Mercado

O impacto da tecnologia nos serviços financeiros e a ascensão das fintechs

Publicado em 06 de janeiro de 2020 por Alessandro Raposo

Quando países em desenvolvimento proporcionam um ambiente para inovação e oportunidades para novos entrantes do setor financeiro, é comum o surgimento de novos modelos de negócio, as famosas fintechs, que propiciam diversos serviços para empresas e usuários muito bem disseminados.

Neste primeiro episódio do Papo na Nuvem, Daniel Teixeira (Head de Marketing na Zoop), reuniu três referências da indústria, são eles: Edson Santos (Consultor, Investidor e Advisor na Omiexperience), Alessandro Raposo (Zoop) e Vitor Magnani (ABO2O), para discutir sobre a ascensão das fintechs e as grandes mudanças dos serviços financeiros no Brasil e ao redor do mundo, impulsionadas pelo salto tecnológico, de segurança e rupturas nos hábitos de consumo.

Não existe uma explicação única para as grandes transformações que estão ocorrendo. Contudo, pelo menos dois aspectos podem ajudar a entender melhor esses movimentos, sendo eles social e econômico.

O aspecto econômico se dá pela oferta do fluxo de capitais num cenário internacional, com juros negativos ou próximo de zero na Europa, Japão e Estados Unidos, fazendo com que grandes fundos de investimento olhem com bons olhos para oportunidades de negócio como no Brasil, onde conseguimos ofertar serviços de maneira mais facilitada. Já o processo social são pautadas em rupturas de hábitos de consumo, impulsionados pela evolução tecnológico e, consequentemente, das compras online e a sociedade perdendo o temor em fornecer seus dados.

Quer conferir esse conteúdo na íntegra? Acesse o nosso podcast #PaponaNuvem disponível nas principais plataformas digitais e escute na íntegra.

Gostou? Aproveite para compartilhar o nosso canal usando a #Paponanuvem.

Se quiser também receber por e-mail as notificações para os próximos conteúdos, basta clicar aqui!

 

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo