Que o mercado varejista vem passando por significativas mudanças nos últimos anos, isso não é segredo para ninguém, concorda? Resta então saber quais tendências estão previstas para 2023 que podem alterar ainda mais esse cenário.

Alguns estudos — como o realizado pela empresa de pesquisa de mercado Opinion Box, em parceria com a companhia de CRM para varejo Dito —, revelaram que o futuro do setor varejista para este ano inclui aumento do volume de vendas pelas redes sociais e a necessidade de uma jornada de compra híbrida.

Nesse trajeto, também entram na lista a continuação do crescimento do e-commerce, o uso maior da tecnologia no processo de compra, e até adoção do conceito ESG pelas marcas.

A pesquisa em questão parte do princípio que, para identificar as tendências do mercado varejista, deve-se entender e acompanhar o atual comportamento dos consumidores.

Quanto a isso, precisamos lembrar que, conforme as necessidades e as expectativas dos clientes mudam, cabe às empresas acompanharem esse ritmo para continuarem interessantes para o público-alvo.

Negligenciar esse ajuste é arriscar perder significativas oportunidades de vendas e, consequentemente, reduzir o faturamento.

Para se ter uma ideia do atual nível de exigência dos consumidores brasileiros, esse mesmo levantamento apontou que, entre os motivos que levam uma pessoa a desistir de uma compra online está a pouca variedade de meios de pagamento (30%). O mesmo motivo foi citado nas compras presenciais (28%).

Ou seja, de métodos de pagamento modernos, rápidos e seguros, a uma experiência de compra fluida, dinâmica e sem atritos, é essencial se adequar ao que os consumidores esperam.

Uma forma de fazer isso, é conhecendo as tendências do mercado varejista para 2023. Siga a leitura deste artigo e confira as que se destacam!

7 tendências do mercado varejista para 2023

Seguindo a linha de raciocínio anterior, estão previstos para o varejo brasileiro, este ano,  estes movimentos:

  • continuação do crescimento do e-commerce
  • aumento das vendas por redes sociais
  • avanço do marketplace
  • expansão do uso do conceito omnichannel
  • entrega de experiência de compras realmente personalizada
  • uso da tecnologia como aliada nas vendas
  • adoção de boas práticas ESG

Continuação do crescimento do e-commerce

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google e pela fornecedora de inteligência empresarial Euromonitor, o e-commerce brasileiro continuará crescendo, com a expectativa de chegar a uma expansão de 42% até 2025.

Isso tornará esse segmento o responsável por 39% do aumento total de vendas no varejo.

Ou seja, quem achava que o sucesso do comércio eletrônico estava atrelado apenas ao período de isolamento social imposto pela pandemia, vê em dados como esses que ele segue como um forte e importantíssimo canal de venda para as empresas varejistas.

Não deixe de ler este artigo: “E-commerce ou Marketplace: por onde começar?

Aumento das vendas por redes sociais

E por falar em aumento de vendas, as realizadas pelas redes sociais entram na lista de tendências para o mercado varejista em 2023, conforme citado na pesquisa da Opinion Box/Dito.

O Social Commerce, como é denominado esse conceito, entrou nesse ranking por conta do aumento do uso pelos consumidores

Para você ter uma ideia, 58%, dos mais de 2 mil entrevistados, disseram já ter comprado algo via WhatsApp. O Instagram ficou em segundo lugar com 47% dos apontamentos, e o Facebook em terceiro, com 36%.

As live commerce também estão ganhando espaço, com 40% dos entrevistados afirmando que já compraram após assistir uma transmissão ao vivo de uma marca.

Avanço do marketplace

Para o mercado de varejo 2023 também está prevista a expansão dos marketplaces. As plataformas de venda que reúnem diversos vendedores, têm como fonte de lucratividade o recebimento de comissões sobre as vendas realizadas e/ou pela cobrança de taxas pelo uso da solução.

Sua tendência de crescimento segue o mesmo princípio do aumento de consumidores que compram por esse canal, com 90% dos participantes da pesquisa anterior afirmando que têm o hábito de utilizar marketplaces.

Leia também: “Plataforma ecommerce 2022: tendências e oportunidades para faturar mais

Expansão do uso do conceito omnichannel

O estudo do Google e da Euromonitor que citamos analisou as tendências de varejo entre os anos de 2021 a 2025 para o Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.

No que se refere à jornada de compra híbrida no nosso país, a expectativa mencionada no levantamento é um crescimento de 30% no comércio omnichannel até 2025. 

Essa constatação vai ao encontro do apontado na outra pesquisa que mencionamos, a qual destacou que 84% dos consumidores gostam que as lojas físicas e as online sejam integradas.

Os comportamentos já adotados pelos consumidores quanto ao conceito omnichannel são:

  • pesquisar na loja física e comprar na internet: 87%;
  • pesquisar na internet e compra na loja física: 80%;
  • comprar online e retirar na loja física: 78%;
  • comprar na loja física e pedir para entregar em casa: 68%;
  • conversar com um atendente virtual e comprar na loja física: 43%;
  • conversar com um atendente na loja física e comprar pela internet: 70%

 

Dica! Este vídeo mostra um pouco do que vem depois do omnichannel!

Entrega de experiência de compras realmente personalizada

Ainda seguindo o apontado pela pesquisa que revela grandes tendências do varejo para 2023 (Opinion Box/Dito), 72% dos clientes esperam que as marcas os reconheçam como indivíduos únicos, e que também sejam capazes de identificar seus interesses.

Isso pode ser meio utilizando e analisando os inúmeros dados que são gerados na relação entre empresa e cliente.

Entre os motivos pelos quais é tão importante o mercado de varejo oferecer uma experiência de compra realmente personalizada, estão os fatos que:

  • 73% dos clientes preferem comprar de marcas com as quais já tiveram experiências desse tipo;
  • 75% indicam para outras pessoas marcas que oferecem experiências personalizadas;
  • 69% preferem comprar de empresas que realizam atendimentos personalizados.

Uso da tecnologia como aliada nas vendas

Mais uma das tendências do e-commerce para 2023 é a adoção de mais tecnologia no processo de compra. Por exemplo:

  • 56% já usaram QR Code;
  • 53% já usaram carteiras digitais de pagamento;
  • 30% já usaram chatbots de atendimento;
  • 18% já usaram provedores digitais;
  • 9% já usaram realidade aumentada;
  • 4$ já usaram o metaverso.

 

Uma das principais razões pelas quais o mercado de varejo precisa se adequar a esse atual cenário, é que 86% dos clientes concordam que a tecnologia ajuda muito na hora de comprar algo.

Ou seja, conforme dissemos logo na abertura deste artigo, deixar de atender a essa necessidade pode resultar em significativas oportunidades de vendas. 

Adoção de boas práticas ESG

Vista como uma das tendências de loja online e loja presencial, a adoção de boas práticas ESG, por parte do mercado varejista, está na lista das expectativas e exigências dos clientes para este e para os próximos anos.

Essa constatação vem do estudo realizado pelo Google, em parceria com a empresa de pesquisa digital MindMiners e com o programa de engajamento Sistema B.

Segundo o levantamento, quatro a cada cinco brasileiros julgam importante que as marcas realizem ações voltadas para o âmbito social, ambiental e de governança, que são as bases do ESG.

Em resumo, as pessoas esperam que suas marcas favoritas se posicionem e mostrem, de forma transparente, a reputação que têm frente a esses conceitos.
Inclusive, esse é um parâmetro de decisão entre comprar ou não de uma empresa.

Agora que você sabe algumas das tendências para o mercado de atacado e varejo para 2023, que tal conferir outros conteúdos que ajudarão no crescimento do seu negócio?

Então, aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e leia artigos como:

 

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