30 de junho de 2020

Plataforma para fintechs é uma solução que permite que qualquer empresa que tenha relacionamento com varejo possa oferecer serviços financeiros aos seus clientes.

Como assim? Achou que tornar o seu negócio uma fintech de serviços financeiros era algo impossível? Pois afirmamos que não é!

Marketplaces, ERPs, empreendedores e diversos outros tipos de negócios podem facilmente gerenciar o fluxo transacional de seus clientes.

Além de oferecer soluções financeiras mais pontuais a eles, você ainda gera uma nova receita para a sua empresa. E nem é preciso deixar seu core business para entrar nesse setor — a não ser que queira!

Só para que você sabia, uma pesquisa feita com 224 empreendedores do setor mostrou que 70% tiveram outro empreendimento antes de abrir a fintech.

Na verdade, ao se tornar uma empresa de tecnologia financeira, você estará acrescentando novos produtos ao seu portfólio, os quais vão atender as necessidades dos seus clientes de maneira mais assertiva e deixá-los ainda mais próximos.

Mas como fazer isso de uma fácil, sem custos com desenvolvimento ou problemas com as barreiras regulatórias? Utilizando sistemas para fintechs, como os da Zoop!

O que seria “se tornar uma fintech”? Como lucrar com isso?

Como já mencionado, uma plataforma para fintechs permite que negócios de variados segmentos se transformem em uma empresa de tecnologia financeira, sem deixar de lado seu negócio principal.

A ideia é oferecer aos seus clientes soluções para os problemas que eles têm nessa área e, ao mesmo tempo, gerar uma nova receita para sua empresa.

Por exemplo, imagine que você tenha um marketplace. Além de receber as taxas pelo uso da sua plataforma como canal de venda, você também pode criar e oferecer aos lojistas uma conta digital própria para recebimento dos valores das vendas.

E como você iria lucrar com esse ou outros serviços financeiros? Existem diferentes maneiras de uma fintech obter lucros, tais como:

  • oferecendo diferentes meios de pagamento e recebendo porcentagens sobre cada transação efetivada;
  • trabalhando com empréstimos diretos;
  • conectando quem precisa de empréstimo a quem possa dar, e recebendo comissão por isso;
  • facilitando transações de conversão de moedas, câmbio e outras.

Quais produtos e serviços podem ser oferecidos?

Interessante, não acha? Outra boa notícia é que existem diversos produtos e serviços financeiros que podem ser oferecidos, e todos de maneira fácil se utilizar uma plataforma para fintechs.

Você pode optar por um, ou por vários. Tudo depende do perfil do seu negócio e das necessidades dos seus clientes. Veja as possibilidades:

  • contas digitais;
  • créditos e investimentos;
  • antecipação de recebíveis;
  • split de pagamento;
  • conciliação;
  • liquidação financeira;
  • meios de pagamento (presencial, digital, recorrentes, boleto bancário etc).

O que considerar na hora de escolher uma plataforma para fintechs?

No entanto, a escolha de um bom parceiro para ofertar todas essas soluções é essencial.

Por isso, na hora de escolher a plataforma para fintechs que vai trilhar esse caminho com você é preciso considerar alguns pontos, tais como:

  • capacidade de inovação da empresa;
  • clientes já atendimento e seus cases;
  • possibilidade de oferecer experiências omnichannel;
  • flexibilidade nas regras dos produtos oferecidos;
  • atendimento à regulamentação do Banco Central;
  • regras claras de risco e compliance;
  • suporte rápido e eficiente.

Como usar a Zoop como plataforma para fintechs?

Para lidar com o dinheiro de outras pessoas é preciso atender diversas regulamentações do setor financeiro. Além disso, é fundamental contar com tecnologias robustas para desenvolver sistemas seguros, além de obter todas as certificações.

Tudo isso demanda tempo e gera (altos) custos. Justamente neste ponto é que entra o uso de uma plataforma para fintechs, como a Zoop.

Uma solução como essa garante que você não perca o foco do seu negócio e, ainda assim, consiga se tornar uma fintech.

Além de eliminar as barreiras regulatórias e não se preocupar com o custo do desenvolvimento, todos os serviços e produtos terão a marca da sua empresa.

Isso é possível porque oferecemos uma plataforma White Label de pagamentos, que é um software pronto que pode ser customizado e facilmente integrado ao seu negócio.

Entre as vantagens de utilizar uma ferramenta como essa estão:

  • redução de custos: não é preciso investir no desenvolvimento, reduzindo gastos com tecnologia e recursos humanos;
  • redução de tempo: como o software já está pronto para uso, basta integrá-lo;
  • possibilidade de personalização: os serviços e produtos oferecidos pela plataforma White Label de pagamentos podem ser parametrizados de acordo com as regras do seu negócio, além de receber sua própria marca.

Quais soluções você encontra na plataforma da Zoop?

Um dos principais objetivos da nossa plataforma para fintechs é facilitar a integração de meios de pagamento e do sistema financeiro, otimizando o fluxo de todos os envolvidos.

Por isso, nossa ferramenta permite que sua empresa aceite:

Além disso, é possível oferecer e gerenciar:

  • conta digital: oferta de operações financeiras para os seus clientes sem precisar de um banco para efetivá-las;
  • conciliação: conciliação bancária simplificada, tornando sua empresa um adquirente;
  • liquidação e pagamentos: sem a necessidade de contratação de serviços terceiros, facilitando as operações de subadquirentes.

Para tudo isso, você ainda conta painéis diferenciados com duas interfaces configuradas de acordo com a necessidade do seu negócio e com a sua marca:

  • uma com as funcionalidades e acessos que você precisa;
  • outra exclusiva para o seu cliente.

Com isso, sua gestão fica ainda mais fácil e seu cliente mais próximo das suas soluções.

Vale a pena se tornar uma fintech de serviços financeiros?

Mesmo depois de todas essas informações você ainda tem dúvidas se vale a pena se tornar uma fintech, especialmente utilizando plataformas próprias para isso?

Mayra Villas Boas, Head do Avec Pay, uma de nossas empresas parceiras disse:

Simplesmente a Zoop tirou da gente a responsabilidade de ter dois andares de desenvolvedores,

mais um andar de especialistas de meios de pagamento, tudo isso só com a integração de APIs”.

Além disso, no nosso artigo 8 tendências do mercado de pagamentos que vão movimentar 2020, citamos que as fintechs serão responsáveis por conduzir os novos modelos de negócios.

Se quiser saber mais sobre o futuro dos meios de pagamento e serviços financeiros, assista a este vídeo:

Agora, se quiser saber como abrir uma fintech quanto antes, converse com um de nossos especialistas e junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros e crie a sua fintech agora!