A taxa de conversão é uma métrica usada para mensurar o percentual de pessoas interessadas nas soluções de uma empresa que realmente se tornaram clientes dela.

Parte do funil de vendas de um negócio, ao verificar essa taxa, é possível identificar quais estratégias estão dando certo para trazer mais consumidores para a base da companhia, e quais precisam ser ajustadas para chegar a esse resultado.

Entre as diversas abordagens que podem ser usadas para aumentar a conversão de simples interessados para clientes, está a diversificação dos meios de pagamento.

Para você ter uma noção de quanto os métodos e as formas de pagamento influenciam na decisão de compra, esses critérios estão entre os 10 principais motivos que geram abandono de carrinho no e-commerce.

Segundo o infográfico da Moosend, plataforma de marketing por e-mail, as principais razões que levam à desistência por conta desses fatores são:

  • falta de confiança de inserir os dados do cartão de crédito no site/aplicativo de venda (19%);
  • oferta insuficiente de métodos e formas de pagamento (8%).

Considerando que, presencialmente, os clientes também têm suas preferências quanto aos meios de pagamento, como atender essa expectativa e, ao mesmo tempo, aumentar a taxa de conversão tomando com base essas predileções? 

Siga a leitura deste artigo e confira agora mesmo a resposta para essa pergunta!

O que é taxa de conversão?

Taxa de conversão é uma métrica que permite identificar quantos interessados pelos produtos e/ou serviços oferecidos por uma empresa se tornaram, efetivamente, clientes da marca.

Basicamente, ela funciona como um termômetro para mensurar quanto as ações e estratégias adotadas por uma empresa estão contribuindo para aumentar sua base de consumidores.

Desse modo, o percentual mostra se os esforços e investimentos feitos para captação de clientes estão resultando em conversão. Caso não estejam, os gestores têm a chance de ajustar as estratégias e, com isso, elevar o poder de atração da marca e, por reflexo, a lucratividade.

Quanto a isso, é fundamental que você tenha em mente que não existe uma taxa de conversão ideal a ser seguida por todas as empresas

Para chegar a um número próximo disso, é preciso considerar alguns fatores, por exemplo:

  • objetivos da estratégia adotada;
  • taxa de conversão considerada adequada para o segmento no qual o negócio está inserido;
  • comparativo com os resultados obtidos por outras companhias do mesmo nicho.

Dica! Aproveite e leia também: “​​Ticket médio: como aumentar? 5 estratégias para melhor esse indicador

Meios e formas de pagamento contribuem para a taxa de conversão?  

Sim! Meios e formas de pagamento ajudam a elevar a taxa de conversão quando estão alinhados às necessidades, expectativas e preferências do público-alvo.

Além da pesquisa que citamos logo na abertura deste artigo que confirma esse ponto de vista, o infográfico “Meios de pagamento – oportunidades e ameaças para o segmento”, da Gente/Globo, revelou que 80% dos consumidores entrevistados afirmam que já desistiram de comprar de uma loja por não conseguirem pagar da maneira que gostariam.

Outros dados interessantes desse levantamento que comprovam quanto as formas e os meios de pagamento refletem diretamente no volume de conversões de uma empresa são:

No que se refere pontualmente ao e-commerce, o NRF 2023, Big Show do varejo nos Estados Unidos, destacou o fato que, em 2022, o principal motivo que impulsionou o comércio eletrônico mundial não envolveu as grandes inovações, mas a oferta de pagamentos facilitados no momento do checkout.

Ou seja, sem trabalhar adequadamente os meios de pagamento oferecidos ao público-alvo da sua marca, dificilmente conseguirá elevar seu percentual de conversão de vendas.

Extra! Este artigo também ajudará você: “Invisible payment: por que essa solução favorece a conversão de vendas?

Como a InfraPay ganhou mais eficiência nas conversões de pagamento?

Um importante case de sucesso de aumento no volume de conversão com uso adequado de meios de pagamentos é o da InfraPay, braço de serviços financeiros da Infracommerce, companhia de tecnologia voltada para comércio eletrônico.

Durante o primeiro Zoop Summit — evento promovido pela Zoop que contou com várias empresas parceiras da fintech —, Fernando Marsigliese, VP da InfraPay, destacou que o maior desafio no momento é ganhar eficiência nas conversões de pagamento, ao mesmo tempo em que se entrega a melhor experiência possível aos clientes. 

Um dos melhores caminhos para chegar a esse resultado, segundo ele, é entender melhor o atual comportamento dos consumidores e reduzir a fricção na hora de pagar.

Para tal, a InfraPay conta com a tecnologia da Zoop para criar e entregar soluções de pagamento personalizadas, com marca própria, que fomentam as compras e melhoram a experiência oferecida aos clientes da companhia.

Confira, na íntegra, a participação da InfraPay no painel “Serviços financeiros ajudam o varejo a entregar experiências inovadoras de consumo” do Zoop Summit.

Como o Zoop Payment pode ajudar sua empresa a converter mais?

O Zoop Payments é a solução da Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados, que viabiliza a integração de diferentes meios de pagamento, todos com a marca da sua empresa.

Com o Zoop Payments, você constrói jornadas de compras unificadas, sem fricção, consolidando dados de vendas online e offline em um único lugar. 

Seus clientes vivenciam uma experiência unified commerce, e você tem uma visão completa do seu negócio, aprimorando a gestão financeira, automatizando conciliação, e muito mais!

Entenda mais neste vídeo:

Faça como InfraPay, iFood, OLX, Sympla e diversas outras empresas: conte com a tecnologia da Zoop para aumentar sua conversão de vendas com a oferta de formas e meios de pagamento personalizados para seu público-alvo!

Converse agora com um dos nossos especialistas e confira como!

 

Conheça nossas soluções!

Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.

Enviar

Avalie este post

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.