Negócios

Plataforma de pagamento marketplace: vantagens e desafios dessa solução + case Grand Cru

Publicado em 24 de junho de 2021 por Redação Zoop

Uma plataforma de pagamento marketplace é uma solução que permite, entre outras funções, dividir de maneira fácil, rápida e precisa valores de venda entre os envolvidos em uma transação comercial.

Essa ferramenta também influencia nos meios de pagamento oferecidos aos clientes finais, o que pode impactar diretamente na lucratividade dos sellers (vendedores) e, consequentemente, no faturamento do próprio marketplace.

Por conta disso, uma plataforma de pagamento marketplace precisa ser eficiente, facilitar a gestão financeira dos parceiros de venda e eliminar qualquer risco de erros na divisão dos valores.

Mas quando falamos em marketplace, o primeiro ramo de atuação que lembramos é o varejista, com a venda online de diferentes produtos ao consumidor final. Porém, diversos outros segmentos também podem se beneficiar dessa ferramenta.

Um bom exemplo é o Grand Cru, importadora e distribuidora de vinhos com lojas próprias, e-commerce e uma vasta rede de franqueados

Em parceria com a Zoop, o Grand Cru encontrou a solução ideal de plataforma de pagamento marketplace para o seu modelo de negócio.

Confira, agora, vantagens e desafios dessa solução, bem como quais foram os principais resultados conquistados pela empresa em uma entrevista exclusiva com Mariana Sousa, Coordenadora de Operações Comerciais do grupo.

Como funciona uma plataforma de pagamento marketplace

Uma plataforma de pagamento marketplace é uma ferramenta que contempla soluções voltadas para conciliação bancária, split de pagamento e comissionamento de vendas.

Ao utilizar uma plataforma como essa, negócios formados com diversos vendedores em sua base conseguem, por exemplo, definir regras de divisão de valores automaticamente, independentemente do meio de captura, de maneira rápida e precisa.

Conheça melhor esses conceitos que a compõe:

Conciliação bancária

Conciliação bancária consiste na comparação das movimentações realizadas nas contas bancárias de uma empresa com o controle financeiro interno de um negócio.

Essa tarefa é essencial para garantir um bom controle financeiro, um fluxo de caixa adequado e um planejamento mais assertivo.

Split de pagamento

O split de pagamento é uma solução que permite a divisão automática de valores entre os envolvidos em uma transação comercial.

Definindo as suas próprias regras, é possível dividir quanto de uma venda pertence ao marketplace e quanto pertence ao vendedor, já excluindo as taxas pelo uso da plataforma e demais tarifas de serviços.  

Comissionamento de venda

O comissionamento de venda trata-se de um incentivo financeiro dado a um vendedor decorrente do seu empenho, conceito que também pode ser utilizado em marketplaces, dependendo do seu modelo de negócio.

Dica de leitura: “Ferramentas para marketplace: as 4 principais soluções que vão ajudar seu site crescer!

Vantagens e desafios das plataformas de pagamento marketplace

O principal objetivo de uma solução de pagamento marketplace é facilitar a gestão financeira dos envolvidos na transação comercial.

Entenda por “envolvidos na transação comercial”, três participantes: o comprador, o vendedor e o marketplace, em alguns casos, fornecedores.

Vale lembrar que, nessa forma de atuação, todo o fluxo financeiro dos sellers está sob responsabilidade da plataforma. Especialmente por esse motivo, a escolha da ferramenta ideal é tão importante.

A solução escolhida começa influenciando no relacionamento do cliente com o vendedor, isso devido aos meios de pagamento oferecidos, tempo para realização desse processo, segurança apresentada, facilidade de acesso, entre outros.

Todos esses fatores afetam diretamente o faturamento do vendedor e o crescimento do seu negócio.

Além disso, se o seller tiver problemas ou obstáculos na hora de receber as suas vendas, é bem provável que mude de parceiro de negócios, impactando na imagem e no faturamento do marketplace.

Em outras palavras, as soluções de pagamento marketplace são parte fundamental do bom relacionamento entre os participantes de uma transação comercial, contribuindo para a satisfação de todos os envolvidos.

Entre as suas vantagens estão:

  • otimização do processo de divisão de valores;
  • melhora do processo de gestão financeira;
  • menores chances de erro ao dividir as vendas entre os sellers;
  • aumento da confiabilidade dos parceiros de negócio;
  • melhora da imagem do marketplace, ajudando a atrair novos parceiros.

 

Aproveite e veja também: “Pagamentos como diferencial competitivo”

Mas, como toda solução corporativa, essa também conta com alguns desafios a serem vencidos. 

Os que mais se destacam são:

  • encontrar uma ferramenta de pagamento marketplace que atenda ao seu modelo de negócio;
  • facilidade de integração da solução à plataforma utilizada pelo marketplace;
  • adequação da solução às particularidades de cada meio de pagamento oferecido;
  • segurança e suporte fornecido. 

 

Não deixe de ler: “Como escolher a melhor plataforma de pagamento para seu marketplace?

Expectativas do Grand Cru com as soluções de pagamento marketplace da Zoop

Mariana Sousa, Coordenadora de Operações Comerciais do Grand Cru, destaca quais eram os problemas que a empresa precisa solucionar no que se refere aos pagamentos dos restaurantes da rede e seus parceiros de negócio, e quanto a parceria com a Zoop ajudou nesse processo.

Mariana, quais eram as dores que vocês precisam resolver no que diz respeito a soluções de pagamento para a sua rede de lojas e franqueados?

A principal dor da Grand Cru era o controle de estoque e processos internos burocráticos, com muitos detalhes, e possíveis chances de erros para a divisão de valores entre lojas e restaurante.

Como a parceria com a Zoop ajudou a resolver essas questões?

Com a tecnologia da Zoop o processo acontece de forma mais dinâmica, no ato do consumo do vinho, e não há necessidade de processos envolvendo outros departamentos.

Quais resultados vocês esperam alcançar com essa solução, tanto para a Grand Cru quanto para os seus parceiros de negócio?

A expectativa é que a Grand Cru e o restaurante possam focar na experiência do cliente e em nossas vendas, sabendo que todo o processo que é necessário por trás dessa operação acontece de forma segura e sem burocracia com a ajuda da Zoop.

Faça como a Grand Cru e mais de 200 empresas que melhoraram os seus resultados com os serviços financeiros ofertados pela Zoop.

Se você também busca:

  • split de pagamento rápido, preciso e otimizado;
  • conciliação bancária eficiente;
  • experiência dos seus parceiros de negócio melhorada;
  • otimização dos processos relacionados a produtos e serviços financeiros.

 

Então entre em contato agora com um dos nossos consultores!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo