Banking

ERP Banking: como Banking as a Service pode revolucionar esse modelo de negócio?

Publicado em 09 de outubro de 2020 por Redação Zoop
5/5 - (3 votes)

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O ERP Banking, cada dia mais, está se tornando uma realidade (e uma necessidade) para as empresas desse setor.

Mas o que seria esse conceito exatamente? ERP Banking pode ser definido como a possibilidade de oferecer serviços e produtos financeiros próprios, integrados ao sistema de gestão — Enterprise Resource Planning.

O acréscimo dessas soluções é uma forma de entregar plataformas realmente completas aos clientes, as quais permitem que eles resolvam, em um único ambiente, todas as dores que têm no dia a dia de gerenciamento dos seus negócios.

Empresas como a Stone, que adquiriu a Linx, e também a criação da wiipo pela Senior Sistemas — que conta com soluções Banking as a Service oferecidas pela Zoop — comprovam isso.

Entre as principais vantagens está a entrega de uma solução verdadeiramente abrangente, contribuindo para que os usuários do ERP não precisem de outras empresas para resolver os seus problemas.

A consequência disso? A entrega de um produto mais aderente, oportunidade de novos negócios, aumento das taxas de fidelização e de atração, e muito mais!

Quais são os motivos que justificam trabalhar com um ERP Banking?

São inúmeros os motivos que justificam as empresas de sistema de gestão integrado a incluírem soluções financeiras aos seus softwares.

Para deixar essas razões ainda mais claras, vamos partir do princípio que a característica e o objetivo desse modelo de negócio é oferecer ao cliente uma plataforma que integre todas as atividades da sua empresa em um único ambiente.

Considerando isso — e o fato que os ERPs entendem a fundo a dinâmica e as necessidades dos seus clientes — por que não adicionar a essa solução produtos e serviços financeiros?

A oferta de uma plataforma Banking as a Service garantirá que a sua empresa entregue aos clientes absolutamente tudo o que precisam para realização das suas tarefas diárias.

Desse modo, não precisarão mais buscar outros parceiros de negócio para fazer a sua gestão: tudo estará unificado dentro da sua solução! 

Quais são as principais vantagens do ERP Banking para essas empresas?

Uma das principais vantagens dessa solução é que se trata de um recurso que agrega valor à ferramenta oferecida para empresa, condição que gera em inúmeros resultados positivos tanto para ela quanto para os seus clientes.

No caso das companhias de Enterprise Resource Planning, especificamente, incorporar produtos financeiros é uma maneira de aumentar o seu portfólio de soluções e, consequentemente, gerar uma nova fonte de receita para o negócio.

Essa, por sua vez, tende a render margens de lucro mais expressivas, visto que o ERP Banking contribui para entrega de produtos mais aderentes, considerando que o cliente não precisará de nenhuma outra plataforma além dessa.

Uma das consequências disso é o impacto positivo nas taxas churn e de fidelização.

Isso acontece porque entregar uma solução realmente completa é também uma forma de consolidar a sua base de clientes, bem como de atrair novos com CAC (Custo de Aquisição de Cliente) reduzido ou mantido.

Além disso, o LTV (Lifetime Value) também aumenta, já que o cliente passará muito mais tempo utilizando a sua solução.

Somadas a essas vantagens, é interessante destacar que esse recurso também contribui para:

  • criar uma nova vertical de negócios para a empresa, explorando assim diferentes oportunidades;
  • oferecer ao cliente uma experiência mais completa e totalmente integrada, com todas as soluções que ele precisa para uma boa gestão em um único ambiente;
  • fortalecer a sua marca no mercado, se destacando das empresas que ainda não entregam esses serviços;
  • aumentar o seu poder de competitividade e atrair a atenção de novos clientes e potenciais investidores.

E quais são as principais vantagens do ERP Banking para os seus clientes?

Mas como mencionado, o ERP Banking beneficia tanto a empresa fornecedora da solução quanto os seus clientes que, inclusive, são o centro dessa estratégia.

Contar com produtos e serviços financeiros integrados a uma plataforma com a qual já estão familiarizados, contribui para que os usuários diminuam o tempo de execução de suas atividades.

Afinal, dentro de um mesmo ambiente é possível receber valores, efetuar pagamentos, fazer a conciliação bancária e diversas outras tarefas relacionadas à gestão financeira de um negócio.

A otimização dos processos também poderá ser sentido pelos usuários de uma plataforma Enterprise Resource Planning que conta com serviços e produtos financeiros integrados, visto que contarão com aplicações e funcionalidades mais ágeis e eficientes.

Quanto o Open Banking pode contribuir para esse processo?

O Open Banking, sistema financeiro aberto, parte do princípio que o usuário bancário é o verdadeiro dono dos seus dados financeiros. Com isso, ele tem o direito de compartilhar essas informações com as instituições financeiras e de pagamento que julgar adequado para o seu momento, a qualquer tempo.

De acordo com o cronograma Open Banking, a implementação total desse sistema está prevista para 30 de setembro de 2022. Mas quanto e como isso afeta as empresas de ERP?

Para explicar o possível impacto, tomaremos como base uma ERP que já tem serviços financeiros integrados às suas soluções, certo?

Quem estiver participando do Open Banking poderá ter acesso aos dados e histórico financeiro dos seus clientes e potenciais clientes de maneira mais fácil e rápida. Com isso, poderá analisar melhor o seu comportamento financeiro e necessidades e, com essas impressões, criar e entregar soluções mais pontuais para as suas dores.

Isso contribui para atrair novos usuários para o sistema, visto que esses encontrarão os recursos que realmente precisam para realizar a gestão financeira. Com relação aos que já estão na base, é uma maneira de aprimorar as ofertas, contribuindo para que permaneçam por muito mais tempo como clientes da empresa.

Outras vantagens que o Open Banking pode trazer para os ERPs são:

  • otimizar o processo de consulta a extratos bancários de diferentes instituições, facilitando a conciliação bancária;
  • automatizar o processo de contas a pagar e a receber, ainda que provenientes de diferentes fontes;
  • facilitar o registro e a liquidez de boletos bancários.

 

Entenda mais sobre o Open Banking assistindo a este vídeo:

Como o Banking as a Service viabiliza o ERP Banking?

O Banking as a Service, BaaS, é uma solução que permite que qualquer empresa, incluindo as que atuam no setor de ERPs, ofereça aos seus clientes produtos e serviços financeiros com a própria marca.

Desse modo, sem desviar do seu core business, negócios de diferentes setores passam a atuar também como um banco digital, com a mesma segurança e praticidade.

Diversas pesquisas apontam que, ainda que as relações com os bancos tradicionais se mantenham altas, o nível de satisfação desses clientes não segue a mesma linha.

Por exemplo, de acordo com um levantamento apresentado no site Exame, apenas 4 entre 10 clientes desse modelo bancário estão satisfeitos com as soluções que recebem. Já entre os usuários de fintechs, esse número sobe para 7 a cada 10 usuários.

Entre os motivos que justificam essa diferença é que os bancos digitais entregam serviços menos burocráticos e mais adequados às necessidades do público.

No caso da implementação de serviços financeiros e bancários a sistemas Enterprise Resource Planning por meio do BaaS, a solução vai ao encontro da característica principal desse modelo de negócio, que é a de facilitar a vida de seus clientes, integrando diferentes atividades em uma única plataforma.

E como já mencionado, os ERPs entendem perfeitamente o fluxo de trabalho dos seus clientes. Com isso, muito melhor que os bancos tradicionais, conseguem criar soluções financeiras que realmente suprem suas dores, necessidades e demandas diárias.

Confira também: “As vantagens da integração de ERP com uma plataforma de pagamentos!” 

O que é preciso para atuar como um ERP Banking?

Além de criar produtos que recebem a marca da sua empresa, trabalhar dessa forma tem a grande vantagem de permitir a implementação de soluções em módulos.

Ou seja, entre os produtos financeiros que podem ser oferecidos — por exemplo conta digital, cartão de crédito, cartão de débito etc — você pode adquirir apenas aqueles que realmente agregam valor aos seus clientes.

A integração do Banking as a Service ao seu sistema é feito por meio de APIs, sendo preciso, portanto, destinar poucos recursos para desenvolvimento dessas soluções.

Somado a tudo isso, os serviços são entregues totalmente regulamentados, prontos para início das operações, livrando a sua empresa de qualquer preocupação referente a leis e regulamentações.

Como a Zoop pode ajudar você? Conheça o Zoop Banking!

No início deste artigo mencionamos a aquisição da Linx pela Stone, como prova de quanto os serviços financeiros agregam valor para as empresas ERP, se lembra?

No entanto, é importante ressaltar que não é necessário uma ação desse porte para que a sua empresa de sistemas de gestão integrados passe a atuar com um banking. A wiipo, por exemplo, foi criada com as soluções oferecidas pela Zoop.

Entenda melhor como aconteceu essa parceria e a importância dos serviços financeiros para ERPs assistindo a entrevista que fizemos com Fernanda Ferraz, Head da fintech wiipo

Para chegar a resultados como esse, a sua empresa pode utilizar o Zoop Banking, solução BaaS da Zoop.

O Zoop Banking permite oferecer aos seus clientes a mesma experiência de um banco digital, porém, com a sua marca.

Assim, de maneira rápida, fácil e prática seu negócio passa a atuar também com uma instituição de pagamento, sem desviar do seu foco principal.

Faça como a Avec, wiipo e diversas outras ERPs, ofereça aos seus clientes uma solução realmente completa e agregue ainda mais valor ao seu negócio!

Quer saber como? Entre em contato agora mesmo com a Zoop.

 

5/5 - (3 votes)
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo