Negócios

Tap on Phone: como funciona essa nova solução de pagamento por aproximação?

Publicado em 18 de maio de 2022 por Redação Zoop
5/5 - (1 vote)

Idealizado pela Visa, empresa multinacional americana de serviços financeiros, o Tap on Phone é uma solução que transforma aparelhos Android com tecnologia NFC em terminais de pagamento para vendas presenciais.

Lançado recentemente no Brasil, esse aplicativo tem como uma das suas principais vantagens dispensar o comerciante de adquirir outros equipamentos de recebimento de valores, a exemplo da tradicional máquina de cartão.

A Visa já planejava e trabalhava para transformar dispositivos móveis e/ou com IoT (Internet das Coisas) em terminais de pagamento, mas a chegada da pandemia do coronavírus impulsionou o uso das soluções contactless e deixou ainda mais evidente a necessidade de entregar novas ferramentas desse tipo para os seus parceiros de negócio.

Segundo dados de um relatório da própria companhia, 48% dos consumidores entrevistados afirmaram que deixariam de comprar em lugares que oferecessem somente métodos de pagamento compartilhados ou que exigissem contato com o caixa.

Ou seja, é possível notar uma preferência das pessoas por meios de pagamento que dispensem esse tipo de interação física. Inclusive, essa predileção pode ser vista no relatório da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Abecs.

De acordo com a entidade, foram movimentados em 2021, no Brasil, R$ 198,9 bilhões apenas via pagamento por aproximação. Esse valor representa um crescimento de 384,6% em comparação ao ano anterior.

Em resumo, fica claro quanto os clientes estão interessados em soluções de pagamento mais dinâmicas, rápidas, otimizadas e seguras. Atender a esse novo comportamento é uma forma de não perder boas vendas.

Por isso, siga a leitura deste artigo e entenda mais sobre o Tap on Phone, suas vantagens e possíveis formas de uso.

O que é o Tap on Phone? Como funciona?

O Tap on Phone é uma solução que transforma dispositivos Android com tecnologia NFC — Near Field Communication, comunicação por campo de proximidade — em terminais de recebimento de valores.

Com esse aplicativo, tablets e smartphones com esse sistema operacional, que contam com a tecnologia contactless, passam a receber pagamentos de outros dispositivos móveis com os mesmos recursos, a exemplo de celulares e relógios inteligentes (wearables).

O funcionamento do Tap on Phone é relativamente simples: basta o vendedor baixar o aplicativo por seu credenciador e fazer um registro. Em seguida, deve selecionar o banco participante da transação e aguardar alguns minutos para a liberação do sistema. Com essas etapas concluídas, já é possível começar a utilizar a solução para receber valores presenciais.

A camada de segurança é a mesma aplicada a uma transação com chip EMV — chips presentes em cartão físicos de débito e/ou crédito — no qual cada operação contém um criptograma dinâmico que não permite a sua reutilização.

Aproveite e leia este artigo: “Pagamentos e segurança: como deixar a sua empresa e clientes mais seguros?

Quais são as vantagens e desvantagens do Tap on Phone app?

Uma das vantagens do Tap on Phone que mais se destaca é o fato de o vendedor não precisar adquirir outro equipamento de recebimento de pagamentos. Explicando de outra forma, máquinas de cartão se tornam dispensáveis se ele contar com um dispositivo móvel que tenha os recursos necessários para a instalação do aplicativo.

E assim como dissemos logo na abertura deste artigo, a oferta de uma solução de pagamento por aproximação vai ao encontro das atuais necessidades dos clientes. Isso, por sua vez, é uma forma de atender às novas preferências do público e de evitar a perda de vendas por não contar com o meio de pagamento preferido daquele potencial comprador.

Quanto a isso, vale destacarmos um dado apresentado no nosso Relatório de Tendências 2022, o qual revelou que 80% dos consumidores que não encontram o método de pagamento que querem deixam de concluir seus pedidos.

Baixe agora mesmo o Relatório de Tendências 2022 da Zoop e confira outros dados e percepções tão interessantes e importantes para o seu negócio quanto essa!

Banner-Relatorio-tendencias-2022

Já no que se refere à desvantagem, podemos citar a necessidade de contar com um dispositivo móvel com bateria duradoura. Do contrário, a realização de cobranças fora do estabelecimento (a exemplo de delivery) pode ficar comprometida. 

Quais podem ser as formas de uso do Tap on Phone no Brasil?

O Tap on Phone no Brasil, assim como em outros países, pode ser usado de diferentes maneiras, as quais tendem a gerar diversas oportunidades de negócio para quem vende e a melhorar a experiência de compra dos clientes. 

Alguns bons exemplos são:

  • cobranças em filas;
  • otimização do recebimento em delivery;
  • modernização de micro e pequenas empresas.

Cobranças em filas

Ao invés de aguardar o cliente chegar até o caixa para realizar o pagamento da sua compra, estabelecimentos que utilizarem o aplicativo poderão fazer essa cobrança ainda na fila, reduzindo o tempo de espera e otimizando o fluxo de vendas do local.

Essa opção — especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães, que geram um aumento significativo de vendas no varejo —, pode fazer toda a diferença na experiência de compra do consumidor e elevar o seu nível de satisfação por receber um atendimento rápido, seguro e dinâmico.

O mesmo princípio vale para negócios que atuam também em feiras, praças, eventos, e outros cenários no qual a rotatividade de clientes é alta e requer rapidez no atendimento e nas cobranças de valores.

Otimização do recebimento em delivery

Entregadores não precisarão levar as máquinas de cartão para cobrarem os valores dos clientes, nem tão pouco carregar troco ou lidar com dinheiro em espécie, o que contribui para otimizar a entrega.

Modernização de micro e pequenas empresas

Micro e pequenas empresas que ainda não contam com soluções de pagamento presencial sem contato têm a chance de obter esse recurso, com custos relativamente menores que os gerados por outras ferramentas.

Essa é uma maneira de modernizar o negócio e de conseguir atender novos grupos de consumidores.

Dica extra! Construa sua solução de pagamentos com o Zoop Payments!

Gostou dessa novidade? Quer saber mais sobre o futuro e as novidades da indústria de pagamentos? 

Então aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e confira agora mesmo o artigo “Tendências de meios de pagamento para 2022: 7 soluções para ficar de olho!

5/5 - (1 vote)
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo