Devido a complexidade em desenvolver e certificar tecnologias robustas, o acesso ao mercado de adquirência é altamente centralizado em grandes empresas. Ainda assim, a Zoop com seu modelo de negócios consegue apoiar novos entrantes através de tecnologias prontas para uso. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Como funciona 

Desenvolvemos e certificamos soluções de captura para terminais físicos que se comunicam com a nossa nuvem. O parceiro Zoop pode utilizar terminais em seus clientes sem a necessidade de manutenção de software e ainda conta com a disponibilidade de uma série de informações do fluxo transacional, além de poder criar produtos financeiros para seus clientes a partir dos recebíveis que eles detêm.  

Adquirência Whitelabel 

Além da tecnologia, já possuímos toda uma estrutura de adquirência e liquidação de transações para vendedores e estabelecimentos comerciais. A Zoop vai além do software, o que garante que negócios que usam a plataforma não tenham a necessidade de desenvolver uma adquirência própria. Entregamos isso como um módulo da plataforma sem que nossa marca apareça para o cliente final (vendedor). Nosso processo de Onboarding através de APIs ou por interfaces whitelabel executa o processo de credenciamento dos estabelecimentos comerciais para aceitação de cartões como meios eletrônicos de pagamento na aquisição de bens e/ou serviços. Somos os responsáveis por transmitir às bandeiras, processar e liquidar as transações financeiras junto aos estabelecimentos credenciados pelos nossos parceiros. 

A parceria com o iFood 

Para o iFood ser líder no seu segmento, ele precisa gerenciar todo o fluxo financeiro de pedidos no seu aplicativo até a entrega e garantir a liquidação das vendas nas contas dos estabelecimentos e participantes de uma venda (entregadores, por exemplo). Seja ela concretizada através do pagamento no app do iFood ou na entrega em uma maquininha, a Zoop oferece uma gama de soluções para pagamentos presenciais ou digitais que ajudam empresas como o iFood a crescer e diversificar seu portfólio de serviços além de novas oportunidades de negócio. Gerenciar a cadeia financeira dos clientes e criar uma nova fonte de receita com os recebíveis dos milhares de estabelecimentos parceiros representa uma grande vantagem competitiva para empresas como o iFood. 

Confira abaixo sobre os produtos de pagamento presencial que permitiram o iFood integrar serviços de cobrança direto no app do entregador em uma venda física, além da possibilidade de se gerenciar pagamentos online no app com o mundo físico em um único local.  

Zoop EMV Cloud 

Como falamos em outro artigo, a Zoop  desenvolveu uma estrutura de implementação dos padrões EMV centralizado na nuvem, o que facilita a implementação de serviços para pagamento presencial. Nossa arquitetura permite que cada terminal seja associado ao cliente do respectivo parceiro Zoop. Desta forma, todas as atualizações de software, patches e correções ficam sob nossa responsabilidade.

Saiba mais sobre o Zoop EMV Cloud aqui: https://conteudo.zoop.co/apresentando-o-zoop-emv-cloud/

Online + Físico

Nossa plataforma foi construída para nossos parceiros operarem no modelo omnicanal. Todo o fluxo transacional está centralizado em nossa nuvem. Parceiros tem acesso através de nossas APIs a todas as transações realizadas por seus vendedores sejam elas feitas presencialmente ou digitalmente. No caso do iFood, foi possível centralizar na plataforma os pagamentos dos pedidos feitos pelo app com os das maquininhas dos entregadores. Dessa forma, o iFood não precisou se preocupar em se integrar a diferentes players do mercado, desenvolver e certificar software de captura. Além disso, tiramos a responsabilidade de adequação a certificação PCI e dos agentes regulatórios. 

Toda a atualização de versões e implementação acontece em tempo real. O parceiro da Zoop não precisa se preocupar em dar a manutenção necessária no ambiente.

Utilizando a plataforma Zoop, além de uma redução expressiva em custos de desenvolvimento e certificação, parceiros de todos os portes economizam em média um ano se fossem construir do zero uma solução de pagamento presencial.

Quais os produtos de Pagamento Presencial a Zoop oferece ? 

Os produtos de pagamento presencial da Zoop são um conjunto de softwares, aplicações  e SDKs que disponibilizam operações de venda de cartão de crédito e débito totalmente seguras através de terminais físicos, presentes no momento da transação.

apps-mundo-fisico

Aplicações: Desenvolvidas para agilizar a necessidade de empreendedores que queiram ter um go to market mais rápido. Disponíveis em versões para Windows, Android e IOS, as aplicações podem ser customizadas com as logos e cores dos parceiros e disponibilizadas nas lojas de aplicativos das respectivas plataformas.

Quando instaladas, essas aplicações possuem serviços básicos como login, venda e demonstrativos de transação. As aplicações whitelabel funcionam quando pareadas a um dispositivo móvel de leitor de chip e senha (maquininhas mPOS) ou com um pinpad de cabo no caso da aplicação Windows.

(Exemplo de utilização de app whitelabel. Possibilidade de configuração de logo e cor)

SDKs Mobile: Um SDK é uma interface de programação que abstrai para desenvolvedores a complexidade em se criar serviços tecnológicos para um certo pacote de software, framework, plataforma de hardware ou sistema computacional.

No caso da indústria de pagamentos, os SDKs Zoop para captura de transações presenciais eliminam a necessidade para o desenvolvedor de adequação aos complexos padrões da indústria. Os melhores casos de aplicação são aplicativos de venda presencial que podem funcionar de forma segura utilizando uma cobrança em cartão com chip e senha. 

Leia até o final que você descobrirá como o iFood utiliza nossos SDKs em sua operação de venda com entregadores!

Criados para facilitar aos desenvolvedores o recebimento de pagamentos no mundo físico, através de uma abstração da interface de comunicação com a biblioteca compartilhada dos dispositivos para leitura dos dados do chip e senha e gestão completo do fluxo de transações EMV para processamento dos pagamentos. Nossos SDKs se integram muito facilmente a qualquer aplicativo móvel Android ou IOS. 

Zoop PC: também em um SDK, porém ele foi construído para ser facilmente integrado a aplicações, sistemas de frente de loja, ou ERPs baseados em Windows. Criados para facilitar aos desenvolvedores a integração de meios de pagamento com cartão presente em uma venda física (em uma loja física) a sistemas de varejo, o Zoop PC permite que essas empresas tenham uma nova fonte de receita com transações e possam gerenciar o fluxo transacional de seus clientes. 

Clique aqui para conhecer um caso de uso do Zoop PC: https://www.youtube.com/watch?v=zLYnRAp5yFg

POS: O software para terminais do tipo POS é um serviço que, diferentemente dos SDKs, não necessita de integração. Basta o parceiro adquirir o hardware com o fabricante homologado, habilitar no terminal com os dados do lojista credenciado e ele consegue começar a transacionar. 

(Exemplo de utilização do software. Possibilidade de customização de logo e cor)

Quais produtos de pagamento presencial o iFood utiliza ?

A principal solução do iFood foi utilizar os nossos SDKs Mobile para integrar ao app do entregador a possibilidade de se cobrar por uma venda com uma maquininha. A operação que conta com split de pagamentos no mundo físico hoje já tem 10 mil terminais de pagamento nas ruas e espera chegar a 50 mil este ano.

Isso gerou um crescimento de quase 10% do volume de vendas, já que muitas pessoas querem pagar com seu cartão utilizando a sua senha e uma solução com maquininhas abre a possibilidade de se cobrar com débito. 

Antes de ter essa solução, quando o cliente queria pagar na entrega com o seu cartão, o entregador tinha que levar uma maquininha do restaurante até o cliente e o iFood ficava sem visibilidade do fluxo transacional. Além disso, o iFood tinha que emitir um boleto ao final do mês para cobrar a comissão do restaurante.

A partir de um determinado momento ficou inviável em se manter essa operação, então o iFood limitou ao pagamento online. 

Utilizando a plataforma Zoop, a solução conta com uma integração ao sistema de pedidos do iFood, o que permitiu um fluxo inteligente de gestão das vendas e liquidação para os restaurantes já que para cada pedido, o sistema já identifica para qual restaurante está cobrando e a maquininha assume o papel do estabelecimento devido.

O entregador não precisa nem digitar o valor da venda. Ele chega na casa do cliente, abre o aplicativo, identifica o pedido, clica em “cobrar” no app e o sistema automaticamente se comunica com a maquininha que já insere o valor e solicita o cartão e a senha para a cobrança. 

O split de pagamentos no mundo físico permitiu que o iFood criasse regras de negócio para, a partir de uma determinada venda, definir qual o percentual da sua comissão, o valor a ser liquidado na conta do restaurante e eventualmente até do entregador. Esse é um exemplo prático de como a Zoop ajuda os seus parceiros a mover dinheiro.

(Exemplo de utilização dos SDKs Mobile integrados ao app do motoboy iFood)

A Zoop também ajudou o iFood na criação de outros produtos de cobrança como o próprio pagamento in-app, a maquininha POS para restaurantes e até uma solução com QR Code. Mas esses são temas para próximos posts. Fique ligado!

Vantagens de utilizar a plataforma Zoop para criar maquininhas inteligentes 

Conexão com a nuvem: Todos os produtos de pagamento presencial da Zoop se comunicam com o Zoop EMV Cloud e parceiros tem o benefício de não precisar dar suporte ao software, lidar com certificações, estruturas de adquirência ou implementações. 

Whitelabel: Nosso modelo funciona como um serviço que possui anatomia própria (sistema de captura/fluxo transacional/adquirência) totalmente integrado e pronto para ser usado. Nossos parceiros podem explorar comercialmente (com suas marcas) todo o sistema para oferecer serviços customizados.

Split de pagamentos: É possível realizar pagamentos em nome de diferentes vendedores de uma mesma plataforma e dividir estes pagamentos entre um ou mais participantes no momento da venda. Ideal para parceiros que tem múltiplos vendedores cadastrados em sua plataforma. Funciona através da criação de regras de negócio em nossa API de split e possui uma implementação padronizada para transações em pagamentos digitais, presenciais e com boleto na plataforma.

Siga a Zoop no linkedin e fique por dentro do nosso blog para saber as novidades!

Daniel Teixeira é sócio e Head de Marketing na Zoop, entusiasta de pagamentos presenciais com 10 anos de experiência em gigantes do setor de tecnologia.

Head de Marketing