Banking

API para banco digital: conheça a solução que permite incorporar serviços financeiros ao seu negócio!

Publicado em 17 de dezembro de 2020 por Redação Zoop

A API para banco digital é uma tecnologia que permite que qualquer negócio, independentemente do segmento, acrescente ao seu portfólio de soluções produtos e serviços financeiros próprios.

Mas por que a sua empresa deve seguir esse caminho se o setor financeiro não for o seu core business?

Bem, podemos citar inúmeros motivos, mas vamos começar dizendo que toda empresa tem potencial para se tornar uma fintech.

Cada dia mais diferentes segmentos estão percebendo quanto a oferta de soluções financeiras especialmente criadas para o seu público agrega valor ao negócio e resolve as dores dos clientes de maneira muito mais pontual.

Um bom exemplo disso é o iFood, empresa especializada em delivery de alimentos que, com a ajuda de uma API para banco digital, passou a entregar aos seus parceiros de negócio conta digital e cartão pré-pago.

Além desse segmento, ERPs e varejistas também estão se transformando nos bancos do futuro, sem precisarem se desviar do foco principal do negócio.

Confira também: “As vantagens da integração de ERPs com uma plataforma de pagamentos!

Como a sua empresa pode entrar para esse time? Confira agora!

O que é API para banco digital?

API é a sigla para Application Programing Interface. Consiste em um conjunto de instruções de programação que permite a comunicação entre dois pontos.

Existem diversos tipos de API, por exemplo, API de pagamento, entre outras. Cada uma vai conter as informações e os direcionamentos necessários para a realização das tarefas para as quais foram criadas.

Ou seja, no caso da API para banco digital, a solução é composta por todas as funcionalidades essenciais para que um sistema passe a operar dessa forma.

Como é feita a integração da API para banco digital?

Parte fundamental de toda plataforma Banking as a Service, o processo de integração da API para banco digital aos sistemas da sua empresa é simples e rápido. Isso é possível porque essa ferramenta vem completa e pronto para uso

Ao adquirir essa solução você não precisa se preocupar com o desenvolvimento dos produtos financeiros que vai oferecer, tão pouco com os custos gerados para esse fim.

Além disso, a API para banco digital vem totalmente regulamentada. Ou seja, a sua empresa não precisa ir atrás de autorizações juntos aos órgãos reguladores para começar a atuar nesse mercado.

Em resumo, basta encontrar um bom parceiro que forneça as APIs com os produtos que pretende oferecer, adquiri-las e iniciar as suas operações.

Aqui, vale destacar um detalhe bem importante. Por se tratar de um banking White Label, todos os seus serviços financeiros recebem a marca da sua empresa. Isso confere ainda mais autoridade, credibilidade e confiabilidade ao seu negócio.

Por que incorporar serviços financeiros ao seu negócio melhora a jornada do seu cliente?

Agora que o conceito de API para banco digital ficou mais claro, você deve estar se perguntando por que oferecer produtos e serviços financeiros aos seus clientes se esse não é o seu ramo de atuação, certo?

Como citado no início deste artigo, empresas de variados setores estão percebendo que essa oferta está se tornando algo natural a variados segmentos.

Um dos objetivos por trás dessa estratégia é tornar o acesso aos serviços financeiros mais fácil e menos burocrático.

Na live do evento “Tech Banking: criando os bancos do futuro”, Alessandro Raposo, Diretor de Estratégia e Produto da Zoop, comentou:

“Não tem como a gente não imaginar que, no futuro, toda empresa, da pequena à grande, serão fintechs”

Um dos motivos que justificam essa afirmação é que as empresas entendem muito mais as necessidades e os problemas do seu público do que os bancos tradicionais.

Assista a live completa e entenda melhor

Entre as provas que reforçam quanto as fintechs atendem melhor os usuários do que os demais bancos é quando se mensura os níveis de satisfação e de insatisfação.

Uma pesquisa constatou que 71% dos clientes de fintechs afirmam estarem satisfeitos com as soluções que recebem dessas empresas. 

Por outro lado, apenas 42% dos clientes de instituições tradicionais se sentem da mesma forma.

A porcentagem de pessoas insatisfeitas também é diferente entre os dois públicos. 

Enquanto apenas 19% dos usuários de fintechs demonstram alguma insatisfação, esse número sobe para 25% entre os clientes dos bancos tradicionais e para 43% quando o assunto é empréstimo. 

7 motivos para se tornar um banco digital

Compreender de maneira mais completa e profunda o perfil do seu público e os problemas diários que os acompanham é o que possibilita a sua empresa criar soluções financeiras únicas e totalmente direcionadas.

Ao entregar esses produtos, você contribui para solucionar todas essas questões. Como consequência, ajuda os seus parceiros de negócio a crescer, ao mesmo tempo em que a sua empresa também cresce.

Considerando todos esses pontos, veja 7 (ótimos) motivos que justificam a incorporação de serviços financeiros ao seu negócio:

  1. a sua empresa passará a entregar ao seu público soluções realmente completas;
  2. a oferta de produtos aderentes consolida a base de clientes, aumentando as suas taxas de retenção;
  3. consequentemente, torna o seu negócio mais competitivo e o destaca dentro do seu segmento;
  4. com isso, a sua empresa passa a ser uma opção bem mais atrativa para novos clientes e até para potenciais investidores;
  5. agregar esses serviços expande a sua cartela de produtos, deixando o seu portfólio ainda mais completo;
  6. ajuda a otimizar a gestão financeira dos seus parceiros, bem como a reduzir custos gerados com operações financeiras;
  7. gera uma nova fonte de receita para o seu negócio.

Como adquirir a API de banco digital para a sua empresa?

O ecossistema de negócios digitais está sendo fortemente acelerado graças ao BaaS, Banking as a Service. 

Essa é a solução que, por meio das APIs para banco digital, permite que a sua empresa passe a entregar aos seus parceiros de negócio uma conta digital completa, incluindo:

  • cartão de débito, crédito e/ou pré-pago;
  • transferências;
  • pagamentos e muito mais.

Confira todos os detalhes no artigo “O que é Banking as a Service? Entenda o conceito, vantagens e por que vale a pena”

O Zoop Banking é uma plataforma BaaS que pode lhe ajudar nessa jornada! 

A nossa tecnologia transforma a sua empresa em um banco digital completo e, por ser white label, todos os produtos levem a sua marca.

Aprimore a experiência dos seus parceiros de negócio oferecendo a eles conta digital, cartão pré-pago e muito mais! 

Fale agora com um dos nossos consultores!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo