A saúde financeira de uma instituição de ensino depende de uma boa gestão, bons indicadores de matrícula e baixa inadimplência escolar com relação às mensalidades. Nesse conteúdo, vamos falar um pouco sobre como gerenciar esse último item para que não gere prejuízos financeiros graves para a empresa.
Afinal, a questão da inadimplência é um problema recorrente tanto para escolas, cursos e faculdades, como também para toda e qualquer empresa cuja previsão de recebíveis é baseada em mensalidades e planos de assinatura.
No caso do segmento educacional, a dificuldade em lidar com esse problema é ainda maior em virtude de problemas econômicos e contextuais decorrentes da crise do coronavírus. Dados do Semesp mostram que, durante o ano de 2022, os indicadores de evasão escolar seguiram a tendência da pandemia e subiram 4,3% em relação a 2021. Esses dados mostram quantos alunos abandonaram as instituições de ensino superior no período.
A evasão está intimamente ligada com a inadimplência escolar e aquela vira uma consequência desta.
Esse cenário é extremamente desafiador para os gestores de instituições de ensino e eles demandam cada vez mais de soluções inovadoras para melhorar o gerenciamento da falta de pagamentos.
Vamos falar um pouco mais sobre inadimplência escolar e discutir os melhores meios de pagamento e cobrança para superar esse problema? Vem com a gente!
O que é a inadimplência escolar?
A inadimplência escolar acontece quando o estudante ou seu responsável financeiro deixam de pagar mensalidades, matrículas, taxas e outros valores cobrados pela instituição de ensino.
Por exemplo, um estudante que se matricula em uma universidade e atrasa as mensalidades de maneira sucessivas são enquadrados como inadimplentes.
Além disso, também entram nessa definição aqueles que têm taxa de matrícula ou de outros serviços oferecidos pela universidade.
Esse fenômeno é bastante recorrente e pode ter como principal causa:
- problemas econômicos vividos pelo estudante ou responsável;
- falta de clareza quanto à data de vencimento e outros problemas de comunicação;
- ineficiência nos métodos de cobrança e formas de pagamento por parte da instituição.
Quais são os principais problemas gerados pela inadimplência escolar? Os prejuízos financeiros decorrentes disso podem interferir bastante na qualidade do ensino, na reposição de materiais, na manutenção das salas de aulas e plataformas, assim como no pagamento de profissionais e de gastos operacionais, como luz e água.
Portanto, caso não seja gerenciado da melhor forma, a inadimplência pode prejudicar a reputação da instituição com o público e tornar a manutenção financeira do empreendimento insustentável.
Como resolver o problema da inadimplência escolar?
Entendeu o que é a inadimplência escolar? Separamos então três iniciativas que instituições de ensino podem investir para melhorar a cobrança. Confira!
Tenha um bom sistema de gestão de cobranças
A inadimplência escolar tanto pode ser um problema circunstancial, como também pode ser tornar frequente e prejudicar toda a gestão financeira da instituição. Dessa forma, é fundamental investir em um sistema de gestão de cobranças eficiente para evitar erros.
Nesse caso, a comunicação deve ser eficaz, clara e recorrente para que os estudantes ou seus responsáveis fiquem menos vulneráveis à inadimplência.
Por isso, envie mensagens simples e objetivas com lembranças do pagamento em canais de comunicação efetivos e realmente consultados pelo destinatário.
De preferência, essa comunicação deve vir acompanhada de um CTA (call to action; mensagem que convida o leitor a uma ação) com link para boleto bancário ou para página de pagamento via PIX ou cartão de crédito/débito.
Adote a mensalidade via boleto bancário e outros meios de pagamento
O boleto bancário é um dos métodos de pagamento queridinhos dos brasileiros. O mais interessante desse recurso é que ele pode ser anexado a e-mail ou linkado via SMS para que o destinatário tenha facilmente acesso ao documento e efetue o pagamento.
Além disso, apostem também em outras soluções de pagamento, como:
- cartão de crédito;
- débito direto;
- carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay;;
- transferências via PIX;
- ou até deixe a tesouraria do estabelecimento disponível para pagamentos presenciais em dinheiro ou maquininha de cartão.
Isso dá mais possibilidade de ação para que o responsável financeiro realize o pagamento e não o deixe atrasar por falta de condições e ferramentas para isso.
Plataformas como o Zoop Payments oferecem meios de pagamento diversificados para que o cliente não seja surpreendido na hora de fazer um pagamento!
Automatize o processo e organize as informações com a Zoop
Como os meios de pagamento da Zoop auxiliam as edutechs nesse processo? Além da diversidade de opções de pagamento que o Zoop Payment oferece, ele também conta com soluções de cobranças personalizáveis para que as instituições de ensino gerem o processo de forma automatizada e mais eficiente.
O sistema de pagamento recorrente da Zoop faz cobranças de forma automática com datas de vencimento e métodos de pagamento personalizados de acordo com as preferências da instituição ou do cliente.
Essa cobrança pode ser feita tanto por débito em conta, crédito na fatura ou envio do boleto bancário.
Essa automação do gerenciamento da inadimplência escolar reduz o nível de atrasos, melhora a eficácia das previsões de receita, melhora a experiência do cliente e organiza as contas da instituição como um todo.
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