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O que é Banking as a Service? Entenda o conceito, vantagens e por que vale a pena

Publicado em 18 de agosto de 2020 por Redação Zoop

Procurando o que é Banking as a Service? Pois saiba que se trata de uma solução que permite que qualquer empresa ofereça aos seus clientes e parceiros de negócios serviços financeiros, ainda que esse não seja seu core business.

Com o Banking as a Service, mesmo se a sua empresa não for do mercado financeiro, você pode criar produtos e serviços iguais aos de um banco digital, sem ter que se preocupar com normas e regulamentações.

Outra grande vantagem é que todas essas soluções recebem a sua marca. Por exemplo, se oferecer aos seus clientes um cartão de débito, ela sairá com o nome da sua empresa, e não de uma instituição bancária.

Esse tipo de oferta ajuda a melhorar a experiência do seu cliente, ao disponibilizar resoluções mais alinhadas às suas necessidades.

Além de contribuir para a fidelização, o Banking as a Service ajuda a aumentar o seu faturamento ao criar uma nova receita para o seu negócio.

Parece bem atrativo? Então continue a leitura para entender melhor o que é Banking as a Service, como funciona, quais as vantagens e o que você precisa fazer para que a sua empresa também passe a oferecer serviços financeiros e bancários.

O que é Banking as a Service?

Banking as a Service, ou BaaS, é uma solução tecnológica que permite que qualquer empresa comece a oferecer produtos financeiros sem precisar de um banco ou ter que se tornar um para isso, independentemente do seu ramo de atuação.

Ou seja, é permitir que mesmo negócios que não são voltados para esse mercado passem a se posicionar como instituições financeiras, oferecendo todos os serviços de um banco digital, tais como:

  • conta digital;
  • cartão de débito;
  • cartão de crédito;
  • transferências;
  • pagamentos, entre outros.

 

E tudo isso, com a própria marca.

Como funciona o Banking as a Service?

Você deve estar pensando: “Ok, agora eu sei o que é Banking as a Service, mas na prática, como funciona?

O BaaS é disponibilizado para a empresa interessada por meio de APIs, Application Programing Interface. Em uma explicação resumida, é um conjunto de instruções e padrões de programação que fazem a ligação entre um ponto e outro.

No caso do Banking as a Service, essas APIs farão a comunicação entre o desenvolvedor, geralmente uma fintech, e a empresa que prestará os serviços bancários/financeiros.

É por esse motivo que qualquer negócio pode oferecer serviços e produtos bancários aos seus clientes, mantendo o mesmo padrão de segurança e funcionalidades de um banco digital, sem que para isso precise mudar o foco das suas atividades ou ter que adquirir uma licença bancária própria.

Afinal, toda a parte de desenvolvimento e regulamentação fica por conta do desenvolvedor do BaaS.

Quais as vantagens do Banking as a Service?

O Banking as a Service se tornou uma oportunidade de negócio bastante interessante para as empresas, especialmente por conta da crescente transformação digital pela qual vem passando os serviços financeiros.

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, realizada pela Federação Brasileira de Bancos em parceria com a Deloitte, em 2018 houve um aumento de 56% no número de contas abertas pelo celular.

Esse percentual representa 2,5 milhões de novas contas. Via internet banking também houve crescimento: 434 mil contas abertas em 2018, contra 26 mil em 2017.

A necessidade da oferta de serviços digitais se torna ainda mais evidente quando, na mesma pesquisa, percebe-se que o número de pessoas que realizam, pelo menos, 80% de suas transações financeiras via mobile banking passou de 16,3 milhões em 2017 para 26,8 milhões em 2018.

Entenda mais sobre o futuro dos meios de pagamento e serviços financeiros assistindo a este webinar:

Assim, além de ter a oportunidade de aumentar a receita da empresa, trabalhar com Banking as a Service tem como vantagem:

  • atrair e reter mais clientes;
  • possibilidade de escolher os serviços mais indicados para o seu público;
  • reduzir custos para os clientes e para a sua empresa;
  • promover a digitalização do dinheiro;
  • oferecer mais agilidade em transferências.

Atrair e reter mais clientes

Oferecer produtos e serviços financeiros/bancários aos clientes é uma boa maneira de aumentar a fidelização.

Isso porque a empresa, melhor do que ninguém, conhece de perto todas as necessidades e dores do seu público.

Dessa forma, consegue criar soluções que atendam pontualmente todos esses pontos, a exemplo dos serviços BaaS, contribui para que não precisem buscar em concorrentes respostas para os seus problemas.

A mesma ideia vale quanto o assunto é atração. Afinal, uma empresa que soluciona a dor do cliente e, além disso, se coloca um passo à frente de suas necessidades, certamente, conta com um importante diferencial de mercado.

Possibilidade de escolher os serviços mais indicados para o seu público

O Banking as a Service tem outra grande vantagem que é a possibilidade de a empresa interessada em implementar esse recurso escolher apenas os produtos e serviços que mais lhe interessam.

Ou seja, dentre todas as soluções financeiras e bancárias que o BaaS possibilita, você pode trabalhar apenas com aqueles que realmente são relevantes para o seu público, evitando desperdício de tempo e de investimento.

Reduzir custos para os clientes e para a sua empresa

Ao contrário dos bancos tradicionais, oferecer aos seus clientes produtos e serviços financeiros digitais diminui seus gastos com manutenção de contas.

Isso acontece visto as soluções estarem em um ambiente virtual, o que elimina custos com infraestrutura, funcionários e outros que, comumente, são repassados os correntistas.

Para a sua empresa, o Banking as a Service é uma solução rentável pois, como todos os produtos e serviços são adquiridos via API, não é preciso montar (e manter) um time de profissionais para isso, nem ter gastos com desenvolvimento.

Promover a digitalização do dinheiro

A digitalização do dinheiro consiste em, cada vez menos, utilizar valores em espécie (dinheiro impresso) e se valer das soluções digitais.

Essa nova realidade, cada dia mais presente, torna os processos financeiros mais rápidos e seguros.

Além disso, empresas que se enquadram a essa nova realidade se tornam mais competitivas no mercado em que atuam.

 

Entenda mais sobre “Os impactos da digitalização do dinheiro

 

Oferecer mais agilidade em transferências

Ao oferecer produtos e serviços financeiros via BaaS sua empresa resolve pontualmente as dores dos seus clientes e ainda colabora para que tenham uma gestão financeira mais ágil.

Por exemplo, ao invés de terem que lidar com diversos bancos e fazer transferências entre eles, tudo é resolvido dentro de um mesmo ambiente, com custos menores e de maneira mais rápida.

E os desafios do Banking as a Service?

Mas saber o que é Banking as a Service inclui também entender um pouco mais sobre seus principais desafios.

Esses dizem respeito especialmente ao atendimento de normas, legislações e regulamentações para que uma empresa possa trabalhar com serviços financeiros.

No entanto, o BaaS se torna opção viável para qualquer tipo de empresa, pois todos esses pontos já foram resolvidos pelo desenvolvedor responsável por essa solução.

Assim, toda e qualquer interação com os órgãos reguladores ficam sob responsabilidade e de quem desenvolveu as aplicações.

Motivos para trabalhar com Banking as a Service

Agora que você sabe o que é Banking as a Service, com funciona, suas vantagens e desafios, que tal saber por que sua empresa deve trabalhar com BaaS?

Veja alguns dos principais motivos:

  • expande seu portfólio de serviços;
  • permite oferecer soluções financeiras/bancárias exclusivas para o seu público;
  • dá a oportunidade de gerenciar toda a cadeia de pagamentos dos seus clientes e parceiros sem precisar de um banco;
  • gera experiências personalizadas ao seu público, estreitando o relacionamento;
  • aumenta o seu faturamento;
  • é um importante diferencial de mercado.

Qual o papel da Zoop nessa nova jornada?

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que permite que marketplaces, ERPs, empreendedores e outras fintechs passem a atuar também como instituições de pagamentos, ainda que não seja o foco do negócio.

Além de contribuir para que o negócio tenha uma nova receita, nossa infraestrutura de Banking as a Service permite que as empresas aprimorem suas logísticas financeiras.

O maior diferencial é que trabalhamos com o modelo White Label Banking. Ou seja, nossos parceiros podem explorar nossa tecnologia e criar produtos e serviços com suas próprias marcas.

E por trabalharmos com soluções modulares, é possível escolher somente as soluções que realmente agreguem valor ao seu negócio.

Como toda a aplicação do BaaS é feito via API, nosso parceiro não precisa se preocupar com barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento ou tempo de implementação.

Conheça a Zoop

Além do Banking as a Service, a Zoop conta com uma plataforma de serviços financeiros White Label completa.

Nela, você encontra tecnologia para conta digital, splits de pagamento, antecipação de recebíveis, captura para pagamentos presenciais (maquininhas), boletos e outros meios de pagamentos. Tudo isso com sua própria marca!

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