Banking

Inovações nos bancos: 5 exemplos de como as evoluções tecnológicas transformaram o sistema bancário

Publicado em 18 de setembro de 2020 por Redação Zoop

Os bancos são instituições que há séculos formam um dos mais importantes pilares da nossa sociedade. E, como tal, precisam acompanhar as transformações tecnológicas e buscar formas de inovar para atender as demandas de seus clientes em busca de recursos financeiros.

A inovação e a transformação digital nos bancos permite que essas instituições permeiem cada vez mais o cotidiano dos clientes, oferecendo a eles serviços mais variados, de qualidade superior e realmente úteis.

A tecnologia têm gerado transformações significativas na maneira com que a sociedade se relaciona com o dinheiro e com o sistema financeiro como um todo.

Com isso em mente, elaboramos este artigo para listar as 5 principais inovações nos bancos observadas nos últimos anos:

  1. Contas digitais
  2. Atendimento digital personalizado
  3. Segurança por biometria
  4. Pagamentos via NFC
  5. O surgimento das fintechs

Continue a leitura e saiba como as mudanças tecnológicas têm facilitado os processos bancários e os serviços prestados aos usuários.

Antes de ver as inovações em pagamentos, confira este webinar gravado com todas as dicas que você precisa sobre a chamada terceira onda de pagamentos:

Inovações nos bancos: 5 casos de evoluções tecnológicas

1 – Contas digitais

A primeira da nossa lista de inovações nos bancos são as contas digitais. Todas as transações ocorrem online em ambiente virtual.

Com as contas digitais, basta o usuário baixar no celular o aplicativo do banco no qual ele abriu a conta para realizar transferências DOC e TED e efetuar cobranças e pagamentos.

Além disso, as contas digitais não possuem anuidade e as tranferência são feitas sem incidência de taxas. Isso acaba trazendo mais agilidade e praticidade para os clientes, que não precisam sair de casa para fazer transferências em caixas de autoatendimento ou pagar boletos e demais contas.

Leia também: PIX, pagamento instantâneo: a evolução dos meios de pagamento!

2 – Atendimento digital personalizado

Outra inovação que vale a pena citar é o atendimento digital e personalizado que os bancos oferecem aos seus clientes.

Por meio de chatbots, é possível oferecer uma experiência de atendimento muito mais satisfatória. Esses robôs conversacionais, que operam sob as tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning, utilizam dados e informações estratégicas sobre os clientes e simulam a linguagem natural.

Dessa forma, sempre que o cliente tiver alguma dúvida sobre os serviços do banco ou quiser realizar determinadas operações, basta consultar o chatbot da instituição para solucionar tudo de maneira mais ágil e eficiente.

3 – Segurança por biometria 

As etapas do processo de inovações nos bancos também passam pelas medidas de segurança. Cada vez mais o uso de biometria para autenticar o acesso a contas e autorizar determinadas transações tem se tornado comum.

Seja pela impressão digital, leitura de retina, reconhecimento facial ou vocal, a utilização de características físicas únicas de cada usuário é uma marca da evolução tecnológica no sistema bancário e financeiro.

Para sacar dinheiro em caixas eletrônicos, por exemplo, basta que o cliente posicione seu dedo em um terminal devidamente equipado para ler impressões digitais. Dessa forma, além de ser mais seguro, não é mais necessário ter que memorizar as senhas.

4 – Pagamentos via NFC

Outra inovação tecnológica que vale a pena mencionar é a possibilidade de efetuar pagamentos por aproximação.

Com a tecnologia Near Field Communication, ou simplesmente NFC, o usuário pode aproximar da maquininha de pagamentos o cartão, o celular ou qualquer outro dispositivo especialmente desenvolvido para essa finalidade (anéis, pulseiras etc) e concluir a operação.

Dependendo do valor da compra, não é preciso nem digitar a senha. Essa é uma alternativa aos cartões de plástico e que vem ganhando adeptos nos últimos anos. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cerca de 70% das maquininhas já aceitam pagamentos com a tecnologia NFC.

Saiba mais: Tudo sobre pagamento por aproximação para o seu negócio!

5 – O surgimento das fintechs

As fintechs são empresas que prestam serviços financeiros por meio da tecnologia. Elas surgem como uma opção aos bancos tradicionais, oferecendo basicamente os mesmos serviços que os bancos tradicionais, só que com custos reduzidos, maior agilidade e acesso facilitado.

Essas empresas oferecem soluções para pagamento online, contas digitais, empréstimos e financiamentos, seguros e muito mais.

As fintechs chegam ao mercado com a intenção de suprir determinadas lacunas do sistema bancário mais tradicional, ampliando o leque de soluções e facilitando o acesso por meio da tecnologia.

Veja mais sobre as fintechs neste vídeo exclusivo:

Bom, como você pôde perceber, as inovações nos bancos são uma forma que essas instituições encontraram de oferecer aos usuários uma melhor experiência. Acompanhar a evolução tecnológica é imprescindível.

* Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo