024, conforme apontado na matéria do E-commerce Brasil, adotar boas estratégias para esse período é essencial para não perder nenhuma oportunidade de venda.

    Portanto, para sua loja melhorar o Customer Experience para o Dia das Mães e vender mais, algumas das boas práticas que vale a pena ser implementadas são:

    1. descubra quais são as atuais necessidades, expectativas e preferências do seu público-alvo;
    2. entregue uma jornada de compra fluida em todos os pontos de contato, principalmente na hora do pagamento;
    3. garanta processos seguros, com sites e aplicativos devidamente protegidos, assim como os meios de pagamento oferecidos;
    4. busque encantar o cliente em diferentes momentos, inclusive com atendimento humanizado e personalizado, oferta de descontos exclusivos e promoções direcionadas para as necessidades dos consumidores;
    5. cuide do relacionamento com o cliente no pós-venda, por meio de interações personalizadas, como o envio de e-mail marketing e contato via aplicativo de trocas de mensagem, tomando o cuidado para não se tornar uma marca invasiva.

    Qual a importância dos meios de pagamento nas datas comemorativas?

    Como comentamos, o Customer Experience para o Dia das Mães deve ser estruturado pensando especialmente nesta data. Porém, é fundamental considerar que, ao conquistar o cliente neste evento, a tendência é ele voltar e comprar da sua loja em várias outras datas comemorativas.

    Considerando a jornada de compra como um todo, é fundamental trabalhar adequadamente pontos como:

    • loja física agradável e convidativa;
    • treinamento adequado dos vendedores;
    • sites e aplicativos de vendas seguros e responsivos;
    • estoque devidamente abastecido;
    • experiência de compra omnichannel;
    • entre outros.

    Por outro lado, de nada adianta tudo isso se, na etapa de pagamento, o possível comprador se sentir inseguro; ou, ainda, se ele procurar pela forma e método de pagamento favorito e não encontrar. 

    Quando situações como essas acontecem, as chances de desistir de comprar da sua loja e migrar para um concorrente são enormes. No e-commerce, então, esse risco é ainda maior, pois não há um vendedor interagindo em tempo real para tentar reverter a situação. 

    Por isso, se você quer evitar perder vendas nessa e em outras datas, oferecer os melhores meios de pagamento é essencial.

    Como melhorar a experiência do cliente com meios de pagamento?

    Com os meios de pagamento da Zoop, você melhora a experiência dos seus clientes! 

    Com o Zoop Payments, por exemplo, é possível integrar todos os métodos oferecidos no seu negócio.

    Nossa plataforma viabiliza a criação de jornadas de compra unificadas, aprimorando a experiência dos consumidores e o fluxo de recebimento de valores da sua loja.

    Também entregamos a tecnologia necessária para a construção de pagamentos online e presenciais completos, fluidos, seguros e, o mais interessante, com a marca da sua empresa.

    Não perca mais tempo! Dê agora mesmo um Zoop no seu negócio!

     

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