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Compliance

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1. Programa de Compliance

A Zoop possui, há vários anos, um programa de compliance, com o objetivo de se adequar às demandas regulatórias/legais e, ao mesmo tempo, garantir que o ambiente de trabalho seja o mais ético e transparente possível para os seus colaboradores.

O programa de compliance, que é executado por uma equipe específica para esse fim que reporta para a Diretoria de Governanças e Finanças,, engloba várias atividades, como: adequação regulatória, supervisão do canal de denúncias, reporte ao Comitê de Ética, elaboração, revisão e aprovação de normativos internos, treinamentos obrigatórios, due diligence em fornecedores e parceiros comerciais, monitoramento de transações, dentre outros temas.

Confira abaixo alguns dos nossos principais normativos internos:

Código de Conduta

Política Anticorrupção

Política de Consequências

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro/Combate ao Financiamento ao Terrorismo

Política Antitruste

Política do Canal Ético

Política de Conformidade.

2. Canal Ético

Em caso de irregularidades ou condutas antiéticas de funcionários da Zoop, clientes ou fornecedores, contratamos uma empresa terceirizada especialista em compliance para o recebimento de denúncias, havendo a possibilidade, inclusive, de relatostotalmente anônimos, que podem ser acompanhados por meio de um protocolo dado ao final da denúncia e por meio do qual o time de compliance fará perguntas e atualizará o denunciante sobre a averiguação.

Todos os relatos são levados paradeliberação do Comitê de Ética e Compliance da Zoop. Podem ser acionados fluxos especiais de averiguação a depender dos envolvidos em cada relato.

A Zoop possui uma regra denão-retaliação aos denunciantes de boa-fé.

Para acessar o Canal Ético,clique aqui.

Para entender como ofluxo de averiguação e tratamento das denúncias funciona, acesse nossa Política do Canal Ético,clicando aqui.

Para ter acesso àspossíveis medidas disciplinaresque podem ser aplicadas, bem como a outras consequências após o tratamento das denúncias,clicando aqui.

3. Alta Administração

A Alta Administração da Zoop demonstra seu apoio irrestrito ao programa de compliance e isso é evidenciado de várias maneiras, como pela autonomia e orçamento anual concedido à equipe de compliance, participação em ações e treinamentos, discussão em fóruns institucionais, como o Comitê de Ética e Compliance, dentre outras.

A formalização do apoio da Alta Administração ao programa de compliance pode ser encontrada no Código de Conduta da Zoop, na carta do CEO Fabiano Cruz. Para acessar o Código de Conduta da Zoop,clique aqui

4. Doação e Patrocínios

A Zoop é uma empresa extremamente comprometida com o desenvolvimento da comunidade que a cerca, e por isso, realiza periodicamente ações para o atingimento desse objetivo.

No ano de 2022, fizemos duas ações: doação de móveis e eletroeletrônicos para as famílias que perderam suas casas em Petrópolis, após a tragédia ocorrida no primeiro semestre, e doação de notebooks para a ONG Noiz, parceira da Zoop na Cidade de Deus.

Todas as doações e patrocínios realizados pela Zoop são antes verificados pelo time de compliance, a fim de que se ateste a integridade das instituições que receberão nossos recursos. Para saber mais, acesse nossoclique aqui

5. Contato com o Poder Público

A Zoop não participa de licitações ou contrata com o Poder Público de outras formas, mas, pela preocupação com a transparência e as boas práticas de integridade corporativa, possui uma Política Anticorrupção, na qual estabelece uma série de restrições e proibições que colaboradores e terceiros que agem em seu nome devem respeitar em eventual contato com agentes públicos, como a expressa proibição de concessão ou recebimento de vantagens indevidas e pagamentos de facilitação para influenciar processos decisórios sobre a Zoop, dentre outras diretrizes.

Para mais informações, acesse aqui aPolítica Anticorrupção.

6. Transparência

6.1 Relatórios da Ouvidoria

Em conformidade com a Resolução nº 28/2020 do Banco Central do Brasil, a Zoop apresenta abaixo os relatórios semestrais relacionados a atuação da Ouvidoria Zoop, demonstrando nosso compromisso com a transparência, isenção, imparcialidade e respeito através de controles adotados para prover a segurança e a confiabilidade aos processos, aplicando as melhores práticas de mercado para identificação, registro, análise e pronta resposta para as demandas manifestadas por seus clientes, fornecedores e parceiros

Relatório do 1º semestre de 2023.

6.2 Relatórios de Gestão do Risco de Liquidez

Com o objetivo de evidenciar a estrutura de gestão do risco de liquidez da Zoop Tecnologia e Instituição de Pagamento S.A. (“Zoop”), conforme determinado na Resolução nº 198/2022 do Banco Central do Brasil, e suas posteriores alterações, a Zoop apresenta o Relatório de Gestão do Risco de Liquidez 2023.

Clique aqui para acessar o relatório.

7. Responsabilidade Social

A Zoop, como uma empresa determinada a revolucionar e democratizar os meios de pagamento no Brasil, reconhece seu papel na preservação de um meio ambiente equilibrado e na construção de um mercado corporativo plural e que reflete a composição diversa da própria sociedade na qual está inserida, enquanto proporciona um clima de trabalho saudável e promove a satisfação e bem-estar de seus colaboradores. Aliado a esses valores, e em conformidade com a Resolução CMN nº 4.945/2021, do Banco Central do Brasil, a Zoop apresenta sua Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC)

Para saber mais, acesse nossaPolítica de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática