Buy Now, Pay Later, conceito representado pela sigla BNPL, significa “compre agora, pague depois”. Trata-se de uma forma de pagamento parcelada que substitui o cartão de crédito.

Apenas com essa explicação já dá para ter uma boa ideia do quanto essa solução pode ser atrativa para os clientes, concorda? Também por isso, aplicar a estratégia de BNPL na Black Friday se tornou tão interessante.

Realizada na última sexta-feira do mês de novembro, este ano a temporada de descontos que antecede as vendas natalinas acontecerá no dia 25. Ou seja, é preciso se apressar para preparar a sua empresa a tempo de absorver a alta demanda de compras que comumente acontece nesse período.

Outra importante razão para isso é que, a cada ano que passa, a Black Friday se torna maior e mais esperada pelos consumidores. 

De acordo com a pesquisa “Black Friday 2022: Termômetro de Consumo” realizada pela Gente/Globo, 50% dos brasileiros pretendem comprar algum produto na semana de ofertas — em 2021 foram 47%.

Uma dúvida que muitos empreendedores têm é: “Como destacar o meu negócio dos concorrentes e chamar a atenção do público?“. Certamente, uma boa oferta de meios de pagamento é um dos principais pontos que deve ser pensado.

Um dos motivos é que o mesmo levantamento apontou que 17% dos entrevistados deixaram de fazer compras na Black Friday 2021 porque a única opção de pagamento era à vista. 

Por outro lado, 16% realizaram compras não planejadas justamente por encontrarem formas de pagamento mais flexíveis. Isso significa que uma estratégia de BNPL se encaixa bem com esse comportamento.

Para entender melhor sobre isso, siga a leitura deste artigo e confira o que Buy Now, Pay Later e como aplicá-lo na Black Friday 2022.

O que é Buy Now, Pay Later?

O Buy Now, Pay Later pode ser definido como um crediário digital, isso porque esse sistema, basicamente, substitui os tão conhecidos carnês de crediário usados por tanto tempo aqui no Brasil.

A ideia por trás do conceito BNPL, como também pode ser chamado, é permitir que o cliente faça uma compra parcelada sem precisar usar o cartão de crédito para isso, que acaba sendo o meio de pagamento utilizado para esse fim.

Para quem vende nesse formato, essa é uma boa maneira de aumentar as vendas, especialmente por dois motivos. O primeiro é conseguir expandir o leque de opções de pagamento, diminuindo as chances de o cliente desistir da compra por não encontrar o método de pagamento mais adequado para ele naquele momento.

Sobre isso, vale destacar o apontado no Relatório de Tendências da Zoop, que revelou que 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.

O segundo é conseguir atender a novos grupos de consumidores, tais como os que não têm cartão de crédito, ou têm, mas preferem não comprometer o limite com compras na Black Friday.

Além disso, como o Buy Now, Pay Later é uma forma de financiamento direto com a loja, ajuda a abranger também clientes que não têm relacionamento bancário, já que a análise de crédito é feita pela plataforma que oferece esse serviço, sem precisar de aprovação ou intermediação de um banco ou instituição financeira, de acordo com os parâmetros definidos pelo varejista.

relatório de tendências

Como aplicar a estratégia de BNPL na Black Friday 2022?

Para aplicar a estratégia Buy Now, Pay Later na sua empresa para as vendas da Black Friday 2022, existem algumas boas práticas que precisam ser seguidas. Entre as mais relevantes estão:

  • incluir o BNPL na sua estratégia de omnichannel;
  • oferecer descontos para quem usar esse método de pagamento;
  • divulgar aos consumidores que há um novo meio de pagamento;
  • contar com uma boa plataforma de pagamentos.

Incluir o BNPL na sua estratégia de omnichannel

A pesquisa da Gente/Globo que citamos no início deste artigo também mostrou que, para a Black Friday 2022, 71% dos entrevistados disseram que o omnichannel oferece uma boa experiência de compra.

Esse comportamento é tão expressivo que a intenção de compra dos consumidores em 2021, mesclando loja física e virtual, era de 55%, sendo que 31% fizeram aquisições dessa forma.

No que se refere especificamente aos meios de pagamento, nas compras virtuais a flexibilidade oferecida pelos varejistas é o quarto ponto que se destaca entre os entrevistados desse levantamento, com 22% dos apontamentos.

Já nas compras presenciais, essa flexibilidade de pagamentos ocupa o terceiro lugar, sendo citada por 27% dos participantes do estudo. 

Leia também: “O que é consumidor omnichannel? Veja 3 dicas para conquistá-los!

Oferecer descontos para quem usar esse método de pagamento

Da mesma forma que o cartão de crédito pode ser usado para fidelizar clientes, o Buy Now, Pay Later também pode. Uma forma de fazer isso é oferecendo descontos e benefícios exclusivos para quem utilizar esse meio de pagamento.

Além de ser uma maneira de fomentar a escolha por essa forma de parcelamento, é uma maneira de atrair mais consumidores para o negócio e, com isso, aumentar o volume de vendas e o faturamento.

Divulgar aos consumidores que há um novo meio de pagamento

Entre os meios de pagamento mais utilizados no Brasil estão o cartão de crédito, o cartão de débito, o dinheiro e o Pix. Ou seja, na verdade, o BNPL é uma novidade por aqui, ainda que a sua versão física (o carnê) seja amplamente conhecida.

Por conta disso, para que essa estratégia dê certo, é essencial divulgá-la e explicá-la para os clientes como esse meio de pagamento funciona. 

Apresentar os pontos positivos é uma boa maneira de chamar a atenção do público, a exemplo que os juros cobrados tendem a ser bem menores que os praticados em outras soluções de pagamento.

Contar com uma boa plataforma de pagamentos

As plataformas de pagamento são essenciais para o sucesso de estratégias de BNPL nas empresas, tanto na Black Friday quanto em outros momentos ao longo do ano.

Para escolher a melhor para o seu negócio é bem importante considerar critérios como:

  • camadas de segurança oferecidas;
  • ferramentas de gestão financeira incluídas;
  • facilidade de implementação;
  • meios de pagamento disponibilizados.

 

Quer entender melhor como essas plataformas funcionam? Então aproveite que está aqui e leia agora mesmo o artigo “Melhore a experiência da sua plataforma de pagamento online com a Zoop!

 

Conheça nossas soluções!

Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.

Enviar

Avalie este post

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.

Descubra mais sobre Zoop

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading