O setor financeiro tem passado por grandes mudanças nos últimos anos: a facilidade de acesso à internet e o uso cada vez mais disseminado de dispositivos móveis e meios digitais para realizar movimentações financeiras e pagamentos têm mudado a cara do mercado.

Ao avanço da tecnologia, devemos somar o surgimento de novas startups e fintechs que oferecem medidas disruptivas ao mercado, bem como as mudanças na regulação promovida pelo Banco Central, com foco cada vez maior na inovação e nos meios de pagamento digitais.

Mas, nesse contexto, o que esperar para o próximo ano? Que inovações podem mudar o que temos visto até agora? A seguir, confira 8 tendências do mercado de pagamentos que vão movimentar 2020 e o que podemos esperar para o setor de serviços financeiros. Acompanhe!

O que esperar do mercado financeiro em 2020?

Recentemente, um estudo publicado pela consultoria PwC chamado Financial Services Technology 2020 and Beyond: Embracing Disruption elencou os temas que a empresa considera estratégicos para o próximo ano e que estão à frente deste novo movimento disruptivo.

Separamos algumas das principais tendências apontadas pelo estudo:

1. A economia compartilhada será incorporada em todas as partes do sistema financeiro

Se serviços como Uber, 99 e AirBnB foram responsáveis por popularizar a economia compartilhada no mercado, esse comportamento deve logo chegar às soluções bancárias.

2. As fintechs conduzirão o novo modelo de negócios

Fintechs são conhecidas por fornecer um melhor atendimento e oferecer soluções mais adequadas para que as pessoas e empresas buscam. Não à toa, os investimentos globais nessas empresas mais do que triplicaram desde 2014 — e a tendência é que continuem a crescer, levando os grandes bancos a abraçarem a mesma cultura disruptiva.

3. Blockchain vai revolucionar o mercado

Empresas que desenvolvem tecnologia blockchain estão entre as que mais captam investimentos no mundo. E há dois motivos principais para isso: o blockchain tem o potencial para tornar a infraestrutura de serviços financeiros muitos mais barata e seus usos são praticamente ilimitados, podendo atender desde transações financeiras até acordos contratuais automatizados.

4. Digital é o novo mainstream

O mercado já está de olho na chamada Geração Z e os impactos que seus hábitos, totalmente imersos na tecnologia, podem trazer. No entanto, o consumidor atual já está adotando o digital como “novo normal”. Soluções como carteiras digitais e pagamentos por meio do celular vão ser cada vez mais requisitadas, deixando de lado cartões com chip e outros opções de pagamento.

Webinar – O futuro dos meios de pagamento e serviços financeiros

Por sua vez, outro relatório interessante foi publicado pela consultoria Accenture. Chamado Driving the Future of Payments, o estudo traz o que a empresa define como as “megatendências” da indústria de meios de pagamento.

Dentre elas, destacamos mais 4 tendências do mercado de pagamentos que vão movimentar 2020:

5. A ascensão do pagamento mobile

Integrar o cartão do crédito do cliente a aplicativos móveis foi apenas uma mostra do verdadeiro potencial do mobile. Com o surgimento de APIs e do open banking, os pagamentos mobile tendem a crescer cada vez mais.

Esses avanços vão permitir que novos players consigam entregar mais valor, por meio de experiências mais focadas no cliente que transformem o mobile no centro da vida financeira dos consumidores.

Segundo a consultoria, o que os clientes buscam são soluções unificadas, que permitam que o usuário consiga administrar todas as suas contas e informações em uma única plataforma.

Não à toa, hoje, aplicativos como Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay são mais utilizados pelos consumidores (49%) do que os aplicativos móveis das instituições financeiras.

6. Dos cartões aos códigos: a busca por mais segurança

Até então, contas bancárias era identificadas por meio de uma sequência de números. A chegada dos cartões com chip e senha (EMV) tornou os procedimentos mais seguros, por meio da geração de diferentes códigos para diferentes operações feitas com o cartão.

Somado ao avanço das tecnologias de pagamentos digitais, isso gerará a maior mudança na forma como os consumidores pagam suas contas em décadas. A tokenização se tornará cada vez mais comum, gerando mais segurança, uma vez que cada operação terá um código próprio, que independe da posse do cartão e torna inútil quaisquer tentativas de utilizá-lo para operações fraudulentas.

O primeiro passo nesse sentido foi dado por aplicativos como Android Pay e Apple Pay. Esses apps abriram caminho para o uso de camadas mais complexas de autenticação, que visam dar mais segurança e praticidade ao usuário.

Se antes a tecnologia se limitava à leitura de impressões digitais e reconhecimento facial, as novas soluções lidarão com questões muito mais complexas, como leitura de íris, mapeamento de veia e registro de batimentos cardíacos. Além disso, blockchain, QR Code e realidade aumentada também aparecem como possibilidades para confirmar transações financeiras digitais.

7. Experiência do usuário é a prioridade

Conforme os universos dos meios de pagamento expandem, a experiência do cliente se torna o principal diferencial competitivo. Com os usuários migrando cada vez mais para meios digitais de pagamento, cabe às empresas do setor oferecer um serviço que vá além de uma simples plataforma facilitadora.

De acordo com a Accenture, 70% dos millennial e da Geração Z (que compõem a maior parte dos usuários de serviços financeiros digitais) estão interessados em serviços de consultoria em pagamentos digitais e gerenciamento de despesas, que podem proporcionar uma melhor compreensão e controle de seus gastos pessoais.

8. Fusão entre fintechs e bancos

Dentre as 8 tendências do mercado de pagamentos que vão movimentar 2020, as fintechs não poderiam ficar de fora.

Não há dúvidas de que as fintechs transformaram o mercado de serviços financeiros com ações disruptivas, combinando a ousadia de novos modelos de negócio com tecnologias de ponta.

Por sua vez, embora não tenham as características disruptivas e inovadoras, são as instituições financeiras tradicionais que contam com a infraestrutura, conhecimento de mercado, reputação e base de clientes que permitem a escalabilidade dos seus negócios.

Nesse cenário, a sobrevivência de ambos em um mercado inovador passa pela construção de parcerias estratégicas para atrair investimentos e crescer. Parcerias como a união entre Bank of America e PayPal, nos Estados Unidos, são o que vão transformar e definir o futuro do mercado de meios de pagamento.

Leia mais: O futuro dos serviços financeiros: seu negócio está preparado para essas transformações?

Essas foram só algumas tendências do mercado de pagamentos para 2020. Se você quiser saber mais sobre o assunto, baixe nosso e-book gratuito Tendências para 2020 da indústria de Meios de Pagamento.

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E como não ficar para trás nas 8 tendências do mercado de pagamentos de 2020?

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Gustavo Gawryszewski, Economista, MBA pela FGV e Mestrando em Economia pela UCAM. Tem mais de 16 anos atuando na interseção entre Marketing, Tecnologia e Economia. Atualmente é Gerente de Marketing de Produto na Zoop.