Unified payment interface, ou interface de pagamento unificada na tradução para nosso idioma, consiste em uma plataforma de soluções de pagamento para o varejo que integra e centraliza os processos de pagar e receber em um único ambiente.
Basicamente, a proposta é integrar os meios de pagamento físicos e digitais, a fim de que essa estrutura melhore a experiência de compra do cliente.
Aqui, é fundamental destacarmos que esse conceito vai muito além de apenas melhorar as formas e os meios de pagamento oferecidos — inclusive, por conta disso, ele é visto como uma evolução do omnichannel.
No unified commerce, que é onde está inserida a interface de pagamento unificada, todas as operações do varejista estão interligadas. Isso inclui, além do gerenciamento de valores recebidos e soluções de pagamento, vendas, atendimento ao cliente, logística de entrega, gestão de estoque e gestão financeira, entre outros processos.
Com uma visão mais clara e ampla de tudo o que acontece no negócio, é possível construir jornadas mais fluidas, rápidas, precisas, seguras e personalizadas de acordo com as necessidades e preferências do público-alvo.
Como resultado, a empresa aumenta seu poder de atração e fidelização, eleva o nível de satisfação dos consumidores e, por fim, expande seu potencial de vendas e aumento de lucratividade.
Mas como funciona, na prática, o unified payments interface? Siga a leitura deste artigo e confira, agora, tudo sobre esse conceito e como ele pode contribuir para melhorar o relacionamento entre a empresa e seus clientes.
O que é unified payment interface?
Unified payment interface pode ser definido como um sistema único de pagamento que otimiza a etapa final de compra e reconhece o cliente em qualquer canal de aquisição que ele escolher utilizar.
Por exemplo, imagine que seu comércio realize vendas presenciais, via site, redes sociais e aplicativo próprio. A ideia é que, com um único cadastro, o consumidor consiga realizar o pagamento de suas aquisições com os métodos que preferir, sem precisar fazer vários logins ou preencher cadastro distintos.
Somado a isso, também é fundamental integrar meios de pagamento físicos e digitais, de modo que o comprador migre facilmente entre um e outro, a qualquer tempo e sem fricções.
Considerando essas características, pode-se dizer que o principal objetivo do unified payment interface é melhorar a jornada de compra dos clientes, por meio da entrega de um processo de pagamento muito mais otimizado, preciso e fluido.
Dica! Aproveite e leia também: “Unified commerce: entenda o conceito que é visto como o futuro do varejo“
Por que melhorar a jornada de pagamento dos seus clientes?
A etapa de pagamento é uma das mais críticas para o varejo, especialmente o online, e está entre os principais motivos pelos quais os consumidores deixam de finalizar uma compra.
Essa constatação foi apresentada no infográfico da Moosend, plataforma de marketing por e-mail, o qual revelou que, entre os 10 maiores motivos que geram abandono de carrinho no comércio eletrônico, três estão relacionados ao momento de pagar pela aquisição. São eles:
- site não confiável para inserir informações de cartão de crédito: 19%
- métodos de pagamento limitados: 8%
- cartão de crédito foi recusado: 4%
Trabalhar com uma solução como o unified payment interface é uma das melhores maneiras de não ter problemas como esses, pois o recurso evita que a etapa de pagamento sofra atritos que levem o cliente a desistir da compra.
Com isso, sua empresa não perde vendas e lucratividade, nem compromete o relacionamento com os consumidores e a imagem da marca.
Qual a relação entre unified payments interface e unified commerce?
A relação entre unified payments interface e unified commerce está no fato de que o primeiro conceito está inserido no segundo.
Apenas para relembrarmos, unified commerce é a unificação total de todos os canais comerciais de uma empresa.
Esse recurso entrega para o varejista uma visão realmente completa de todos os processos, com dados e informações em tempo real que melhoram sua gestão financeira, ajudam a identificar e acompanhar o comportamento dos consumidores e, com isso, tomar decisões mais pontuais para melhorar suas experiências.
Partindo desse princípio, o unified payment está relacionado às soluções de pagamento para varejo que podem ser oferecidas dentro desse contexto, por meio da integração de meios digitais e físicos que deixem o processo de pagar e receber mais dinâmico e personalizado.
Quais as vantagens do conceito unified payment interface?
As vantagens do unified payments interface são, praticamente, as mesmas do unified commerce. Nessa perspectiva, as que mais se destacam são:
- aprimoramento da gestão da companhia, incluindo financeira, de vendas, estoque, atendimento ao cliente e outras áreas relacionadas;
- geração de mais insights devido à centralização de dados e informações em um mesmo ambiente;
- identificação mais rápida de tendências devido ao acompanhamento em tempo real do volume de vendas e comportamento dos consumidores;
- otimização das etapas de compra, melhorando a experiência dos consumidores e fomentando aquisições não programadas;
- possibilidade de trabalhar com prateleiras infinitas, evitando que vendas sejam perdidas;
- melhoria do fluxo de pagamento, contribuindo para que o número de desistências diminua por esse motivo.
Este artigo também ajudará você. Confira! “Meios de pagamento: qual o impacto do conceito unified commerce sobre eles?“
Como trazer os conceitos unified commerce para sua empresa?
Para promover a integração do físico com o digital de maneira eficiente, é preciso utilizar uma ferramenta que viabilize esse modo de atuação, como o Zoop Payments.
Com o Zoop Payments, você integra os meios de pagamento online e offline que levam a marca da sua empresa. Dessa forma, constrói e entrega aos seus clientes jornadas de compra unificadas, melhorando consideravelmente suas experiências.
Entre os resultados que podem ser obtidos com essa solução da Zoop, estão:
- automatização da conciliação financeira;
- visualização dos dados vendas de diferentes pontos de captura em um mesmo ambiente;
- criação de uma jornada de compra e venda sem fricção;
- aumento do potencial de fidelização de clientes e conversão de vendas;
- e mais.
Tudo isso mantendo o cliente no centro da sua estratégia!
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