Criar um banco digital deixou de ser algo exclusivo de fintechs e instituições bancárias e se tornou uma realidade mesmo entre companhias que não são nativas do mercado financeiro.
De grandes redes varejistas a empresas de tecnologia dos mais variados segmentos, a oferta de serviços de banking cresce mais a cada dia. Um bom exemplo vem do iFood, líder do setor de delivery de comida e mercado que, com a tecnologia da Zoop, criou o chamado “Banco dos Restaurantes”.
O Banco dos Restaurantes é um banco digital desenvolvido especialmente para os donos de estabelecimentos comerciais que utilizam a plataforma da foodtech. A ideia por trás dessa solução foi criar um banco 100% online que atendesse pontualmente as necessidades desse público.
No caso, estamos falando de um banco de nicho, que é pensado e criado pensando em um determinado grupo de pessoas físicas ou jurídicas, ou em uma comunidade específica.
Nesse cenário, é possível oferecer produtos e serviços financeiros muito mais direcionados do que os entregues pelos bancos tradicionais, que criam soluções em massa sem pensar nas particularidades de cada um.
Mas por quais motivos vale a pena disponibilizar serviços de banking para o público-alvo do seu negócio? As razões são diversas, e uma das que mais se destaca é a oportunidade de expandir o seu portfólio de ofertas, com um recurso que realmente solucionará as dores bancárias dos seus clientes e parceiros de negócio.
Com isso, você aumenta o poder de atração e de fidelização da sua marca, além de melhorar o seu posicionamento no mercado e de gerar uma nova fonte de receita.
Achou isso interessante? Então siga a leitura deste artigo e confira como fazer isso mesmo não fazendo parte do mercado financeiro.
Por que criar o seu próprio banco digital?
Os melhores bancos digitais são aqueles que atendem pontualmente as dores e necessidades bancárias dos seus clientes.
Nesse contexto, também está inserida a preferência cada vez mais nítida das pessoas físicas e jurídicas pela soluções financeiras digitais. Essa predileção está tão evidenciada que o número de agências bancárias físicas que fecharam nos últimos tempos cresceu.
Segundo reportagem do portal Poder 360, 394 agências foram fechadas ao longo de 2022. Essa diminuição foi puxada principalmente pelos bancos tradicionais privados, e um dos principais motivos da redução de estruturas bancárias físicas foi a digitalização do setor financeiro nacional.
Em complemento a essa informação, podemos citar dados da pesquisa mais recente de FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, a qual revelou que sete a cada dez transações bancárias são feitas digitalmente.
Oferecer um banco digital para os seus clientes e parceiros de negócio é uma forma de seguir essa tendência, trazendo-os para mais perto da sua empresa ao evitar que busquem serviços de banking em outras fontes.
Com isso, a receita do seu público que seria direcionada para outros bancos e instituições financeiras fica na sua no seu negócio, gerando uma nova forma de rentabilidade.
Além disso, com um portfólio de soluções mais amplo, você consegue aumentar a aderência dos clientes à sua marca, elevando seu poder de atração e de fidelização, e de destaque no mercado de atuação.
Dica! Não deixe de ler este artigo: “Banco digital para empresas: quais as vantagens e como se tornar um?”
Como criar um banco digital com a Zoop? Conheça o Zoop Banking!
Assim como o iFood, que citamos logo na abertura deste artigo, sua empresa também pode ter o próprio banco digital. Mesmo sem fazer parte do mercado financeiro, isso é possível se utilizar uma plataforma white label, com o Zoop Banking.
O Zoop Banking é uma plataforma Banking as a Service (BaaS) 100% personalizável, com a tecnologia necessária para que o seu negócio crie e disponibilize uma experiência de um banco digital completa para os seus clientes.
Como funciona o Zoop Banking?
O Zoop Banking funciona por meio de APIs — Application Programming Interface, que em português significa Interface de Programação de Aplicação. Consiste em conjuntos de funções que, neste caso, viabilizam a criação de produtos e serviços financeiros com a marca da sua empresa.
Em outras palavras, você usará a tecnologia da Zoop para estruturar suas soluções de banking, mas é o nome do seu negócio que está estampado em todos eles.
Com a nossa plataforma é possível criar produtos e funcionalidades para bancos digitais como:
- Cartão pré-pago internacional, físico e virtual, na função débito;
- Transferência de valores via Pix;
- Pagamento de contas diversas, tais como as de consumo, boletos, impostos, entre outras;
- Emissão de extratos bancários;
- Saques nas redes Banco24Horas e Saque e Pague com cartão pré-pago;
- Abertura de conta digital simplificada, com validação de dados KYC para garantir a sua segurança, dos seus clientes e mitigar riscos financeiros.
Quais são as vantagens do Zoop Banking?
Existem diversas vantagens de usar o Zoop Banking para criar o banco digital da sua empresa. Entre as que mais se destacam estão:
- Redução do time to market, já que a não é necessário desenvolver os produtos e serviços do zero;
- Questões regulatórias e de conformidade devidamente tratadas por nós, dispensando que você se preocupe com esses pontos;
- Centralização de todos os processos de pagamento da sua empresa em um único lugar;
- Possibilidade de personalizar tudo o que será entregue, de acordo com as suas regras e modelo de negócio e perfil do público-alvo;
- Conquista de um importante diferencial competitivo perante seus concorrentes;
- Geração de uma nova fonte de receita;
- Captação dos custos bancários dos seus clientes que seriam direcionados para outros bancos;
- Aumento do poder de retenção;
- Fortalecimento da sua marca.
Viu quantos benefícios? Então, não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo com um dos nossos especialistas e tenha o seu próprio banco digital com a ajuda da Zoop!
Zoop. Tecnologia para serviços financeiros do futuro
