Negócios

Tokenização nos pagamentos: o que é e por que gera mais segurança nas compras online?

Publicado em 23 de abril de 2021 por Redação Zoop

A tokenização nos pagamentos é um processo de segurança que tem como objetivo proteger os dados sensíveis dos clientes durante uma transação financeira online.

Por meio da criptografia, informações como o nome do usuário e número do seu cartão de crédito são “embaralhados”, de modo que se tornam inúteis para possíveis fraudadores.

Com o aumento no volume de vendas virtuais e as constantes notícias de vazamento de dados, o processo de tokenização nos pagamentos se tornou ainda mais importante para as empresas, interferindo diretamente na imagem que transmitem para o público e na experiência de compra dos seus clientes.

Dados apontam, por exemplo, que o número de casos de phishing, um dos diversos tipos de fraude na internet, dobrou na comparação entre o primeiro bimestre de 2020 e o mesmo período deste ano — cerca de 70% dos golpes praticados têm como base a engenharia social, que é o caso do phishing.

Por motivos como esse, é fundamental aplicar à sua oferta de meios de pagamento novas camadas de segurança. Além de entregar mais confiabilidade aos seus clientes, essa medida evita uma série de problemas financeiros para eles e para a sua empresa.

Confira, agora, o que é tokenização nos pagamentos e como essa solução torna as suas vendas online mais seguras.

O que é a tokenização nos pagamentos? 

Tokenização nos pagamentos é uma tecnologia que faz, em tempo real, a substituição dos dados dos clientes por outros algoritmos. 

Ao criar esse novo código alfanumérico as informações podem transitar pelas redes de pagamento de forma muito mais segura, uma vez que estarão indecifráveis para fraudadores em potencial.

Essa tokenização modifica todos os dados sensíveis do cliente que são necessários informar para realizar um pagamento online, tais como nome, número do cartão de crédito ou de débito, número da agência bancária, bandeira do cartão, entre outros.

Por que a tokenização gera mais confiança e segurança nas compras online? 

Um dos principais motivos pelo qual a tokenização nos pagamentos gera mais segurança e confiabilidade no processo de compra online é que cada sequência numérica é única e tem duração de poucos segundos (apenas o tempo necessário para concluir o fluxo de pagamento).

Isso quer dizer que, a cada nova compra realizada, ainda que o cliente tenha deixado os seus dados salvos no site ou aplicativo de compra, é gerado um novo código alfanumérico, impedindo totalmente as chances de essas informações serem roubadas e utilizadas indevidamente.

Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem:

Quais as vantagens de utilizar a tokenização nos pagamentos?

Obviamente, a tokenização nos pagamentos tem a vantagem de aumentar a sensação de segurança dos compradores. 

Com isso, os clientes se sentem mais confiantes em realizar as suas compras online, aumentando também a lucratividade da empresa que oferece essa solução.

Somado a isso, a imagem da marca melhora e ganha destaque frente aos concorrentes, considerando que não será alvo de reclamação dos clientes, nem terá o seu nome atrelado a situações de vazamento de dados.

Isso contribui para aumentar o seu poder de atração de novos consumidores e de fidelização dos clientes que já estão na sua base.

Além dessas, a tokenização nos pagamentos é importante, pois:

  • deixa as transações financeiras online à prova de fraudadores;
  • aprimora o processo de checkout;
  • garante ainda mais segurança nos pagamentos recorrentes;
  • torna o processo de pagamento com carteiras digitais mais seguros;
  • coloca a sua empresa em conformidade com boas práticas de segurança.

Deixa as transações financeiras online à prova de fraudadores

A tokenização nos pagamentos protege tanto os dados em trânsito quanto os armazenados, o que confere uma camada extra de segurança às informações dos seus clientes.

Assim, mesmo que haja uma falha no seu principal sistema de segurança, os dados que, porventura, estiverem um pouco mais expostos, são apenas os criptografados, garantido que permaneçam protegidos de hackers e demais fraudadores.

Aprimora o processo de checkout

Justamente por proteger também os dados armazenados, ou seja, aqueles que os clientes deixam salvos nos sites para facilitar o processo de compra, a tokenização também contribui para aprimorar o seu checkout.

Ao saber que tem essa camada de segurança, o cliente não terá receio em fornecer as suas informações para serem armazenadas. Com isso, é possível realizar novas compras em poucos cliques, o que incentiva a realizar novas aquisições.

Garante ainda mais segurança nos pagamentos recorrentes

Pagamento recorrente é uma forma de captura na qual os dados do cliente ficam armazenados no site da empresa por longos períodos, o que pode gerar certa apreensão dos consumidores. 

Mais uma vez, a tokenização nos pagamentos pode contribuir, evitando que as informações se percam, ou que sejam acessadas e usadas indevidamente.

Torna o processo de pagamento com carteiras digitais mais seguros

O uso de carteiras digitais tem se apresentado com uma forte tendência no mercado de meios de pagamento. Uma prova disso é que dados de 2020 apontavam que essa solução já estava sendo utilizada por 61% dos brasileiros usuários de smartphones.

A tokenização nos pagamentos podem contribuir para aumentar essa adesão, uma vez que traz mais segurança para o processo. 

E, mais uma vez, sabendo que os seus dados estarão bem guardados, o cliente pode deixá-los salvos na plataforma do comércio eletrônico, tornando o processo de finalização da compra mais rápido e induzindo a compra daquela empresa. 

Coloca a sua empresa em conformidade com boas práticas de segurança

Somada a todas essas vantagens, a tokenização coloca a sua empresa em conformidade com as práticas de segurança mais adequadas.

Vale destacar, inclusive, que esse processo é altamente recomendado pelo PCI DSS, padrão internacional de segurança de cartões.   

Como oferecer essa solução aos seus clientes?

A melhor maneira de oferecer tokenização nos seus processos de pagamento online é firmando parceria com uma empresa especializada em serviços financeiros, a exemplo de uma fintech as a service.

Essas empresas fintech permitem que a sua empresa passe a oferecer produtos e serviços financeiros de maneira rápida e com total segurança, gerando, inclusive, uma nova fonte de receita para o seu negócio.

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que pode lhe ajudar com a tokenização e diversas outras soluções de pagamento.

Entre em contato agora com um dos nossos consultores, tire todas as suas dúvidas e confira como fazer parte do mercado de meios de pagamento sem abrir mão do seu core business!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo