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Embedded finance, que em português significa finanças incorporadas ou finanças embutidas, consiste na inclusão de produtos e serviços financeiros próprios da marca ao portfólio de empresas que não são nativas desse setor.

Um dos objetivos desse tipo de solução é entregar uma experiência de compra e de pagamento muito mais fluida, otimizada e livre de atritos para os consumidores. 

Isso acontece porque, ao incorporar finanças ao que é oferecido por um negócio, o cliente não precisa ter relacionamento com um banco tradicional, por exemplo. Tudo o que ele precisa para o dia a dia financeiro encontrará na empresa com a qual já tem contato e confiança.

Para esse conceito ficar mais claro, pense nas lojas de varejo que entregam para o público-alvo produtos e serviços bancários tais como conta digital, cartão de crédito, cartão pré-pago, serviço de recarga de celular, entre outros. Esse mesmo princípio pode ser aplicado ao seu negócio, independentemente do ramo de atuação, por meio do embedded finance.

E se você tem dúvidas se esse mercado é realmente promissor, saiba que uma pesquisa da Juniper Research, empresa especializada em consultoria, pesquisa de mercado e business intelligence, revelou que esse setor ultrapassará US$ 138 bilhões em 2026.

Vale destacar que, em 2021, esse montante era de US$ 43 bilhões, e que esse crescimento de mais de 215% foi impulsionado pelo aumento da disponibilidade de APIs para essa solução, fornecidas por fintechs as a service.

Ou seja, além de trazer muito mais comodidade para os seus clientes, aumentar o poder de atração da sua marca, e ainda gerar uma receita extra para o seu negócio, essa é uma excelente maneira de ajustar a sua empresa às atuais tendências do mercado financeiro.

Quer saber como isso é possível sem precisar desviar do seu core business? Basta seguir a leitura deste artigo!

O que é Embedded Finance?

Embedded finance é um conceito no qual empresas que não são nativas do setor financeiro passam a oferecer produtos e serviços dessa área incorporados às suas soluções.

Um grande diferencial entre essa estratégia e o que é oferecido pelos bancos tradicionais, é que tudo o que é desenvolvido é pensado especialmente para um público-alvo em questão — justamente por isso, chama a atenção dos clientes e ajuda na adesão às soluções financeiras disponibilizadas.

Lembra da oferta de finanças embutidas feita pelo varejo que citamos logo na abertura deste artigo? Pois este é um ótimo exemplo de serviços financeiros feitos pontualmente para um determinado perfil de cliente.

As redes varejistas têm como vantagem sobre as demais instituições bancárias o fato de ter um relacionamento próximo com seus consumidores e de conhecer pontualmente as suas dores.

Dessa forma, conseguem criar produtos e serviços financeiros que realmente resolvam essas questões, diferentemente dos bancos que pensam em soluções mais genéricas e não personalizadas, direcionadas para uma massa.

Estamos usando o varejo como exemplo por ser um dos setores mais conhecidos por trabalhar dessa forma. Mas o embedded finance pode ser implementado por empresas dos mais variados portes e segmentos, tanto do mercado B2C quanto do mercado B2B.

Um ótimo exemplo dessa atuação é o iFood, que apesar de ser uma companhia nativa do ramo de delivery, com o suporte da Zoop criou o chamado Banco dos Restaurantes, disponibilizando para os donos de restaurantes e estabelecimentos comerciais parceiros uma conta digital completa e direcionada especificamente para esse público. 

Entenda melhor assistindo a este vídeo:

Quais as principais características do Embedded Finance?

A principal característica do embedded finance, sem dúvidas, é a possibilidade de uma empresa incorporar serviços e produtos financeiros ao seu portfólio sem precisar se tornar uma instituição financeira para isso.

Na prática, significa que o core business não muda, apenas são acrescentadas soluções bancárias próprias ao leque do que já é ofertado, expandindo a atuação da marca.

Essa é uma característica que gera um importante diferencial competitivo para o negócio, pois além de todas as ofertas bancárias levarem o nome da companhia, o fato de tudo ser personalizado para o público-alvo contribui para aumentar o poder de atração e de fidelização da empresa.

Assim, seguindo essa linha de raciocínio, se formos listar as principais características das finanças incorporadas, temos:

  • inclusão de um serviço extra ao portfólio da empresa, o que contribui para gerar uma nova fonte de receita;
  • conquista de um diferencial que destaca a marca dos concorrentes;
  • aumento da aderência dos clientes, considerando que passam a encontrar tudo o que precisam em um único lugar.

 

Dica de leitura: “Embedded payment: conceito, aplicação e vantagens para o seu negócio!

Por que trabalhar com finanças incorporadas no seu negócio?

O mercado de serviços financeiros se moderniza mais a cada dia, e é até possível dizer que a inclusão de soluções desse tipo é uma das tendências empresariais do momento.

Fomentado pela tecnologia entregue pelas fintechs as a service, sistemas como o Open Finance tornam esse cenário ainda mais promissor.

Apenas para deixar esse ponto de vista mais claro, o Open Finance é uma expansão do Open Banking, e esse atual conceito permite o compartilhamento de dados bancários dos clientes de forma muito abrangente, mediante a sua prévia autorização.

Trazendo isso para o mundo das finanças embutidas, algumas das oportunidades geradas pelo Open Finance que podem ser aproveitadas pelas empresas são:

  • quebra de barreira para entrada de novos players no mercado de serviços financeiros;
  • acesso facilitado ao histórico bancário do cliente, o que ajuda a oferecer produtos e serviços financeiros ainda mais personalizados;
  • possibilidade de competir de igual para igual com outras instituições financeiras, mantendo o foco no negócio principal.

 

Este artigo pode ser interessante para você: “Embedded fintech e embedded finance: diferenças, vantagens, desvantagens e qual a ideal para cada negócio

Como trazer essa tendência empresarial para o seu negócio?

A inclusão das finanças embutidas ao sistema de uma empresa é feito por meio de APIs, que são conjuntos de programação que fazem a conexão entre dois pontos.

Trata-se de uma ferramenta tecnológica pronta, desenvolvida por uma fintech, que permite a personalização e a parametrização de acordo com as diretrizes e regras do negócio que a está adquirindo.

A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, pode ajudar você com isso. Para saber como, basta entrar em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas!

 

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