Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    Como funciona o pagamento recorrente? Vale a pena investir?

    20 de fevereiro de 2025
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Quer aprender como funciona o pagamento recorrente? Então, você veio ao lugar certo! Trata-se de uma forma de cobrança automática e periódica, que atende a negócios que trabalham com produtos ou serviços que resultam em entregas regulares aos clientes. 

    Modelos de negócio como Software as a Service (SaaS), plataformas de streaming, empresas de telecomunicação, escolas, faculdades, condomínios e academias, são exemplos dessa dinâmica de cobrança. 

    Uma das principais vantagens para os clientes é a comodidade de não precisar se lembrar mensalmente de efetuar o pagamento. Já para as empresas, é uma forma de fidelizar mais e diminuir a inadimplência.

    Outro fator positivo de trabalhar com cobrança recorrente é a simples integração com diferentes meios de pagamento, como cartão de crédito, débito automático, Pix e boleto bancário.

    Cada uma dessas opções tem pontos positivos e negativos no que se refere à recorrência. Portanto, considere a frequência dos pagamentos e o perfil de consumo do público-alvo para escolher a melhor.

    Mas tenha em mente que, seja qual for a sua escolha, quanto mais opções, maiores são as chances de ampliar as vendas e manter os clientes por mais tempo. 

    Por exemplo, nosso Relatório de Tendências destaca que 80% dos consumidores que não encontram o meio de pagamento ideal desistem de concluir o pedido

    Para evitar esses problemas, preparamos cinco tópicos para atualizá-lo sobre o tema:

    • O que é pagamento recorrente?
    • Como funciona o pagamento recorrente?
    • Qual é a diferença entre parcelamento e pagamento recorrente?
    • Quais são os tipos de pagamento recorrente?
    • Quais são as vantagens do pagamento recorrente?

    Boa leitura!

    O que é pagamento recorrente? 

    O pagamento recorrente ocorre de maneira automática e periódica (mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente) enquanto o cliente mantiver o relacionamento com a empresa.

    Esse sistema faz parte do processo de vendas recorrentes que abrange os serviços por assinatura, a exemplo de clubes de vinhos, streaming de filmes e músicas, além de contratos de médio e longo prazo, como cursos e faculdades.

    Aproveite e leia também:Quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil?”.

    Como funciona o pagamento recorrente? 

    O pagamento recorrente é um sistema de cobrança automática que notifica e viabiliza a transação de um serviço periódico aos clientes de uma empresa.

    Na prática, o consumidor cadastra seus dados pessoais na empresa e escolhe um plano de assinatura. No final do checkout, ele define a forma de transação recorrente (cartão de crédito, débito automático ou boleto bancário).

    A plataforma de pagamento do negócio predetermina uma data para o ciclo de cobrança. Ou seja, há um dia para a notificação do cliente e uma data de vencimento para efetuar a transação.

    O cliente recebe via e-mail ou SMS uma confirmação da operação. 

    Qual é a diferença entre parcelamento e pagamento recorrente?

    O parcelamento é um recurso do cartão de crédito que divide o total de uma compra em diversas frações de igual valor para pagamento mensal. Portanto, é uma transação única que distribui as parcelas pelos meses seguintes.

    Por sua vez, a cobrança recorrente é a repetição de uma mesma operação em intervalos periódicos, pois o cliente usufrui de determinado serviço continuamente. 

    Não há frações de valores, apenas o mesmo pagamento feito repetidamente para manter a assinatura ativa.

    Quais tipos de pagamentos recorrentes existem?

    Entenda como funciona o pagamento recorrente de acordo com estes diferentes tipos de cobrança:

    • cartão de crédito;
    • débito automático em conta corrente;
    • boleto bancário;
    • Pix.

    Cartão de crédito

    O cartão de crédito é o meio de pagamento recorrente mais popular e consiste em lançar as cobranças periódicas diretamente na fatura do cliente. No entanto, tenha em mente que esse processo não é necessariamente o mesmo do pagamento parcelado.

    Enquanto o parcelamento no cartão de crédito divide o valor de uma única compra em várias frações, o recorrente não tem limite de cobranças. Afinal, as operações se repetem até que o cliente termine o contrato com a empresa

    Não deixe de ler este artigo: Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?”.

    Débito automático em conta corrente

    O débito automático segue um princípio similar, exceto por retirar o valor diretamente da conta corrente do cliente. Ou seja, funciona como uma transferência programada.

    O principal problema ocorre quando a conta está sem saldo. Nesse caso, a empresa fica sem o dinheiro e inicia um novo ciclo de notificações e cobranças para recebê-lo.

    Boleto bancário

    Esse modelo é um pouco diferente dos outros métodos, pois não confirma a operação de forma automática, como no cartão de crédito e débito.

    Então, como funciona o pagamento recorrente com boleto bancário? A empresa envia automaticamente o documento com o código de barras para o consumidor pagar de forma autônoma até a data de vencimento. 

    A vantagem é que a opção atende bem aos consumidores que não têm cartão de crédito ou que não querem utilizá-lo para esse fim.

    Aprenda mais sobre o boleto bancário: “Boleto White Label: o que é e por que vale a pena utilizá-lo?”.

    Pix

    O Pix Recorrente é uma função de débito automático do sistema de pagamento do Banco Central.

    A diferença, na prática, é que o cliente informa apenas a chave Pix para confirmar a operação, ou seja: não há necessidade de fornecer número de conta e agência.

    Essa característica significa mais segurança e, assim, contribui para a contratação de serviços e/ou produtos recorrentes.

    Quais são as vantagens do pagamento recorrente?

    As vantagens do pagamento recorrente são as seguintes:

    • diminuição da inadimplência;
    • mais chances de reter os clientes;
    • melhor previsibilidade de faturamento.

    Essa forma de cobrança torna a jornada do cliente muito mais personalizada, por exemplo: quando a empresa oferece descontos exclusivos para quem optar pelo pagamento recorrente.

    Por todos esses motivos, trabalhar com planos de assinatura é muito interessante — seja para o crescimento do negócio ou para melhorar a satisfação dos consumidores com a marca. 

    Implemente uma plataforma de pagamento recorrente para alavancar o sistema de cobranças com a Zoop!

    Temos uma infraestrutura de pagamento completa para o seu negócio surfar na onda dos principais meios de pagamento, como Pix, planos de assinatura, boleto, cartão de crédito, débito e carteiras digitais. E o melhor: desfrute de todas essas opções sem se preocupar com barreiras regulatórias.

    Acesse o nosso site e confira agora mesmo como as soluções de pagamento da Zoop podem alavancar seus resultados!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.