As formas de pagamento são as diferentes maneiras que um cliente pode usar para pagar algo. Em outras palavras, as condições sob as quais isso pode ser feito. Já os meios de pagamento são os veículos utilizados para isso.
Apesar de terem definições distintas, é bastante comum vermos ambos os termos serem usados para definirem um mesmo contexto, ou seja, para se referirem a métodos de pagamento que podem ser disponibilizados para o público.
Independentemente disso, o ponto mais importante é que tanto os meios quanto as formas de pagamento estão diretamente relacionados e, juntos, podem potencializar as vendas de uma empresa, especialmente em datas sazonais como a Black Friday 2023.
Por outro lado, métodos de pagamento ineficientes, obsoletos, limitados ou que transmitem insegurança no processo, levam os consumidores a desistirem da compra.
Prova disso foi apresentada em um dos nossos relatórios de tendência, o qual revelou que 80% dos compradores já deixaram de concluir um pedido por não encontrarem o meio de pagamento que queriam.
Considerando que a Black Friday é um período de aumento de vendas, como evitar problemas como esses que levam à perda de clientes e de faturamento? A oferta de meios e formas de pagamento certos é a resposta!
Siga a leitura deste artigo e confira quais são os melhores métodos de pagamento para oferecer ao seu público-alvo e, com isso, elevar as vendas da sua empresa nesse que é um dos eventos mais esperados do ano pelo varejo.
Quais as melhores formas de pagamento para a Black Friday 2023?
As formas de pagamento disponíveis no Brasil são: à vista, a prazo e com data futura. Se a pergunta for: “qual dessas é a melhor para oferecer na Black Friday 2023?”, a resposta é bastante simples: todas!
O motivo é que, assim como os meios de pagamento, quanto mais opções seu negócio oferecer para os clientes, menores as chances de eles desistirem da compra. Também por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas formas e, ainda, como se relacionam com os meios de pagamento.
À vista
Pagamentos à vista são aqueles cujos valores são quitados integralmente na hora da compra. Isto é, todo o valor da aquisição é pago de uma única vez, sem deixar pendências para o futuro.
Entre os meios de pagamento que podem ser usados dessa maneira, estão:
- dinheiro;
- cartão de débito;
- cartão de crédito (quando a compra é feita em uma única parcela);
- transferência bancária;
- link de pagamento;
- Pix.
Não deixe de ler: “Pix no checkout: por quais motivos e como oferecer?“
A prazo
Os pagamentos a prazo são aqueles que permitem dividir o valor total de compra em parcelas menores. No caso, essas frações são pagas ao longo dos meses, de acordo com a quantidade oferecida pelo vendedor e escolhida pelo comprador.
Quanto aos meios de pagamento que aceitam essa condição, alguns bons exemplos são:
- cartão de crédito;
- Buy Now, Pay Later (compre agora, pague depois);
- boleto bancário.
Com data futura
O pagamento com data futura, como o próprio nome sugere, é aquele cujo valor é pago posteriormente à aquisição, em sua totalidade, em dia combinado entre vendedor e comprador.
No que se refere aos meios de pagamento que podem ser usados para isso, os dois principais são:
- boleto bancário;
- Pix Cobrança, que funciona de maneira similar ao boleto, só que via sistema de pagamentos instantâneo.
Entenda mais sobre esse método de pagamento lendo o artigo: “Pix Cobrança: como funciona e quais as vantagens desse meio de pagamento?“
Quais foram mais usadas na Black Friday 2022?
Segundo relatório da All In, na Black Friday 2022, as formas de pagamento mais utilizadas foram:
- à vista: 81,44%;
- parcelado entre 2 a 6 vezes: 13,75%;
- parcelado entre 7 a 12 vezes: 4,81%.
Em uma comparação entre o evento de 2022 e o de 2021, o mesmo levantamento mostrou que as condições de pagamento que mais cresceram, no que se refere à utilização, foram:
- à vista: + 48,30%;
- parcelado entre 7 a 12 vezes: + 41,48%;
- parcelado entre 2 a 6 vezes: + 3,42%.
Esses números dão uma boa base das preferências dos consumidores brasileiros durante a sexta-feira de descontos, podendo servir de orientação na hora de definir quais condições de pagamento oferecer no seu negócio.
E quais meios de pagamento oferecer na Black Friday 2023?
Apenas para deixar claro o que são meios de pagamento, tratam-se de ferramentas que podem ser usadas para pagar por algo.
Como você pôde ver na lista de formas de pagamento que podem ser oferecidas na Black Friday, esses métodos têm relação direta com a condição com que algo pode ser pago.
Em outras palavras, significa que um complementa o outro e, juntos, melhoram a experiência de compra dos clientes.
Para apontarmos os melhores meios de pagamento para a Black Friday 2023, tomaremos como base os que foram mais usados no mesmo evento de 2022.
Ainda com base no relatório que acabamos de mencionar, os métodos de pagamento mais usados na Black Friday 2022 foram:
- cartão de crédito: 73,56%;
- boleto bancário: 15,47%;
- Pix: 10,90%.
Comparando a Black Friday de 2022 com a de 2021, alguns meios de pagamento tiveram significativo aumento de uso:
- débito em conta: +260,61%;
- Pix: +142,87%;
- carteira digital: +114,29%;
- boleto bancário: +27,15%;
- cartão de crédito: +23,08%
Dica! Aproveite que está aqui e confira como funciona o Pix da Zoop, solução completa para pagamento online e presencial!
Como a Zoop ajuda a melhorar a experiência de pagamento dos seus clientes?
A Zoop ajuda a melhorar a experiência de pagamento dos seus clientes na Black Friday 2023 e em vários outros períodos do ano, pois oferece soluções específicas para isso!
Por exemplo, o Zoop Payments é um recurso que viabiliza a integração de todos os meios de pagamento do seu negócio, tanto online quanto presenciais.
Com o Zoop Payments, você consegue:
- ter a visão completa do fluxo de pagamento da sua empresa, graças ao conceito unified commerce;
- estruturar jornadas de compras unificadas e sem fricção;
- consolidar dados de vendas online e offline em um mesmo ambiente;
- trabalhar com as principais bandeiras de cartão;
- integrar Pix, cartão de crédito, boleto e pagamento recorrente no seu site ou aplicativo;
- melhorar sua gestão financeira com um dashboard personalizado e split de pagamento;
- e muito mais!
Quer mais detalhes de como funciona o Zoop Payments? Então, entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas!
Zoop. Tecnologia para serviços financeiros do futuro.
Conheça nossas soluções!
Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.
