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Banking as a Platform: por que se transformar em um banco aberto contribui para o crescimento da sua empresa?

Publicado em 08 de outubro de 2020 por Redação Zoop
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Banking as a Platform, ou simplesmente BaaP, consiste em uma plataforma para entrega de serviços financeiros digitais que vão além dos tradicionais.

Isso é possível graças ao Banking as a Service, que é uma solução tecnológica que permite que qualquer empresa passe a oferecer aos seus clientes produtos e serviços financeiros próprios, sem se desviar do seu core business.

Seguindo uma das linhas de intenção do Pix, esse é um conceito que ajuda a aumentar a competitividade das empresas, ao mesmo tempo em que melhora a experiência dos seus clientes.

Se transformar em um banco de plataforma aberta é uma maneira de expandir o portfólio de produtos e serviços oferecidos, gerando novas oportunidades de negócios e de fontes de receita.

Nesse trajeto, a empresa que passa a atuar também como BaaP se aproxima dos concorrentes, obtendo importantes vantagens, e agrega ainda mais valor às soluções que oferece ao seu público.

Mas como funciona, na prática, o Banking as a Platform? Quais vantagens pode gerar para a sua empresa e para os seus parceiros de negócios? 

O que é o Banking as a Platform?

Banking as a Platform — na tradução literal, banco como plataforma — é uma solução que transforma os bancos digitais em verdadeiras plataformas pelas quais os usuários conseguem muito mais do que os produtos e serviços financeiros tradicionais.

Por exemplo, uma empresa que já oferece aos seus clientes uma conta digital, pode firmar parceria com outra instituição e entregar soluções de crédito, empréstimo, seguros e outros, dentro do seu próprio sistema.

Isso é possível porque o BaaP funciona por meio de APIs, Application Programing Interface, que são conjuntos de instruções que permitem a comunicação entre diferentes sistemas.

Por esse motivo a solução Banking as a Platform permite a expansão da oferta de serviços e produtos financeiros digitais, aumentando o valor do que é entregue ao público da companhia, elevando o potencial competitivo da marca, além de criar um ecossistema ao seu redor.

Também devido a todas essas características, outra forma de descrever essa solução é dizer que se trata de um banco modular e aberto.

Qual a participação do Open Banking no BaaP?

O Open Banking tem importante participação no BaaP. Isso acontece porque o Sistema Financeiro Aberto visa o compartilhamento de dados e de informações dos clientes bancários com o propósito de melhorar suas experiências e fomentar a competitividade entre os players do setor.

Essa maior competição, por sua vez, impulsiona a criação de novas soluções financeiras, as quais se tornam essenciais para atrair, fidelizar e resolver de forma mais pontual as dores dos usuários bancários.

Um estudo da Accenture mostrou que instituições que adotarem o Open Banking podem aumentar a sua receita em 20%. Por outro lado, as que não seguirem esse caminho podem ter perdas de lucratividade de 30% até o final deste ano.

Não deixe de ler este artigo: “Banking as a Service vs Open Banking: diferenças e vantagens para o seu negócio

Quais são as principais vantagens do Banking as a Platform?

Uma das grandes vantagens do Banking as a Platform é a possibilidade de criar um banco modular, ou seja, a empresa que quer se transformar em um BaaP pode escolher somente as soluções que realmente forem interessantes para ela e para o seu público-alvo.

Ao mesmo tempo, os produtos e serviços financeiros que forem criados podem ser agregados a plataformas BaaP parcerias e gerar nova receita pelo compartilhamento de dados, a cada transação realizada ou ainda pela divisão total de rendimento.

Mas além dessas, o BaaP gera outras vantagens, tais como:

  • impulsiona (e atende) o processo de transformação digital;
  • fomenta a criação de novos produtos e serviços;
  • melhora a experiência do usuário;
  • aumenta as taxas de fidelização e de atração;
  • destaca a empresa dos demais concorrentes.

Impulsiona (e atende) o processo de transformação digital

O BaaP vai ao encontro do novo comportamento do consumidor que, a cada dia mais, busca soluções financeiras rápidas, desburocratizadas, fáceis e acessíveis.

A maneira mais indicada de conseguir atender a essas necessidades é utilizando a tecnologia a favor. Somado a isso, ganha destaque a empresa que entregar mais em menos tempo.

Visto que uma das bases de formação de um banco modular e aberto são as parcerias, uma organização pode se beneficiar das soluções desenvolvidas por outra.

Dessa forma, a disponibilização de novos produtos e serviços financeiros digitais é concretizada mais rapidamente, beneficiando todos os envolvidos.

Dica extra! Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem, podcast sobre tecnologia financeira da Zoop.

Transformação digital: como a tecnologia está mudando as empresas?

Fomenta a criação de novos produtos e serviços

Outra parte do atendimento do novo perfil dos consumidores bancários diz respeito à necessidade de criar novos produtos e serviços.

É preciso destacar também o Open Banking, conceito que vai impulsionar ainda mais a busca por soluções novas e mais adequadas às necessidades do público.

O Banking as a Platform vai ao encontro dessas duas questões e tem papel de bastante peso, pois permite o desenvolvimento de produtos em conjunto por empresas que firmarem parceria, indo além daquilo que já oferecem.

Melhora a experiência do usuário

Consequentemente, ambas as vantagens anteriores impactam diretamente na melhora da experiência do usuário.

Conseguir resolver todos os problemas em uma única plataforma é uma maneira de aumentar o seu nível de satisfação e de estreitar ainda mais o seu relacionamento com a empresa.

Aumenta as taxas de fidelização e de atração

Como reflexo, o usuário não precisa procurar outras empresas para completar a lista de soluções que precisa para o seu dia a dia.

Em uma mesma plataforma o cliente tem acesso a variados serviços, ofertados por uma marca que já conhece e confia. O resultado disso pode ser visto no aumento das taxas de fidelização.

Além disso, o BaaP eleva o poder de atração da companhia, pois os potenciais clientes percebem que tudo o que precisam está disponível em um único lugar, tornando a sua rotina muito mais prática.

Destaca a empresa dos demais concorrentes

Essa oferta completa, acessível e personalizada para determinado público-alvo também reflete no poder de competitividade da empresa.

Em comparação às que não trabalham dessa forma, as que atuam como BaaP agregam mais valor às suas soluções, o que é um importante diferencial competitivo nos dias atuais.

Dica de leitura: “Diferencial competitivo: como os pagamentos digitais podem lhe ajudar nesse quesito?

Quais outros benefícios podem ser gerados pelo BaaP?

Mas além das vantagens que acabamos de citar, a ideia de criar e oferecer aos clientes um banco modular e aberto resulta em diversos outros resultados positivos tanto para a companhia quanto para o seu público-alvo.

Dois dos benefícios da aplicação desse conceito que mais se destacam são:

  • adequação ao processo de transformação digital;
  • estímulo à inovação bancária.

Adequação ao processo de transformação digital

É possível dizer que o conceito Banking as a Platform tem total relação com a transformação digital pela qual bancos e empresas vêm passando nos últimos anos.

Trazer o BaaP para o seu negócio é uma forma de caminhar nesse mesmo ritmo, ou seja, de acompanhar essas transformações. Isso, por sua vez, ajuda a evitar que as suas ofertas se tornem obsoletas, condição que pode afastar clientes e até mesmo induzi-los a migrar para concorrentes mais modernos.

Estímulo à inovação bancária

Por sua vez, os produtos e serviços financeiros digitais que podem ser desenvolvidos e entregues via BaaP estimulam os clientes a usarem soluções bancárias atualizadas e inovadoras.

Obviamente, isso melhora suas experiências em diversos momentos do dia, a exemplo do que citamos anteriormente.

E quanto mais as pessoas (tanto físicas quanto jurídicas) têm acesso a ferramentas modernas e práticas, mais querem que essas evoluam e atendam a novas necessidades que vão surgindo.

Esse comportamento, por sua vez, fomenta a inovação bancária, abrindo espaço para a entrada de novos players no setor, que trazem propostas de soluções mais arrojadas para atender a essa atual demanda.

Consequentemente, isso tende a gerar novas oportunidades de negócios — e de receita — para as empresas que visam criar e disponibilizar os seus próprios produtos e serviços financeiros. 

Como se tornar um banco modular e aberto?

Talvez a palavra que tenha mais relação com a formação e entrega de um banco modular aberto seja parceria. Considerando isso, não há outra maneira de transformar a sua oferta de soluções financeiras em um banco modular e aberto do que escolhendo bons parceiros.

Nesse processo de escolha é fundamental se atentar a pontos como:

  • quais produtos e serviços são oferecidos que podem ser agregados à sua empresa;
  • facilidade de integração via API;
  • suporte no processo de implementação das novas soluções;
  • segurança em todas as pontas das operações.

 

A plataforma Banking as a Service da Zoop, por exemplo, permite que você crie hoje o banco do futuro.

Livre de certificações e de regulamentações, sua empresa passa a fazer parte do movimento de transformação do setor financeiro, sem deixar de lado o foco do seu negócio.

Assim, você consegue entregar aos seus clientes soluções realmente completas, além de gerar novas oportunidades de negócio e fontes de receita.

Conheça agora mesmo o Zoop Banking e confira como oferecer a melhor experiência de banco digital ao seu público, e com a sua marca!

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