Negócios

Pagamento por biometria: o futuro chegou e promete melhorar a forma de pagar e receber!

Publicado em 27 de agosto de 2021 por Redação Zoop

O pagamento por biometria é uma solução que permite que esse processo seja realizado utilizando apenas as características físicas de uma pessoa, a exemplo da sua digital ou íris.

Se, no passado, alguém dissesse que seria possível pagar uma compra somente com esse recurso, possivelmente, a maioria das pessoas diria que isso é algo de filmes futuristas. 

Mas a verdade é que o pagamento por reconhecimento biométrico já é uma realidade que, ao que tudo indica, tem forte tendência de ser bem aceito pelos consumidores.

Segundo um levantamento da Mastercard, os clientes estão cada dia mais interessados em soluções de pagamentos digitais.

Para se ter uma ideia, 93% dos usuários de serviços financeiros entrevistados estão considerando o uso de pagamentos emergentes, a exemplo dos sem contato (contactless), moedas digitais, QR Code e biometria.

Entre os motivos que potencializaram esse novo comportamento está a pandemia do novo coronavírus, que induziu as pessoas a utilizarem outros meios de pagamento e a diminuir o uso do dinheiro físico, a fim de evitar a proliferação do vírus.

Além desse fator, podemos citar também o acesso mais amplo à tecnologia, o desenvolvimento tecnológico dos produtos financeiros e o aumento no volume das transações financeiras digitais, que melhoraram a experiência dos clientes. 

Quanto a esse último ponto, uma pesquisa da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, revelou dados importantes da digitalização da economia.

Os pagamentos por aproximação, por exemplo, tiveram um aumento no uso de +372% no 1º trimestre de 2021. Esse percentual representa R$ 18,6 bilhões transacionados, divididos da seguinte forma:

  • cartão de crédito: R$ 11,1 bi (+257,5%);
  • cartão de débito: R$ 5,1 bi (+779%);
  • cartão pré-pago: R$ 2,3 bi (+848,5%)

 

Considerando todos esses apontamentos, especialmente a tendência dos clientes em preferirem soluções mais modernas, o que se pode esperar do pagamento por biometria? Como funciona e quais as vantagens de oferecer essa alternativa?

Confira essas e outras respostas sobre o tema agora, neste artigo!

O que é e como funciona o pagamento por biometria?

Pagamento por biometria é uma solução que permite ao cliente pagar a sua compra utilizando apenas as suas características físicas

Isso quer dizer que ele não precisa apresentar ou usar cartões, carteiras digitais, dinheiro, ou qualquer outro meio de pagamento para pagar o produto ou serviço que deseja adquirir.

Existem diversos tipos de reconhecimento biométrico, e todos podem ser aplicados aos métodos de pagamento, dependendo da tecnologia e da ferramenta utilizada. 

Alguns exemplos são:

  • leitura de digital;
  • geometria da mão;
  • reconhecimento facial;
  • reconhecimento de íris;
  • reconhecimento de retina;
  • reconhecimento de voz.

 

Basicamente, o pagamento por biometria funciona da seguinte forma:

  • o cliente deve relacionar um ou mais formatos de reconhecimento biométrico à sua conta bancária, cartão de débito, cartão de crédito ou carteira digital de pagamento, de acordo com a ferramenta escolhida para esse tipo de transação financeira;
  • o lojista, por sua vez, precisa utilizar a mesma solução (por exemplo, um aplicativo bancário) e vincular seu uso à sua conta de recebimento de valores;
  • ao autenticar a identidade do comprador pela leitura biométrica, o valor da compra é transferido dele para o vendedor, conforme o prazo estabelecido pelo método de pagamento escolhido. 

 

Dica de leitura: “Tecnologia no comércio: o impacto das novas soluções e meios de pagamento para negócios físicos e digitais

Quais as vantagens desse meio de pagamento?

Uma das grandes vantagens do pagamento por biometria, é que essa forma de pagar vai ao encontro do atual comportamento dos consumidores.

Ainda segundo a pesquisa da Mastercard que citamos anteriormente, 71% dos entrevistados esperam usar menos dinheiro no futuro

Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem: 

Somada a essa constatação, 68% se mostram entusiasmados para comprar de empresas que oferecem métodos de pagamento atualizados. 

Além disso, 84% dos clientes afirmam que esperam poder fazer as suas compras quando e como quiserem — podemos entender que isso inclui quando esquecem a carteira ou o celular em casa, situações que podem ser facilmente revertidas com o pagamento por biometria.

Mas há vários outros benefícios que justificam a oferta desse meio de pagamento. Confira, a seguir, os que mais se destacam.

Mais segurança

Também de acordo com o levantamento da Mastercard, 53% dos consumidores acreditam que o checkout realizado com reconhecimento biométrico é seguro. 

Já um estudo da Juniper Reasearch, empresa especializada em pesquisas de mercado e Business Intelligence, a tecnologia da biometria pode proteger mais de US$ 3 trilhões em pagamentos móveis, em todo o mundo, até 2025.

Possibilidade de aumentar o faturamento

O pagamento por reconhecimento biométrico tem tudo para contribuir com o aumento da receita dos negócios que o oferece.

Além de ser mais uma opção para o cliente, essa solução atende até aquelas pessoas que saíram de casa sem a intenção de comprar algo, mas que mudaram de ideia no trajeto e conseguiram efetivar a sua aquisição mesmo sem cartão ou dinheiro.

Isso quer dizer que há grandes chances de o varejista não perder boas oportunidades de venda, o que é vantajoso para o seu negócio, financeiramente falando, e para atrair mais clientes.

E para as empresas que oferecem os seus próprios produtos e serviços financeiros, um levantamento da ISVWorld, banco de dados global de fornecedores de software independentes, apontou que 59% dos clientes estão dispostos a pagar taxas extras por soluções de pagamento por biometria, especialmente para evitarem contato físico.

Esse posicionamento pode aumentar a receita desses negócios, assim como gerar mais valor para as soluções oferecidas.

Não deixe de ler: “Banking as a service: o uso de serviços financeiros personalizados com a sua marca como diferencial competitivo

Otimização do processo de pagamento

Pagamentos validados com reconhecimento biométrico têm a vantagem de não precisarem de recursos como o uso de cartões, smartphone, digitação de senha, espera por troco etc.

Essa característica otimiza o tempo necessário para conclusão da compra, fato que ajuda a melhorar bastante a experiência do cliente e incentivar a aquisição de um produto ou serviço.

Achou interessante? Que tal conhecer outra tendência que tem tudo para melhorar a jornada de compra dos consumidores e o faturamento das empresas?

Então leia agora mesmo o artigo: “Invisible payment: por que essa solução ajuda na conversão de vendas?

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo