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Se você é empreendedor e nunca ouviu falar no termo “banking as a service”, já passou da hora de descobrir o significado e os benefícios dessa nova tendência do mercado de fintechs.

Fintech nada mais é que a junção entre “finanças” e “tecnologias”. Durante a última década, diversas empresas desse ramo surgiram mundo afora trazendo soluções 100% digitais para democratizar e facilitar o acesso dos clientes a serviços financeiros de qualidade.

É nesse contexto que surgiu o BaaS (banking as a service). Ele representa uma nova modalidade de serviço digital oferecido por fintechs para outras empresas, de modo que estas últimas passam a ofertar produtos bancários para seus clientes, como conta digital, possibilidade de fazer transferências, etc.

A expectativa de crescimento desse mercado a nível mundial é de 15,7% até 2031, o que representaria em um faturamento 12.2 bilhões de dólares em menos de 10 anos. Os dados são do Future Market Insights.

Incrível, não? Pois se você quiser entender melhor o que é BaaS e quais são as vantagens dessa tendência tanto para as empresas quanto para o consumidor, continue a leitura com a gente até o fim!

 

O que é banking as a service?

Já pensou na possibilidade de sua empresa oferecer produtos bancários aos seus clientes, como um cartão, uma conta digital e a possibilidade de pagar boletos, fazer transferências e analisar extratos? 

Pois saiba que isso é cada vez mais comum e uma realidade que veio para ficar. Conhecido como banking as a service, essa tendência consiste na criação de uma estrutura bancária digital desenvolvida por uma fintech e vendida para empresas que desejam implementar esse serviço na sua estrutura operacional.

Dessa forma, qualquer negócio pode funcionar como uma instituição financeira e ofertar produtos bancários para seus clientes. Tudo isso é feito sem a necessidade de se submeter às condições regulatórias obrigatórias a outras companhias do mercado financeiro.

Mais do que uma oportunidade de simplesmente ampliar o leque de produtos financeiros, o banking as a service é uma chance de estreitar o relacionamento com seu cliente, conhecendo melhor seu público e oferecendo condições mais personalizadas!

E como funciona esse processo? Por meio de APIs (Application Programing Interface), tecnologia desenvolvida por meio de um conjunto de comandos de programação que funcionam de ponta a ponta.

Sendo assim, as empresas adquirem o serviço de BaaS com uma estrutura pré-configura e pode adaptá-la de acordo com as necessidades e objetivos da sua empresa.

Resumindo: o banking as a service implementa características de fintech em empresas de segmentos totalmente diferentes, o que garante a elas a autonomia e flexibilidade necessária para desenvolver condições de pagamento e serviços financeiros exclusivos e personalizados ao seu público.

Quais as vantagens de investir em banking as a service?

Afinal, quais são os principais impactos positivos e vantagens de investir em banking as a service? Selecionamos três motivos fundamentais para motivar a implementação dessa tecnologia no seu negócio. Confira!

Segurança

Toda a estrutura e serviços bancários são oferecidos por uma fintech regulada pelo Banco Central e que segue todos os princípios de boas práticas do mercado financeiro. 

Dessa forma, tanto a empresa que contrata o serviço quanto os clientes que vão utilizar os produtos bancários podem ficar tranquilos com relação às medidas de proteção de dados e segurança de seu dinheiro.

Bom custo benefício

O BaaS garante que sua empresa contrate toda uma estrutura já pronta e facilmente replicável no seu contexto organizacional para oferecer os serviços de banco digital.

Sendo assim, não há a necessidade em investir uma grande quantidade de dinheiro em equipes internas de desenvolvedores para criar e manter sua própria infraestrutura tecnológica. Isso garante economia de tempo e dinheiro!

Personalização

Como uma estrutura financeira própria e customizável, sua empresa vai conseguir criar condições de pagamentos e soluções de crédito personalizadas e de forma flexível para seus clientes. 

Tudo isso será feito sem a necessidade de contar com uma instituição intermediária!

Vinculando pagamentos, descontos e opções de crédito à conta digital do seu negócio, aumentam as chances de fidelização e as possibilidades de consumo do seu público. 

O resultado final, portanto, não poderia ser outro: mais vendas para sua empresa e uma melhor experiência de compra para o consumidor.

Fidelização de clientes

Contar com um banco digital exclusivo para ter condições especiais de pagamento e consumo já é um diferencial e tanto para que seu cliente sempre olhe sua empresa como uma boa oportunidade de negócio, não é mesmo?

Esse vínculo direto entre empresa e público permite, como mencionamos acima, uma maior personalização de ofertas e condições de pagamentos, o que consequentemente resulta em uma fidelização no longo prazo.

E não há como menosprezar a retenção de cliente, pois além de muito mais barata que a prospecção de novos, ela é um sinal claro de bons números de customer success e de credibilidade para a marca.

BaaS Brasil: quais empresas apostam nessa tendência?

A Zoop é referência de banking as a service no Brasil. O Zoop Banking é uma plataforma white label que garante um BaaS 100% digital e personalizável para seu negócio. Dentre as principais funções, podemos destacar:

  • envio de grandes volumes via Pix para qualquer instituição financeira;
  • pagamento de contas de consumo, boletos e tributos;
  • cartão pré-pago exclusivo com o nome da sua marca;
  • múltiplos acessos de sócios a conta PJ com diferentes dispositivos e muito mais.

Essa é a oportunidade perfeita de oferecer serviços financeiros customizáveis de acordo com as necessidades e dores do seu público-alvo.

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