Um banco nicho é aquele pensado, desenvolvido e criado para atender um grupo de pessoas ou uma comunidade específica. Aqui estamos falando sobre bancos digitais voltados exclusivamente para mulheres, pessoas pretas ou membros da comunidade LGBTQIA+, por exemplo.
Em linhas gerais, os bancos de nicho oferecem os mesmos produtos e serviços financeiros dos demais modelos bancários, sejam eles digitais ou não. A grande diferença é que essas soluções são direcionadas para um determinado público e, por essa razão, conseguem suprir melhor as suas necessidades.
Uma boa forma de exemplificar isso é citando as dificuldades que, infelizmente, ainda fazem parte do dia a dia das pessoas transexuais. Ao preencher o cadastro para abrir uma conta corrente, bancos que não são de nicho podem questionar o nome e/ou o pronome pelo qual a pessoa prefere ser chamada.
Para quem não faz parte dessa comunidade, isso pode ser visto como um simples detalhe sem importância. Porém, para quem vive essa situação diariamente, receber o respeito quanto à identidade de gênero faz toda a diferença.
O mesmo princípio pode ser aplicado para grupos de pessoas negras, que não raras vezes são vítimas de preconceito racial e se deparam com dificuldades de acesso a recursos financeiros, tais como cartão de crédito e empréstimos bancários.
Cenários como esses já não acontecem quando essas pessoas estabelecem um relacionamento com um banco nicho, visto que essa instituição sabe exatamente quais são as suas maiores dores e dificuldades e, principalmente, como resolvê-las.
Esses são benefícios para quem usa os serviços, mas para quem abre um banco nesse formato, quais seriam as principais vantagens?
É justamente sobre isso que falaremos agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira se essa possibilidade é viável para o seu negócio!
Mas, afinal, o que é um banco nicho?
Um banco de nicho é uma instituição financeira voltada para o atendimento de um grupo específico de pessoas.
Como dissemos logo na abertura deste artigo, podem ser bancos criados especialmente para a comunidade preta, LGBTQIA+, mulheres, mas também para universitários, gamers, empreendedores de um determinado setor, entre outras possibilidades.
Para você entender melhor esse conceito, usaremos alguns exemplos. No artigo “Serviços financeiros para mulheres, de forma direcionada, são realmente necessários?“, uma das entrevistadas foi Lorena Louisy, fundadora e CEO do TPM Bank, Tô Poderosa Mesmo, o primeiro banco feminino exclusivo do mundo.
Já no post “Por que promover a inclusão bancária para mulheres“, uma das participantes foi Fernanda Ribeiro, da Conta Black, banco digital focado em pessoas negras.
Ou seja, aqui temos dois modelos de bancos de nichos que atendem grupos específicos e, com isso, suprem as necessidades desse público, as quais foram deixadas pelos bancos tradicionais.
Dica! Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem:
Quais são os principais benefícios dos bancos digitais de nicho para os clientes?
Apenas com a explicação anterior já dá para ter uma boa ideia de como um banco nicho pode ser benéfico para quem o utiliza, concorda?
Mas para deixar isso ainda mais evidente, listaremos agora algumas das principais vantagens desse modelo bancário para os clientes, que são:
- acessar produtos e serviços financeiros realmente pensados para suas necessidades;
- conseguir ser visto como pessoa, um ser único, e não apenas como clientes bancários que podem gerar lucratividade;
- receber um atendimento muito mais personalizado;
- ter suas causas reconhecidas e defendidas.
Esses retornos podem ser sentidos porque um banco de nicho tem em seu DNA toda a essência da comunidade para o qual foi criado.
Por exemplo, se foi desenvolvido para mulheres, sua base de atuação são as dores, necessidades e carências financeiras do público feminino. Esse modo de atuação, por sua vez, vai desde a escolha de quais soluções serão oferecidas, até o tipo de atendimento que será prestado.
Em um banco que não é segmentado, independentemente de ser digital ou não, essa formatação já não existe. O motivo é que esse tipo de instituição financeira tem uma atuação mais amplificada, com ofertas padrões para atender pessoas físicas ou jurídicas, mas sem um direcionamento pontual.
E quais são as vantagens de abrir um banco nicho?
Se você já pensou em ter o seu banco digital com o nome da sua empresa, saiba que abrir um banco nicho pode ser bastante vantajoso.
Entre as principais vantagens que podem ser obtidas com essa forma de atuação estão:
- fomentar mudanças no mercado de trabalho;
- trabalhar com uma oferta mais atrativa;
- aumentar a taxa de fidelização dos clientes.
Fomentar mudanças no mercado de trabalho
Se partimos do princípio que um banco de nicho tem em seu DNA as características do grupo para o qual foi criado, que dos produtos e serviços oferecidos ao atendimento prestado tudo é pensado para esse público, por que não ter funcionários que fazem parte dessa segmentação?
Aqui estamos falando na promoção da diversidade e quanto isso pode contribuir para fomentar mudanças no mercado de trabalho. Por exemplo, um banco digital voltado para a comunidade LGBTQIA+ pode impulsionar a empregabilidade trans e a visibilidade lésbica no mercado de trabalho.
Inclusive, esse tipo de posicionamento tende a chamar bastante a atenção de investidores e, com isso, potencializar o crescimento do seu negócio.
Trabalhar com uma oferta mais atrativa
Ao criar um banco digital a sua empresa não precisa se desviar do core business. Isso, por sua vez, resulta em uma nova fonte de receita para o negócio.
Somado a isso, por ser um banco digital de nicho, isso torna a oferta ainda mais atrativa, pois mostra para a comunidade alvo que o seu negócio realmente está pronto para suprir todas as lacunas deixadas por outras empresas e instituições financeiras.
Essa entrega eleva o seu poder de atração e, consequentemente, a lucratividade que pode ser obtida com a oferta de produtos e serviços financeiros.
Aumentar a taxa de fidelização dos clientes
Clientes de bancos digitais de nicho tendem a ser mais fiéis porque encontram nesse local tudo o que realmente precisam para atender às suas necessidades financeiras.
Dessa forma, ao compararem com outros modelos bancários, percebem que não há motivos para fazer uma migração, se mantendo na base do banco segmentado.
O que é preciso para ter o seu próprio banco digital?
Os bancos segmentados não são necessariamente uma novidade. Estima-se que nos anos 1980, nos Estados Unidos, esse caminho já era trilhado. O que pode ser novo para muitas pessoas é a possibilidade de qualquer empresa, de qualquer segmento, abrir um banco digital com a própria marca.
Por meio de uma plataforma para banco digital White Label, como o Zoop Banking, solução Banking as a Service da Zoop, é possível criar um banco 100% online, completo e que leva o nome da sua empresa.
O iFood é um ótimo exemplo de companhia que seguiu esse trajeto ao criar o chamado “Banco dos Restaurantes” especialmente para donos de estabelecimentos comerciais cadastrados em sua plataforma de delivery.
Confira agora mesmo como o Zoop Banking funciona e entre em contato com um dos nossos especialistas para levar essa solução para o seu negócio!
Conheça nossas soluções!
Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.
