
Digital onboarding para bancos: por que e como implementar?

O processo de digital onboarding para os bancos consiste na integração dos clientes aos produtos e serviços financeiros oferecidos pela instituição bancária, por meio do uso de soluções tecnológicas.
Se, até alguns anos atrás, as operações financeiras precisam ser feitas presencialmente em uma agência bancária, com a chegada das fintechs no Brasil, esse cenário mudou e tudo está cada vez mais virtual.
Da abertura de conta corrente à contratação de empréstimos e seguros, as mais variadas operações financeiras podem ser feitas em poucos cliques, da palma das mãos do cliente, de qualquer lugar.
Porém, para que o usuário possa usufruir de todos os recursos que o banco digital oferece, é fundamental que ele entenda as funcionalidades, seus benefícios e como utilizá-las. E é justamente neste ponto que entra o onboarding digital.
Aqui, é importante destacarmos que esse é um processo benéfico tanto para a instituição bancária quanto para os clientes. Inclusive, isso faz parte da transformação digital no sistema financeiro.
Sobre essa mudança, é válido trazermos dados da “Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022 — Volume 1: Tendências em Tecnologia“, a qual revelou que 87% dos bancos participantes do levantamento afirmam que a alta expectativa dos clientes, em relação aos canais digitais e sua usabilidade, impulsionaram a digitalização da instituição.
Ou seja, se os usuários esperam soluções e recursos financeiros cada vez mais tecnológicos e otimizados, e isso fomenta o posicionamento dos bancos, por que não oferecer ferramentas desse tipo desde sua chegada à instituição financeira?
Para responder essa questão, siga a leitura deste artigo e confira o que é digital onboarding, como funciona, quais as vantagens e como implementar.
O que é digital onboarding?
Digital onboarding é um processo que integra o cliente bancário às soluções, funcionalidades e recursos oferecidos pelo banco digital com o qual iniciou ou retomou um relacionamento.
Explicando de outro modo, o onboarding digital permite que os clientes tenham acesso facilitado e otimizado a todas as ferramentas, produtos e serviços que são oferecidos pela instituição financeira, de forma 100% remota e digital.
Com o uso de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, o processo de onboarding bancário contempla desde a avaliação de documentos para a abertura de uma conta digital até orientações precisas e personalizadas sobre contratação de empréstimos, seguros e financiamentos, entre outros serviços.
Exemplos de onboarding no setor bancário
Para ficar mais claro o que é digital onboarding no setor bancário, usaremos alguns exemplos práticos de aplicação desse conceito, que são:
- abertura de conta;
- liberação de cartões;
- solicitação e aprovação de crédito.
Abertura de conta
Mesmo por meio digital, a abertura de uma conta bancária exige a apresentação e a validação de documentos que comprovem a identidade do titular.
Nesta etapa, o onboarding ajuda no processo de KYC, sigla para Know Your Client, que, em português, significa “conheça seu cliente”.
Além de tornar o processo de abertura de conta muito mais dinâmico para o futuro cliente, o uso do onboarding digital nesta fase entrega resultados mais confiáveis de identificação à instituição financeira, mitigando os riscos desse relacionamento.
Liberação de cartões
Aprovações de crédito manuais deixam de existir quando o banco digital adota o onboarding.
O motivo é que toda a análise do perfil do cliente passa a ser feita automaticamente, otimizando o processo e contribuindo para elevar o número de adesão de usuários a esse meio de pagamento.
Solicitação e aprovação de crédito
O mesmo princípio que acabamos de citar vale para solicitação e aprovação de crédito. Aqui, destaca-se o fato de que o cliente consegue realizar a contratação sozinho, apenas seguindo o passo a passo indicado no internet banking ou aplicativo bancário.
Isso confere ao usuário bancário muito mais autonomia, melhorando sua experiência e estreitando o relacionamento que tem com a instituição financeira, o que pode refletir na sua fidelidade.
Dica de leitura: “Como funciona o crédito fumaça? Entenda as garantias e vantagens da modalidade“
Por que o onboarding digital é importante para o setor bancário?
O onboarding digital se tornou importante para o setor bancário, pois vai ao encontro do atual comportamento dos clientes, que está cada vez mais digitalizado.
Somado a isso, é uma maneira de otimizar operações e melhorar a experiência dos usuários de bancos digitais, contribuindo para sua atração e fidelização.
De acordo com dados da “Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022 — Volume 3: Transações Bancárias“, sete em cada dez transações bancárias são digitais.
Um ponto de destaque dessas operações é o mobile banking, que teve um aumento de utilização de 75% entre os anos de 2020 e 2021 — percentual que representa 7 bilhões de operações a mais efetuadas nesse canal.
Por outro lado, as idas às agências bancárias caem a cada ano, sendo responsáveis por apenas 3% de todas as operações de 2021.
Considerando apenas a abertura de contas, as realizadas por canais digitais superaram as dos canais físicos. Somando mobile banking e internet banking, foram abertas 10,8 milhões de contas digitais em 2021, um aumento de 66% em relação a 2020.
Presencialmente, foram abertas 9,9 milhões de contas correntes em 2021 e 8,5 milhões em 2020, isto é, um crescimento de apenas 16%.
Todo esse movimento impacta na necessidade de implementar soluções cada vez mais modernas, tecnológicas, otimizadas e funcionais para suprir esse atual comportamento dos clientes. E, como dissemos, o onboarding digital é uma das maneiras de atender a essa expectativa nas instituições bancárias.
Vantagens do digital onboarding para bancos
Para deixar a importância desse processo mais evidente, destacaremos agora algumas das principais vantagens do digital onboarding para bancos. São elas:
- aumento do nível de segurança dos processos, mitigando os riscos;
- redução de tempo para contratação de produtos e/ou serviços financeiros;
- redução de custos operacionais;
- melhora da experiência do cliente bancário;
- potencial para elevar a taxa de fidelização da instituição bancária;
- conquista de um diferencial competitivo, aumentando seu poder de atração.
Como implementar o onboarding digital no seu banco?
Parece óbvio, mas o primeiro passo para implementar o onboarding digital é ter um banco digital.
Isso mesmo! Graças à solução Banking as a Service, qualquer empresa, de qualquer segmento e que atenda aos requisitos necessários, pode criar seu próprio banco digital e oferecer mais esse serviço para seus clientes e parceiros de negócio.
O iFood, por exemplo, criou o chamado “banco dos restaurantes” com o apoio da tecnologia da Zoop. Assista a este vídeo e confira como isso foi possível:
Após saber o que um banco digital oferece e como ter um com a marca da sua empresa, as etapas sugeridas para implementar o onboarding digital no seu banco são:
- identifique as necessidades e dúvidas dos seus clientes;
- verifique quais tecnologias ajudam a suprir essas carências;
- pense em caminhos e abordagens que realmente melhorem a experiência do usuário;
- defina um cronograma de implementação;
- revise o processo de onboarding digital bancário sempre que necessário.
Como a Zoop pode ajudar na criação do seu banco digital?
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