O boleto bancário segue no ranking de meios de pagamentos preferidos dos brasileiros, ainda que soluções de pagamento inovadoras, como o Pix e as carteiras digitais, estejam ganhando cada dia mais adeptos.
Segundo o levantamento “Meios de Pagamento no Brasil”, realizado pela Fundação Dom Cabral com apoio da Brink’s Brasil, empresa de logística de segurança e transporte de valores, em uma amostra de 2.000 pessoas, quase 5% preferem o boleto.
Em um primeiro momento, esse percentual pode parecer baixo, mas ele coloca esse método em 4° lugar, atrás apenas do dinheiro (53,4%), cartão de crédito (20%), cartão de débito (16,5%) e, curiosamente, à frente do Pix (3,5%).
De acordo com a pesquisa, entre os motivos de o boleto seguir como um dos meios de pagamento mais usados no Brasil estão:
- facilidade: 37,4%;
- permite parcelamento: 26,8%;
- segurança: 16,1%;
- comodidade: 4,5%;
- controle (saber o que gasta): 3,2%;
- desconto/preço baixo: 3,1%;
- outros motivos: 8,9%.
Para uma edutech, que trabalha com cobranças recorrentes pela oferta dos serviços, esse método de cobrança tende a ser bastante benéfico. Um dos motivos, é que ele vai ao encontro das preferências do público, e é uma forma otimizada e automática de receber valores periódicos.
Mas como gerar um boleto de cobrança para os seus clientes e parceiros de negócio? É possível personalizar esse meio de pagamento?
Siga a leitura deste artigo e confira, agora, as respostas para essas e outras perguntas sobre esse tema.
O que é um boleto bancário?
O boleto bancário é uma invenção brasileira que consiste em um título de cobrança que pode ser emitido tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, contra pessoas físicas ou jurídicas.
Nele consta um código de barras pagável, no qual podem conter diversas informações, sendo as principais: valor a ser pago, data de vencimento, dados de recebimento do credor.
Visualmente — ou seja, além do código de barras — é possível ver outras informações como:
- sacador ou pagador: nome de quem deve efetuar o pagamento;
- cedente ou beneficiário: nome do responsável pela emissão e a quem deve ser efetuado o pagamento;
- banco: identificação da instituição financeira responsável pela intermediação da transação financeira;
- data de vencimento: prazo máximo para pagamento do boleto;
- valor do documento: quantia que deve ser paga;
- juros e multa de mora: percentual de acréscimo sobre o valor, caso a data de vencimento não seja respeitada.
Este artigo traz mais informações sobre o tema: “Sacador avalista no boleto bancário: quem esse termo representa nesse título de cobrança?“
Como funciona o pagamento por boleto bancário?
O pagamento por boleto funciona de uma maneira bastante simples, mas muito eficiente:
- o cedente ou beneficiário emite e envia o título de cobrança ao sacador ou pagador;
- esse, por sua vez, deve efetuar o pagamento, o qual pode ser feito presencial em alguma instituição financeira, ou virtualmente, por meio do internet banking ou aplicativo bancário no qual tem conta, por exemplo;
- o banco recebedor do pagamento processa essa transação e, após concluída, direciona o valor para o cedente — comumente, a compensação desse meio de pagamento demora três dias úteis.
Aproveite e leia também: “Como fazer um boleto bancário? Por que entender isso ainda vale a pena?“
Quais são as vantagens de oferecer pagamento por boleto?
Como dissemos logo na abertura deste artigo, oferecer a opção de pagamento por boleto na sua edutech é bastante benéfico, tanto para a sua empresa quanto para os seus clientes e parceiros de negócio.
Entre as principais vantagens que você pode ter ao disponibilizar esse meio de pagamento estão:
- redução de custos operacionais: visto que os boletos não geram cobranças de tarifas como as praticadas por cartão de crédito, por exemplo;
- atendimento de diferentes grupos de consumidores: tais como os que não têm cartão de crédito, ou que, por algum motivo, preferem não usar esse método de pagamento;
- melhora a experiência de compra do usuário: que tem mais uma opção de pagamento à sua disposição;
- aumento da taxa de atração e de fidelização: decorrente de um nível de satisfação mais elevado com a sua empresa.
Como ter um boleto bancário personalizado da sua edutech?
Um ponto positivo desse meio de pagamento, que merece destaque, é que ele permite a personalização das cobranças feitas por sua edutech.
Emitir um boleto com a marca da sua empresa, e não da instituição financeira intermediadora, eleva a credibilidade junto ao seu público-alvo e, ao mesmo tempo, o nível de confiança dos usuários para com o seu negócio.
Somado a isso, se torna um importante diferencial competitivo, além de uma forma de fortalecer a sua marca nesse mercado.
Mas como isso pode ser feito? Por meio de um boleto white label, que é um título de cobrança que leva o nome da sua edutech.
A criação de um meio de pagamento desse tipo é feita com a ajuda de uma plataforma para banco digital White Label, que é uma ferramenta que permite às empresas não nativas do mercado financeiro criarem e oferecerem produtos e serviços voltados para essa área.
A oferta dessa plataforma, por sua vez, geralmente é por meio de uma fintech as a service, startup de serviços financeiros que oferece a tecnologia necessária para que outras startups, fintechs e companhias dos mais variados setores comecem a entregar as suas próprias soluções de pagamento.
O boleto se torna white label porque o nome da fintech as a service não aparece nele, somente o da sua edutech, que usufrui da tecnologia oferecida para entregar ao seu público-alvo um meio de pagamento realmente personalizado.
Como a Zoop pode ajudar a sua edutech?
A Zoop pode ajudar a sua edutech na criação de boletos white label, mas também na construção de uma cadeia completa de meios de pagamentos presenciais e virtuais.
Com o Zoop Payment você constrói soluções de cobrança em cartões de crédito, Pix e boleto diretamente do seu site ou aplicativo móvel, e ainda tem as transações liquidadas na sua conta sem custo adicional.
Quer saber, em detalhes, como tudo isso funciona? Basta entrar em contato agora com um dos nossos especialistas!
Conheça nossas soluções!
Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.
