A fintechs, ano após ano, vão tomando conta do mercado financeiro e ditando as principais tendências e inovações do segmento. Um reflexo claro disso é o enorme sucesso que o serviço de conta digital vem fazendo não só no mundo, mas especificamente no nosso país.

Atualmente, existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no país e cerca de 75,8% dos brasileiros estão dispostas a deixar de guardar e operar seu dinheiro em bancos tradicionais para abrir uma conta em um banco digital. Os dados são da Onboarding Digital 2021 e foram divulgados em fevereiro de 2022.

Os números comprovam que o mercado financeiro no Brasil, antes tão concentrado na mão de poucas empresas, está cada vez mais diversificado em função do boom das fintechs e do investimento em tecnologia para facilitar a vida dos correntista e tornar o serviço bancário mais acessível para mais pessoas.

Para se ter uma ideia, em 2017, o relatório do Banco Central afirmava que os cinco maiores bancos brasileiros dominavam 82% de todo o mercado nacional.

Entretanto, para benefício do consumidor, novas empresas estão surgindo para fazer frente a esse antigo monopólio e ampliar o leque de opções e benefícios desse segmento.

Uma dessas maiores inovações é o banking as a service, tendência que permite que qualquer empresa que não seja do setor financeiro possa oferecer conta digital e outros produtos bancários aos seus clientes.

Incrível, não é mesmo? Quer aprender mais sobre essa novidade e tudo que envolve contas digitais? Pois acompanhe nosso conteúdo até o fim!

O que  é conta digital?

A conta digital é um serviço de conta corrente 100% online pelo qual os correntistas podem movimentar suas economias, depositar novas quantias, fazer pagamento e realizar transferências.

Diferentemente das contas tradicionais de antigamente, os bancos e empresas que oferecem esse produto concentram todos os serviços em um aplicativo ou site na internet. Isso é, a ideia é extinguir a necessidade de agências, filas para depósito, solicitação de cartão e toda atividade que precise ser feita presencialmente.

Tudo é online e pode ser feito com apenas alguns cliques por meio do seu smartphone, computador ou tablet. 

Os melhores bancos digitais do mercado, como o Nubank, Inter, Genial, entre outros, apostaram em inúmeras vantagens das contas digitais para conseguir atrair um público cada vez maior, por exemplo:

  • anuidade gratuita;
  • transferências via TED sem cobranças de taxas;
  • contas correntes que rendem 100% ou mais da CDI;
  • limites de cartão de crédito mais flexíveis;
  • conta digital PF e PJ;
  • além de toda a praticidade de ter uma experiência bancária completa pelo aplicativo.

Esses benefícios são determinantes para uma maior democratização e acesso a uma conta corrente no Brasil, país com um histórico tão grande de desbancarizados. 

Entretanto, a alta taxa de 34 milhões de pessoas sem contas bancárias (ou que as usam com pouca frequência) ainda em 2021, segundo o Valor Investe, mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer nesse processo.

Como funciona o banking as a service?

Um dos grandes desdobramentos da transformação digital dos serviços financeiros é o banking as a service. 

Com esse novo modelo de negócio, o consumidor nem precisa necessariamente mais buscar por uma instituição financeira para abrir uma conta digital, pois ele pode conseguir isso diretamente com as empresas com quem ele faz negócio.

Isso mesmo: agora companhias de varejo, prestadores de serviços e várias outras podem investir em uma infraestrutura bancária própria e 100% autônoma para oferecer ao seu público.

Sem a necessidade da intermediação de uma instituição financeira, os negócios agora podem ofertar conta digital para os clientes fazerem pagamentos, transferências e consultar extratos de movimentação, além de receber um cartão específico da marca.

Como isso é possível? Por meio de fintechs de banking as a service. Elas desenvolvem uma plataforma white label já pronta por meio de uma negociação B2B para que outras empresas, de outro segmento, possam customizá-la de modo que atenda suas necessidades e ofereça produtos bancários e condições financeiras personalizadas aos seus clientes.

Esse serviço financeiro personalizado promove uma maior integração entre marca e consumidores, que recebem condições especiais de consumo e pagamento e tendem a fortalecer ainda mais sua fidelização com a empresa. 

Não é incrível?

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É dono de um negócio e ficou interessado em oferecer uma conta digital para seus clientes? Então você precisa conhecer a ferramenta Zoop Banking.

A plataforma white label já vem pronta para ser utilizada e adaptada para os objetivos e demandas do seu negócio. O gerenciamento é simples e intuitivo, além de contar com os seguintes recursos:

  • pagamento via Zoop Payments, TED e boleto bancário;
  • envio e recebimento de PIX para outros bancos e instituição financeira
  • cartão pré-pago exclusivo;
  • e conta digital única para que seu cliente realize todas as operações que desejar.

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