Quais são as vantagens do Pix no e-commerce? Muitos varejistas online já se atentaram para essa novidade, uma vez que o sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central já é uma realidade e cresce consideravelmente a cada mês. 

Em 2022, esse meio de pagamento já se consolidou como a segunda opção mais utilizada para fechar negócios no e-commerce, representando 35% das transações, segundo o E-commerce Brasil. Em primeiro lugar, ficou o cartão de crédito.

Já nas transações em conjunto com os pontos de vendas presenciais, o Pix já representa 24% das transações em todo o Brasil.

O comportamento do consumidor também tem grande peso nessa aceitação, pois as principais vantagens do Pix no e-commerce contemplam as novas demandas do público. 

Se antes os usuários da solução só a viam como uma ferramenta para transferir valores entre pessoas, hoje, já a enxergam com mais um meio de pagamento.

Um estudo realizado pela Zetta, associação sem fins lucrativos criada por empresas de tecnologia que atuam com serviços financeiros digitais, revelou que 57% dos usuários do sistema o utilizam para pagar produtos, alimentos, mensalidades e/ou serviços de empresas.

As estatísticas do Banco Central apontam que durante o ano de 2023, as transações via Pix entre de pessoas físicas para pessoas jurídicas movimentaram uma média de R$900 milhões por mês. Isso se dá até o mês de outubro, sem registros de datas importantes para o e-commerce, como a Black Friday e o Natal.

Ou seja, deixar de oferecer o Pix no varejo, especialmente no online, pode resultar na perda de muitas vendas. 

Quais outros motivos justificam essa oferta? Como torná-lo uma realidade no seu e-commerce? Confira essas e outras respostas agora, neste artigo!

O que é Pix no e-commerce? 

O Pix no e-commerce é uma modalidade de pagamento que permite aos clientes utilizarem o já popular método de transferência instantânea do Banco Central em lojas virtuais.

Isso é, o cliente conta o método de pagamento que funciona 24 horas por dia, via débito em conta e cuja liquidação se dá de forma praticamente instantânea.

De maneira geral, o Pix no e-commerce se dá de duas formas:

  • Pix copia e cola: no momento do checkout, o cliente gera um código aleatório pela ferramenta de pagamento oferecida pelo e-commerce. Esse código aleatório é copiado no app do banco e o pagamento é confirmado.
  • QR Code: a loja virtual gera um QR Code no momento do checkout para que o consumidor faça a leitura por meio  da funcionalidade do aplicativo do banco.

Como está a implementação do Pix no Brasil?

Ainda segundo a pesquisa da Zetta, o sistema de pagamentos instantâneo ocupa o terceiro lugar na preferência de meios de pagamento entre os usuários que têm chave Pix cadastrada. 

No ranking, com 81% da utilização, a solução perde apenas para o cartão de débito (85%) e para o dinheiro (84%). Mas o que mais chama a atenção é que o Pix ficou na frente do cartão de crédito, que teve 74% de uso apontado. 

Entre os outros métodos de pagamento usados para comparação, o boleto bancário teve 53% da preferência e as carteiras digitais 52%.

É certo que esses percentuais se referem ao uso no Pix de modo geral, e não apenas no comércio eletrônico. No entanto, esses dados mostram quanto a solução “caiu nas graças” das pessoas e, por isso, ganha mais usuários a cada dia.

Também por esse motivo a oferta do Pix no e-commerce tem se tornado tão importante, visto que ele atende ao novo perfil de consumidores, suas necessidades, preferências e expectativas.

Não deixe de ler: “Pix Parcelado: confira como funcionará o parcelamento de compras desse sistema e suas vantagens

Como funciona o Pix no e-commerce: vantagens e desvantagens?

Afinal, quais os benefícios De acordo com o mesmo estudo que acabamos de citar, as pessoas estão utilizando o sistema de pagamentos instantâneo devido à sua facilidade, comodidade, rapidez, agilidade e segurança.

Das que usaram a solução, 40% afirmam que foi para pagamentos online, 17% para pagamentos presenciais e 43% para as duas formas — aqui, é possível acreditar que seja relacionado ao varejo omnichannel.

Além de aprimorar a experiência de compra do cliente, se formos descrever outras razões pelas quais a oferta no Pix no e-commerce se tornou tão necessário, as que mais se destacam são:

  • tende a ter taxas de conversão maiores que o boleto bancário;
  • ajuda a otimizar a gestão de estoque da empresa;
  • melhora o fluxo de caixa do negócio;
  • atende desbancarizados, pessoas que não têm cartão de crédito e outros grupos;

Tende a ter taxas de conversão maiores que o boleto bancário

O boleto bancário tem 15% da preferência dos clientes que fazem compras em lojas online, segundo dados do Opinion Box. Porém, ele tem o agravante de demorar cerca de três dias úteis para compensação após o pagamento.

Esse prazo pode não ser muito atrativo para os consumidores, visto que ele afeta o tempo de recebimento do produto adquirido.

Já quem trabalha com o Pix no e-commerce pode ter taxas de conversões maiores. Considerando que a aprovação do pagamento é instantânea, a compra pode se tornar mais interessante para o cliente, que sabe que tem as chances de receber a sua mercadoria mais rapidamente.

Ajuda a otimizar a gestão de estoque da empresa

Ainda comparando o Pix e o boleto bancário, é preciso destacar que a demora na compensação do valor que o segundo meio de pagamento gera afeta o estoque da empresa e, consequentemente, o seu faturamento.

Isso acontece porque, até que o boleto bancário seja pago, o varejista precisa reservar o produto para o cliente. 

Porém, se chegar o vencimento e o consumidor não tiver realizado o pagamento, quer dizer que essa mercadoria ficou parada desnecessariamente e, com isso, perdeu-se a chance de vendê-la para outra pessoa.

O Pix resolve essa questão, já que, se o pagamento não for feito imediatamente, o lojista sabe que o produto pode ser liberado para uma nova venda.

Melhora o fluxo de caixa do negócio

As vendas feitas via Pix para o e-commerce também ajudam a melhorar o fluxo de caixa, considerando que o valor é creditado na conta do varejista no formato D+1, o que significa um dia após o pagamento.

Isso já não acontece com o boleto bancário, pelos motivos que acabamos de citar, e também não ocorre com os cartões de crédito — dependendo da operadora e do plano contratado, pode levar até 30 dias para o lojista receber os valores das vendas.

Atende desbancarizados, pessoas que não têm cartão de crédito e outros grupos

Antes do Pix, o boleto bancário era a única opção de quem não tinha conta em banco, mas queria realizar compras online.

Considerando que o sistema de pagamentos instantâneo pode ser vinculado a uma carteira digital, ela amplia o leque de grupos de consumidores que podem ser atendidos.

Além disso, a solução também contempla quem não tem cartão de crédito, ou aquelas que não querem comprometer o limite com compras em e-commerces.

Vantagens do Pix: quais são os benefícios do e-commerce para esse método de pagamento?

As vantagens do Pix se traduzem especialmente na conveniência e agilidade desse recurso do Banco Central. No final das contas, não é exatamente isso que os consumidores buscam no e-commerce?

O e-commerce propicia condições de realizar compras por meio de qualquer dispositivo de produtos em qualquer parte do país e, às vezes, até do mundo.

Dito isso, o cliente não precisa sair de casa e recebe o produto no destino que for mais conveniente. Tudo isso com apenas um clique.

Dessa forma, nada mais natural do que a implementação de um método de pagamento cuja conveniência, praticidade e agilidade são seus principais benefícios em um modelo de negócio que nem esse. 

As vantagens do Pix caem com uma luva no e-commerce e todo empreendedor digital deve buscar os melhores métodos para implementar esse recurso em seu negócio digital. 

Pix da Zoop, como funciona e como trazê-lo para o seu negócio?

Agora que você sabe todas as vantagens do Pix no e-commerce, deve estar se perguntando como trazer esse meio de pagamento para o seu negócio, não é?

Neste ponto, a Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, pode ajudar você!

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