Banking

Carteira digital White Label X conta digital White Label: qual a melhor para o seu negócio?

Publicado em 19 de fevereiro de 2021 por Redação Zoop

Carteira digital White Label é uma solução de pagamento que leva a marca da sua empresa e que permite ao usuário final realizar transações financeiras utilizando dispositivos eletrônicos, tais como um smartphone.

As carteiras digitais substituem o uso do dinheiro impresso e dos cartões, uma vez que os valores que o cliente dispõe para utilização estão devidamente inseridos nessa solução.

Um levantamento realizado pela Área de Inteligência de Mercado da Globo constatou que 61% dos brasileiros que utilizam smartphones afirmam usar essa opção de pagamento.

Entre os motivos que estão levando à adesão cada dia maior dessa solução estão a agilidade com que os pagamentos são realizados, o que melhora consideravelmente a experiência de compra do cliente.

Já uma conta digital White Label também leva a sua marca, porém, vai além de ser apenas uma solução de pagamento, pois engloba todos os produtos e serviços financeiros pertinentes a uma conta bancária tradicional.

Como funcionam essas soluções? Qual delas seria mais vantajosa oferecer para o seu público?

O que é e como funciona uma carteira digital?

Carteira digital, ou e-wallets, é uma solução que permite ao usuário adicionar valores em um aplicativo próprio para utilizá-los na realização de diferentes pagamentos.

Em uma linguagem bem simplificada, é como se a carteira que carregamos diariamente com dinheiro impresso e cartões de plástico fosse inserida em um dispositivo eletrônico (smartphone, tablets, entre outros)e substituída por ele.

Existem diversas maneiras de o cliente “guardar” dinheiro em uma carteira digital. Entre elas estão o depósito, a transferência bancária ou o pagamento de boletos.

Além disso, o cliente também pode cadastrar os seus cartões, o que evita ter que carregá-los sempre que sair ou for realizar um pagamento.

Quanto à tecnologia que possibilita as transações via carteira digital, as duas principais são a criptografia, que permite a criação de identidades digitais que armazenam os dados financeiros do cliente; e a NFC (Near Field Communication), que é o pagamento por aproximação.

Na hora de realizar o pagamento o usuário pode fazer a transferência do valor da sua carteira digital para outra, para outra conta digital ou efetivá-lo via QR Code

O que é e como funciona uma conta digital?

Já a conta digital é uma modalidade bancária semelhante às contas bancárias tradicionais, mas que funciona 100% em ambiente virtual.

Uma conta digital inclui cartões (que podem ser de débito, crédito ou pré-pago) e todos os produtos financeiros de uma conta tradicional, tais como saldos, extratos, transferências, Pix, pagamento de contas etc.

Ou seja, trata-se de uma solução que engloba diversos serviços financeiros, e não apenas os voltados para pagamento, como a carteira digital.

A principal característica de uma conta digital é que todo o seu funcionamento é via internet, indo desde o momento da abertura pelo cliente às movimentações e transações. 

Entenda tudo sobre o tema e porque a sua empresa deve trabalhar com essa solução no artigo “O que é conta digital? Entenda e veja por que vale a pena oferecer essa solução aos seus parceiros

No que consiste uma carteira digital White Label?

Uma carteira digital White Label é uma solução de pagamento que contempla todas as funcionalidades que citamos anteriormente. Porém, ela leva a marca da sua empresa.

Isso quer dizer que você passa a oferecer aos seus clientes a possibilidade de realizarem transações via dispositivos eletrônicos, eliminando o uso de cartões e de dinheiro, mas com o nome do seu negócio em destaque.

Assim, ao invés de estabelecerem uma relação com uma instituição financeira para usufruírem dessa ferramenta, os seus consumidores usam a mesma solução, mas oferecida diretamente por sua empresa.

Quais as vantagens da carteira digital White Label?

As vantagens da carteira digital White Label seguem a mesma trilha dos benefícios de uma conta digital White Label.

Ambos são serviços que levam a marca da sua empresa. Ou seja, o desenvolvedor por trás das ferramentas, geralmente uma fintech as a service, não aparece. 

O que os seus clientes veem são soluções criadas e personalizadas por sua empresa que resolvem os seus problemas de maneira mais pontual e satisfatória que os bancos tradicionais.

Assim, se listarmos as vantagens de oferecer uma carteira digital White Label para o seu público, as que mais se destacam são:

  • fortalecimento da sua marca;
  • aumento do seu potencial competitivo;
  • oferta de uma solução que expande o portfólio de serviços;
  • uma nova forma de aumentar as suas taxas de retenção e de fidelização;
  • geração de uma nova fonte de receita para o seu negócio.

Por que oferecer uma carteira digital White Label aos seus clientes?

Um estudo apresentado pela Bain & Company mostrou que quase metade dos pagamentos no e-commerce, e mais de um quarto dos realizados em pontos de venda (presencialmente), serão realizados via carteira digital até 2022, em todo o mundo.

Quanto a isso, não podemos deixar de citar que as soluções de pagamento têm grande peso na decisão de compra dos clientes.

Com um comportamento cada dia mais digital, os consumidores passaram a buscar soluções rápidas e seguras para realizarem as suas compras.

Por isso, um dos motivos para oferecer uma carteira digital White Label para os seus clientes é entregar a eles uma ferramenta que vá ao encontro das suas atuais expectativas.

É preciso destacar também que, por ser uma solução White Label, você consegue personalizá-la de acordo com o perfil do seu público. Isso garante o atendimento realmente pontual de todas as suas dores e necessidades.

Além disso, é fundamental ter em mente que os pagamentos digitais se tornaram um importante diferencial competitivo. 

Entregar algo aos consumidores que os seus concorrentes ainda não entregaram destaca a sua marca no mercado. Isso também dá aos seus clientes a chance de resolverem todos os seus problemas em um único lugar, ou seja, dentro da sua empresa.

Entenda mais sobre essa abordagem no artigo “Diferencial competitivo: como os pagamentos digitais podem lhe ajudar nesse quesito?

Como trabalhar com conta digital e carteira digital White Label?

Como mencionado, tanto a conta digital quanto a carteira digital White Label são soluções oferecidas por fintechs para que o seu negócio comece a trabalhar com produtos e serviços financeiros.

Essa parceria permite que qualquer empresa, de qualquer segmento, agregue mais valor ao seu portfólio e ao dia a dia dos seus clientes, se tornando um verdadeiro banco do futuro!

Não deixe de assistir ao vídeo do evento “Tech Banking: criando os bancos do futuro” para entender tudo sobre esse conceito.

 

A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, oferece aos seus parceiros o Zoop Banking.

A nossa plataforma Banking as a Service permite a criação de soluções com a conta digital White Label, o Minha Conta, com diversas funcionalidades, tais como transferência, pagamentos, TED e muito mais.

Entre em contato agora com os nossos especialistas e entenda mais!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo