Metacommerce pode ser definido como a inclusão do comércio eletrônico no universo do metaverso.

Para esse conceito ficar mais claro, podemos usar a definição da Accenture, empresa global de serviços profissionais com capacidades líderes em digital, nuvem e segurança, sobre o que é metaverso.

De acordo com a companhia, metaverso é “uma nova convergência entre os mundos físico e digital. Uma evolução da internet que permite às pessoas irem além da ‘navegação’ para ‘habitarem’ uma experiência compartilhada“.

Esse comportamento de hiperimersão virtual é possível graças à utilização de tecnologias como Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV), Inteligência Artificial (IA) e avanços das soluções 3D.

Tenha em mente que quase tudo pode ser feito no metaverso, refletindo boa parte do que acontece na vida real, só que em um ambiente digital

Por exemplo, as pessoas podem visitar lugares, participar de shows, fazer reuniões de trabalho, interagir entre elas e, claro, comprar e vender os mais diversos produtos e serviços. E é justamente neste ponto que entra o metacommerce.

Ainda que bastante inicial, a proposta por trás da inserção do e-commerce no metaverso é promover aos clientes experiências de compras mais imersivas, dinâmicas e modernas

Em ambientes desse tipo será possível provar roupas, testar móveis, eletrodomésticos, tirar dúvidas mais pontuais sobre serviços e muito mais.

A dúvida que fica quanto a isso é: será que o metacommerce é para todas as empresas? O que se pode esperar desse mercado no futuro? Quais são suas vantagens e diferenciais?

Para ter respostas para perguntas como essas, siga a leitura deste artigo!

O que é metacommerce?

Metacommerce é um segmento econômico no qual o comércio eletrônico passa a fazer parte do metaverso.

De forma prática isso significa que, ao invés de a sua empresa limitar as vendas online em sites, aplicativos, redes sociais e outros canais similares, terá uma “filial” dentro desse universo digital hiper-realista estruturado sob tecnologias como IA, RA e RV.

Para ramos de atuação no qual o detalhamento dos produtos faz diferença nas tomadas de decisão dos clientes, o metaverso se apresenta como um recurso que pode potencializar as conversões de vendas.

Isso acontece porque, por meio da criação de um avatar — que é a representação virtual de uma pessoa — o cliente pode comparecer à loja, provar roupas, testar produtos, conversar com consultores, e muito mais.

Todo esse processo é feito com o uso de equipamentos como óculos e headset de realidade virtual, os quais podem ser usados de onde o comprador quiser. 

Ou seja, o potencial cliente pode estar em casa ou no escritório e, sem precisar sair fisicamente desses locais, visitar uma loja, conhecer e experimentar os itens que deseja comprar e receber tudo no endereço que indicar.

Quais são as vantagens do metacommerce?

Apenas com essa explicação já dá para ter uma ideia de quais são as vantagens do metacommerce, concorda?

Mas se formos listar esses benefícios, os que mais se destacam são:

  • aprimoramento da etapa de teste de produtos e/ou serviços;
  • melhora geral da experiência de compra do cliente;
  • rompimento de barreiras territoriais de venda.

Aprimoramento da etapa de teste de produtos e/ou serviços

Como dissemos, em vendas que dependem do detalhamento dos itens para serem concluídas, conseguir entregar para os clientes testes e provas mais precisos pode fazer toda a diferença entre ele comprar ou não o produto.

A realidade aumentada e a realidade virtual, bases do metaverso, permitem que essa etapa seja aprimorada, facilitando para que os potenciais clientes experimentem as mercadorias e/ou serviços que pretende adquirir mais precisamente, ainda que de forma virtual.

Dependendo da tecnologia empregada, é possível experimentar texturas, tamanhos, pesos e outras características que impactam na decisão de compra.

Melhora geral da experiência de compra do cliente

A vantagem anterior é uma das que reflete diretamente na experiência de compra do cliente. No entanto, ainda podemos acrescentar o fato de que não é preciso se deslocar até uma loja física para conhecer e testar os produtos.

Isso permite que a pessoa interessada em adquirir algo consiga fazer isso de onde estiver, o que melhora a sua experiência de modo geral.

Rompimento de barreiras territoriais de venda

O e-commerce é um segmento que permite atender clientes dos mais variados lugares, rompendo as barreiras territoriais de venda. Dependendo do modelo de negócio, esse perfil pode levar a vendas nacionais ou até mesmo internacionais.

Mas ao inserir o comércio eletrônico no metaverso, isso tende a ser expandido, beneficiando diversas empresas.

Por exemplo, imagine que você tem uma empresa de móveis e um possível cliente está interessado em comprar um dos seus sofás. Porém, seu showroom está em São Paulo e o comprador na Bahia.

Por mais que o site apresente todas as especificações dos produtos, como medidas de largura e comprimento, possibilitando a compra online, pode acontecer de a pessoa não se sentir segura para fechar a compra.

A imersão na empresa no metaverso permite que ele “teste” como o sofá ficará em sua casa, se realmente combinará com o ambiente como imaginado, entre outros pontos relacionados.

Com isso, a barreira territorial, que já era potencialmente quebrada pelo e-commerce, deixa de existir totalmente.

Qual o potencial do metacommerce?

Por mais promissor e interessante que todo esse cenário pareça, é essencial que você tenha em mente que ele está apenas em suas fases iniciais

O tema metaverso vem sendo bastante discutido e debatido nos últimos tempos, mas a sua adesão amplificada depende da superação de desafios como:

  • legislações e regulamentações;
  • criação de códigos de ética;
  • aprimoramento das camadas de segurança digital. 

 

Além disso, é importante destacar que, para usufruir desse universo hiper-realista, é fundamental o uso de equipamentos certos, a exemplo dos óculos que citamos. Esse condicionante pode limitar os grupos de consumidores e, por isso, pode não ser interessante para todos os negócios e nichos.

Como as empresas podem se beneficiar do metacommerce?

As empresas podem se beneficiar com a inclusão de seus e-commerces no metaverso ao melhorar a experiência de compra dos seus consumidores.

Uma vez que essa experiência é aprimorada, a tendência é que o potencial cliente se identifique com a marca, especialmente se suas expectativas e necessidades forem superadas com o que a companhia está oferecendo.

Esse modo de atuação estreita o relacionamento entre cliente e empresa, aumentando seu poder de atração, a taxa de fidelização e, consequentemente, de faturamento.

Como a experiência de pagamentos pode ser um diferencial no metacommerce?

A experiência de pagamentos pode ser um diferencial nesse mercado se a empresa oferecer aos seus consumidores meios de pagamento modernos, atuais, otimizados e seguros.

Isso porque as pessoas que usam, ou usarão, o metaverso, são aquelas conectadas com inovações tecnológicas. Ou seja, os métodos de pagamento oferecidos devem seguir essa mesma trilha para serem interessantes e contribuir para a conversão de vendas.

No vídeo abaixo, que é um recorte do nosso Relatório de Tendências 2022, falamos sobre as novas jornadas de consumo e seus impactos no pagamento. Assista agora mesmo e entenda essa relação!

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