Você já ouviu falar sobre o embedded payment? Em tradução literal, embedded payment significa pagamento embarcado e, na prática, consiste em soluções de pagamento incorporadas a softwares e outras aplicações.
O que isso quer dizer? Que com o embedded payment o cliente não precisa realizar nenhuma ação para que o processo de pagamento da sua compra seja efetivado.
Basicamente, é o mesmo que acontece quando uma pessoa faz o pedido de uma refeição em um aplicativo de delivery, a exemplo do iFood.
Uma vez que ela realiza o cadastro e insere as informações sobre o seu cartão de crédito ou de débito, carteira digital, entre outros, não é necessário repetir esse processo nas próximas compras.
Assim, sempre que esse consumidor for realizar um novo pedido, bastam alguns cliques para que o pagamento seja realizado.
No e-commerce, podemos citar como exemplo de embedded payment as chamadas “compras com um clique”, que seguem o mesmo princípio de armazenar os dados dos clientes de forma segura para realização de compras futuras de forma otimizada.
Uma das propostas por trás desse conceito é agilizar o processo de compra, tornando a etapa de pagamento, praticamente, invisível, e parte natural da interação do cliente com a marca, totalmente livre de atritos.
Quais outras vantagens essa solução pode trazer para a sua empresa e para os seus consumidores? Por que esse recurso pode ajudar a elevar o seu volume de vendas? É o que vamos esclarecer agora, neste artigo! Confira!
O que é embedded payment e como ele funciona?
Como mencionado, embedded payment são pagamentos embarcados. Isso quer dizer a integração dos meios de pagamento oferecidos por uma marca nas suas plataformas de compra.
Funciona mais ou menos assim: na hora de finalizar o pedido, ao invés de o cliente ter que acessar outra ferramenta para pagar a sua aquisição, tudo é feito no ambiente onde ele já está, e sem a necessidade de informar todos os seus dados de pagamento.
Isso acontece porque, no embedded software payment, o consumidor realiza o seu cadastro uma única vez — geralmente, na primeira compra que faz junto à empresa.
Com isso, os seus dados ficam armazenados de forma segura e, a cada vez que comprar novamente naquela plataforma ou aplicativo, ele consegue realizar o pagamento com poucos cliques, de forma quase imperceptível e sem ruídos.
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Quais as vantagens do embedded payment?
A oferta do embedded payment que, resumidamente, é o mesmo que pagamentos invisíveis, traz uma série de vantagens tanto para as empresas quanto para os seus clientes.
Inclusive, segundo o relatório The Global Payments Report, da Worldpay from FIS, companhia americana de tecnologia de pagamentos, esse conceito faz parte da “nova onda de inovação” do setor de meios de pagamento.
Além da sua aplicação nas compras online em sites e apps, diversas marcas já estão adotando os pagamentos invisíveis em transações presenciais, a exemplo do Walmart, Tesco, Amazon e SoftPOS, conforme citado no levantamento da Worldpay from FIS.
Quanto às principais vantagens do embedded payment que podemos destacar aqui estão:
- otimização do processo de pagamento;
- modernização dos métodos oferecidos aos clientes;
- contribuição para o crescimento da digitalização do dinheiro;
- redução do volume de dinheiro em espécie nas lojas físicas;
- diminuição do tempo de atendimento dos clientes (menos tempo nas filas dos caixas);
- menos chances de o cliente abandonar o carrinho em compras virtuais;
- incentivo a compras online não programadas;
- melhora na experiência de compra do consumidor;
- melhora da imagem da empresa;
- aumento do poder competitivo da marca;
- potencial para aumentar as taxas de atração, retenção e de fidelização.
Sugestão de leitura: “Plataforma de pagamento recorrente: por que ajuda a aumentar a sua receita e como escolher a melhor?”
Como essa solução pode ajudar a escalar o seu negócio?
Os pagamentos embarcados ajudam a tornar o seu negócio escalável, visto que evitam a necessidade de utilizar ferramentas à parte para o recebimento dos valores pagos pelos seus clientes.
Além disso, incorporar soluções de pagamento à sua plataforma e/ou aplicativo de venda, permite que você tenha um controle mais pontual e efetivo sobre o processo de pagamento, aprimorando a sua gestão financeira.
Companhias com grandes volumes de venda se beneficiam do embedded payment, pois esse recurso também contribui para reduzir custos operacionais, já que não é preciso utilizar soluções externas de recebimento.
Dica extra! Confira este vídeo exclusivo da Zoop sobre soluções de pagamento!
E por que o embedded software payment contribui para aumentar o volume de vendas?
Um dos principais motivos pelo qual o embedded payment pode contribuir para aumentar o seu volume de vendas é que esse conceito melhora a experiência de compra dos seus clientes.
Em empresas que adotam essa solução, na hora de finalizar o pedido, os consumidores sequer precisam pensar ou se preocupar em como farão o pagamento, já que tudo acontece de maneira rápida, prática, intuitiva e fluida.
Uma pesquisa realizada pela Zendesk revelou que 65% dos clientes querem comprar de marcas que oferecem transações online fáceis e ágeis.
E quando vivenciam boas experiências, a tendência é gastarem mais — 75% dos entrevistados desse levantamento afirmam essa disposição.
Por outro lado, basta uma experiência ruim para 50% migrarem para um concorrente, percentual que aumenta para 80% quando ocorre mais de uma experiência insatisfatória.
Aqui vale destacar que no e-commerce, por exemplo, a etapa do pagamento é uma das razões pela qual os clientes abandonam os seus carrinhos.
Ou seja, otimizar essa fase do processo de compra é uma maneira de evitar que o consumidor deixe de adquirir um produto e/ou serviço da marca e, especialmente, que retorne para comprar mais vezes, considerando a facilidade que sabe que encontrará na sua empresa para concluir o pagamento.
Quer conhecer outras vertentes da ideia de embedded que também podem contribuir para o crescimento do seu negócio?
Então não deixe de ler o artigo: “Embedded finance: o conceito que vai ajudar a sua empresa a crescer!”
