Customer Experience para o Dia das Mães: como garantir? Veja!
Garantir o Customer Experience para o Dia das Mães consiste em entregar a experiência mais satisfatória possível para os clientes, abrangendo todos os pontos de contato que eles tiverem com sua empresa. Isto é, do momento que descobrem a sua marca até o pós-venda.
Nesse trajeto, entram questões como sites e/ou aplicativos funcionais, responsivos, seguros e fáceis de serem usados (no caso do e-commerce ou varejo omnichannel), bons prazos de entrega, ótima oferta de formas e meios de pagamento, entre outras.
Ao promover um bom Customer Experience para o Dia das Mães, você não só aumenta as chances de o consumidor comprar da sua loja nesta data comemorativa, como abre caminho para retê-lo e fidelizá-lo.
Como já deve saber, conseguir isso é uma ótima maneira de melhorar seu posicionamento no mercado, destacar-se dos concorrentes e, consequentemente, faturar mais.
Não saber como melhorar a experiência do cliente em eventos como este? Então, siga a leitura deste artigo para entender melhor o conceito, sua importância e as melhores dicas para aumentar as vendas nessa importante data para o varejo.
O que é Customer Experience?
O termo Customer Experience — experiência do cliente, em português — pode ser definido como o resultado de todos os contatos que uma pessoa tem com um determinado negócio ao longo da sua jornada de compra. Isso inclui o processo de descoberta da marca, pré e pós-venda.
Segundo uma reportagem da Forrester, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, a experiência do cliente também é: “como os clientes percebem as interações com sua empresa”.
Esse conceito considera não apenas a parte “palpável” da jornada de compra, como o uso de sites e aplicativos, respostas em canais de atendimento, fluxo de entrega e outros.
Ele também leva em consideração o sentimento dos clientes, a exemplo de quanto ficaram satisfeitos ou não em cada uma das interações que tiveram.
Dica de leitura: “Como melhorar a experiência de compras online dos clientes? 9 dicas!“
Qual a importância do Customer Experience para o Dia das Mães?
O conceito de Customer Experience para o Dia das Mães consiste em adotar estratégias específicas para atender o público com a máxima precisão possível neste evento. A proposta é oferecer uma experiência do cliente satisfatória, que o faça comprar da sua loja nesta data e voltar em várias outras.
Está pensando por quais motivos trabalhar dessa forma é importante? Bem, entre as diversas razões, o Customer Experience importa porque ajuda a:
- aumentar o poder de atração, retenção e fidelização de consumidores;
- reduzir o custo de aquisição de clientes;
- melhorar a reputação da marca no mercado;
- ganhar vantagem competitiva e diferenciar a loja dos concorrentes;
- estimular o engajamento do público com a marca;
- aprimorar o relacionamento com os clientes;
- diminuir a quantidade de reclamações;
- vender e lucrar mais.
Quanto a essa última vantagem, vale citarmos um dado do CX Trends 2023, da Zendesk, empresa de software de atendimento ao cliente e CRM, o qual revelou que 70% dos consumidores gastam mais com companhias que oferecem experiências do cliente fluidas, integradas e personalizadas.
Não deixe de ler este artigo: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?“
Como vender mais no Dia das Mães? 5 dicas!
Segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), citados em uma reportagem do site CNN Brasil, as compras via e-commerce cresceram 11,8% no Dia das Mães de 2023.
Outra matéria, essa do portal O Globo, apresentou dados da Nuvemshop, plataforma de construção de lojas online, os quais revelaram que pequenas e médias faturam R$ 189,5 milhões em vendas virtuais no mesmo evento.
Considerando esses resultados do último Dia das Mães e a expectativa de faturamento do e-commerce com um aumento superior a 10% para 2024, conforme apontado na matéria do E-commerce Brasil, adotar boas estratégias para esse período é essencial para não perder nenhuma oportunidade de venda.
Portanto, para sua loja melhorar o Customer Experience para o Dia das Mães e vender mais, algumas das boas práticas que vale a pena ser implementadas são:
- descubra quais são as atuais necessidades, expectativas e preferências do seu público-alvo;
- entregue uma jornada de compra fluida em todos os pontos de contato, principalmente na hora do pagamento;
- garanta processos seguros, com sites e aplicativos devidamente protegidos, assim como os meios de pagamento oferecidos;
- busque encantar o cliente em diferentes momentos, inclusive com atendimento humanizado e personalizado, oferta de descontos exclusivos e promoções direcionadas para as necessidades dos consumidores;
- cuide do relacionamento com o cliente no pós-venda, por meio de interações personalizadas, como o envio de e-mail marketing e contato via aplicativo de trocas de mensagem, tomando o cuidado para não se tornar uma marca invasiva.
Qual a importância dos meios de pagamento nas datas comemorativas?
Como comentamos, o Customer Experience para o Dia das Mães deve ser estruturado pensando especialmente nesta data. Porém, é fundamental considerar que, ao conquistar o cliente neste evento, a tendência é ele voltar e comprar da sua loja em várias outras datas comemorativas.
Considerando a jornada de compra como um todo, é fundamental trabalhar adequadamente pontos como:
- loja física agradável e convidativa;
- treinamento adequado dos vendedores;
- sites e aplicativos de vendas seguros e responsivos;
- estoque devidamente abastecido;
- experiência de compra omnichannel;
- entre outros.
Por outro lado, de nada adianta tudo isso se, na etapa de pagamento, o possível comprador se sentir inseguro; ou, ainda, se ele procurar pela forma e método de pagamento favorito e não encontrar.
Quando situações como essas acontecem, as chances de desistir de comprar da sua loja e migrar para um concorrente são enormes. No e-commerce, então, esse risco é ainda maior, pois não há um vendedor interagindo em tempo real para tentar reverter a situação.
Por isso, se você quer evitar perder vendas nessa e em outras datas, oferecer os melhores meios de pagamento é essencial.
Como melhorar a experiência do cliente com meios de pagamento?
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Com o Zoop Payments, por exemplo, é possível integrar todos os métodos oferecidos no seu negócio.
Nossa plataforma viabiliza a criação de jornadas de compra unificadas, aprimorando a experiência dos consumidores e o fluxo de recebimento de valores da sua loja.
Também entregamos a tecnologia necessária para a construção de pagamentos online e presenciais completos, fluidos, seguros e, o mais interessante, com a marca da sua empresa.
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