Banking as a Service é uma tecnologia que contribui para que qualquer empresa, independentemente do segmento, crie e ofereça produtos e serviços financeiros personalizados para seus clientes.

Também chamada de BaaS, essa solução tecnológica comumente é oferecida por fintechs, que entregam às companhias interessadas tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um banco digital completo.

Na prática, a Fintech as a Service que fornece a tecnologia fica “nos bastidores” dessa operação. Ou seja, o nome da startup não aparece nos serviços e/ou produtos financeiros criados, o que aumenta a credibilidade da empresa contratante perante os clientes, visto que é a marca delas que estará estampada em tudo.

O Banking as a Service no Brasil é tão promissor quanto em outros países. Para você ter uma ideia, uma reportagem do site Exame – Future of Money destacou que os clubes de futebol Flamengo e São Paulo anunciaram que, em breve, lançarão serviços bancários próprios, incluindo contas digitais.

Internacionalmente, tudo indica que o Twitter também seguirá essa estratégia, conforme mencionado na mesma matéria.

Esses são apenas dois exemplos que comprovam que qualquer negócio pode criar suas próprias soluções financeiras, ainda que não seja nativo desse setor.

Por aqui, o iFood já é um grande case de sucesso, com a oferta do chamado “Banco dos Restaurantes”, que é um banco digital exclusivo para donos de estabelecimentos comerciais que usam a plataforma de delivery.

Quer saber detalhes sobre a estratégia do iFood e como o Banking as a Service também pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Então, siga agora mesmo a leitura deste artigo!

O que é Banking as a Service?

Banking as a Service é um recurso que permite que empresas que não são nativas do mercado financeiro criem suas próprias soluções para esse setor, de forma personalizada de acordo com o perfil e as necessidades dos clientes

Também representado pela sigla BaaS, o termo pode ser traduzido para o português como “banco como serviço”, 

Além disso, o conceito BaaS pode ser usado pelas companhias que já fazem parte desse segmento, mas que querem expandir ou aprimorar suas ofertas de produtos e/ou serviços financeiros de forma mais simples e rápida.

Isso é possível porque a tecnologia BaaS — geralmente entregue por Fintechs as a Service (FaaS) — é uma infraestrutura bancária pronta para uso, devidamente regulamentada junto aos órgãos reguladores.

Dica! Confira este vídeo exclusivo da Zoop e entenda mais sobre o que é Banking as a Service, suas vantagens e funcionamento! 

 

Como funciona a tecnologia BaaS?

A tecnologia BaaS funciona por meio de APIs para sistema financeiro. A sigla é referente ao termo em inglês Application Programming Interface, que, na tradução para nosso idioma, quer dizer Interface de Programação de Aplicativo.

As APIs podem ser definidas como conjuntos de instruções de programação que incluem rotinas, padrões e metodologias que viabilizam a conexão entre sistemas diferentes.

Uma das melhores maneiras de entender o funcionamento das APIs é pensando nelas como se fossem caixas. Trazendo isso para o conceito Banking as a Service, imagine que cada uma das caixas armazena um serviço ou produto financeiro diferente.

Assim, se o mais interessante para seu negócio for oferecer aos clientes uma conta digital, você pode adquirir junto à fintech escolhida apenas a caixa que contenha essa solução, e assim sucessivamente.

Em outras palavras, o BaaS é uma tecnologia modular, que você pode adquirir de acordo com a estratégia, aumentando o número de recursos financeiros oferecidos conforme sua necessidade e dos seus clientes.

Lembrando, novamente, que essa tecnologia vem pronta e devidamente regulamentada, bastando parametrizá-la com as regras da empresa e inserir sua marca.

Sobre o funcionamento das aplicações, aproveite e leia também este artigo: “API para banco digital: conheça a solução que permite incorporar serviços financeiros ao seu negócio!

Quais produtos personalizados podem ser criados com o BaaS?

Por falar em banco e conta digital, esses são alguns exemplos de produtos personalizados que podem ser desenvolvidos e ofertados por meio do uso da tecnologia Banking as a Service.

Mas se formos citar a lista completa, as soluções financeiras que podem ser criadas com o BaaS pela sua empresa são:

  • conta digital, contemplando funcionalidades como:
    • consulta e emissão de saldo e extrato;
    • pagamentos diversos, incluindo contas de consumo como água, luz e outras;  
    • débito automático;
    • recebimento de depósitos;
    • transferência entre contas bancárias como TED e Pix.
  • meios de pagamento personalizados, tais como:
    • boleto bancário;
    • cartão de crédito, inclusive private label, que é aquele que só pode ser utilizado na rede de lojas que o forneceu;
    • cartão de débito;
    • cartão pré-pago;
    • Pix.
  • banco digital: incluindo todos os produtos e serviços que acabamos de citar e, também, a oferta de:
    • empréstimos;
    • seguros;
    • financiamentos; 
    • entre outros, de acordo com o modelo de negócio.

Quais as vantagens do Banking as a Service para seu negócio?

Somente com a definição sobre o que é Banking as a Service, e as características dessa ferramenta, já dá para ter uma boa noção do quanto ela pode ser benéfica para o negócio e seus clientes, concorda?

E, para deixar essa percepção ainda mais clara, separamos as principais vantagens do BaaS para uma empresa — que também são as razões pelas quais agilizam a expansão do seu negócio. São elas:

  • capacidade de atender de forma personalizada às necessidades e expectativas financeiras do seu público-alvo;
  • potencial para aumentar a taxa de atração e fidelização da sua marca;
  • redução de custos com desenvolvimento de soluções financeiras próprias; 
  • aprimoramento da gestão financeira do seu negócio;
  • geração de uma nova fonte de receita para sua companhia;
  • expansão do portfólio de soluções sem desviar do core business;
  • adequação ao novo cenário corporativo e conquista de um importante diferencial competitivo.

Capacidade de atender pontualmente às necessidades e expectativas financeiras do seu público-alvo

Sua empresa, melhor do que qualquer banco, conhece as necessidades, preferências e expectativas financeiras do seu público-alvo. Afinal, lida com esses clientes diariamente, ouve suas críticas, apontamentos, sugestões, reclamações e elogios.

Por isso, nada mais adequado do que aproveitar essa vantagem para criar e entregar produtos e serviços financeiros realmente alinhados a esses critérios, que supram as lacunas deixadas pelo modelo bancário tradicional.

Considerando que os consumidores já conhecem sua marca e confiam nela, as chances de adesão à oferta são bastante expressivas.

Potencial para aumentar a taxa de atração e fidelização da sua marca

Seguindo a linha da vantagem anterior, o conceito BaaS também ajuda a elevar a taxa de atração e de fidelização do seu negócio. 

Há, basicamente, duas razões para isso: 

  • a primeira é que sua oferta de produtos e/ou serviços financeiros estará devidamente alinhada às exigências e carências de um determinado público-alvo, deixando-a mais interessante do que as oferecidas por outras empresas financeiras que não fazem parte do setor;
  • a segunda é que os clientes encontrarão tudo o que precisam em um único lugar (no caso, seu negócio), dispensando a necessidade de buscar outras fontes para suprir suas demandas diárias.

Redução de custos bancários e aprimoramento da gestão financeira do seu negócio

A partir do momento que você tem um banco digital próprio da sua empresa, não precisa mais utilizar nenhum outro. Afinal, todas as operações financeiras do seu negócio passam a ser transacionadas internamente.

Isso significa menos gastos, a exemplo do pagamento de taxas e tarifas bancárias, bem como uma gestão financeira muito mais eficiente, pois tudo passa a ser acompanhado e movimentado em um dashboard de controle financeiro único — especialmente quando a solução BaaS adotada é da Zoop.

Extra! Baixe agora mesmo o e-book exclusivo “Se diferencie com o Banking as a Service da Zoop”, e confira tudo sobre BaaS e como podemos ajudar você com o Zoop Banking!

Geração de uma nova fonte de receita para sua companhia

Seguindo o mesmo motivo pelo qual os custos bancários são reduzidos, é possível gerar uma nova fonte de receita para o negócio. A razão para isso é que todos os gastos que seus clientes teriam com manutenção de contas bancárias, taxas e tarifas, passam a ser direcionados para sua empresa.

Aqui, vale destacar que essa é uma vantagem bastante interessante. Entretanto, tenha em mente que, quanto menos cobrança gerar para seus clientes, decorrentes da oferta de produtos e/ou serviços financeiros, mais competitiva e atrativa sua oferta se torna.

Expansão do portfólio de soluções sem desviar do core business

Como a tecnologia BaaS vem pronta — necessitando apenas parametrizar com as regras do seu negócio e inserir sua marca —, não é preciso se desviar do core business para desenvolvê-las e entregá-las.

Com isso, você expande seu portfólio de soluções de uma forma simplificada, sem precisar se preocupar com questões regulatórias, por exemplo. 

Em paralelo, reduz os custos com desenvolvimento e diminui o time-to-market, liberando seus produtos e/ou serviços financeiros para o mercado mais rapidamente e com bem menos custos que teria se começasse esse processo do zero.

Lembra-se que, logo no início deste artigo, falamos do Banco dos Restaurantes do iFood? Pois bem, esse é um ótimo exemplo de empresa que expandiu o portfólio dessa forma.

Confira, neste vídeo exclusivo, como isso foi possível!

Adequação ao novo cenário corporativo e conquista de um importante diferencial competitivo

Dados da empresa de consultoria Gartner apontam que as soluções BaaS chegarão ao auge da sua popularidade em 2024. Inclusive, a expectativa é que 30% dos bancos com mais de US$ 1 bilhão em ativos lançarão ferramentas Banking as a Service para gerar novas fontes de receita até o mesmo ano.

Ainda segundo a Gartner, o conceito BaaS é uma das quatro tecnologias com maior potencial para transformar o setor bancário mundial.

Já um estudo realizado pela consultoria Americas Market Intelligence (AMI), a pedido de um dos principais provedores de BaaS, a companhia Dock, citado em uma matéria do site Insper, instituição sem fins lucrativos, mostrou que o potencial desse mercado no Brasil é bastante expressivo, podendo chegar a US$ 14 bilhões em 2025.

Em complemento a esses dados, uma pesquisa realizada pela Mambu, empresa alemã de software, revelou que principalmente pequenos e médios negócios buscam opções de produtos financeiros melhores para suas rotinas.

Esse atual comportamento abre caminho para credores alternativos — isto é, que não são grandes bancos, tradicionais ou conhecidos — e para a chegada de novos players.

Todas essas informações mostram que este é um ótimo momento para sua empresa aderir ao conceito BaaS. Com isso, conseguirá aproveitar a expansão desse mercado e as oportunidades que estão surgindo, além de atender às atuais preferências e expectativas dos consumidores.

Leita também: “Tudo sobre serviços financeiros e como oferecer na sua empresa

Por que quais motivos o banking melhora a experiência dos clientes?

O Banking as a Service melhora a experiência dos clientes por diversos motivos, sendo que o que mais se destaca é a entrega de produtos e serviços financeiros realmente alinhados com suas necessidades.

Como comentamos, seu negócio — melhor do que os bancos e outras empresas financeiras —, conhece as necessidades dos seus clientes. Por conta disso, tem nas mãos o potencial (e o diferencial) de conseguir criar soluções personalizadas que realmente suprem essas carências e expectativas.

Somado a esse ponto, a experiência do cliente é melhorada porque ele encontra tudo o que precisa em um único lugar. Neste caso, na sua empresa.

Usando novamente o Banco dos Restaurantes do iFood como exemplo, com essa oferta, os donos de estabelecimentos comerciais têm tudo o que precisam para suas rotinas na plataforma da foodtech.

Na prática, eles não precisam mais usar outro banco digital, pois isso elimina a necessidade de migrar entre diferentes painéis de gestão, ou de fazer transferências financeiras entre contas bancárias.

Leia também: “Banking as a service: o uso de serviços financeiros personalizados com a sua marca como diferencial competitivo

Como impactar a experiência dos consumidores com soluções financeiras digitais?

Para impactar a experiência dos consumidores com soluções financeiras digitais — seja no mercado B2B ou B2C — o primeiro passo é firmar parceria com uma Fintech as a Service experiente na oferta de tecnologia BaaS, como a Zoop.

A Zoop conta com um portfólio completo, com todos os recursos financeiros que sua empresa precisa para inovar e entregar cada vez mais para os clientes!

iFood, Nubank, Itaú Shop e OLX, são apenas alguns grandes nomes que usam nossa tecnologia para criar seus produtos e serviços financeiros próprios.

No que se refere ao BaaS, a Zoop oferece para você o Zoop Banking, solução que viabiliza a construção de um banco digital completo, com a sua marca!

Gere mais valor e receita para seu negócio. Conquiste um importante diferencial competitivo. Entregue para seus clientes serviços e produtos financeiros personalizados e alinhados com suas necessidades e expectativas.

Converse agora com um dos nossos especialistas e confira como a Zoop pode ajudar você e seu negócio a alcançar tudo isso!

Zoop. Tecnologia para os serviços financeiros do futuro.

 

Conheça nossas soluções!

Crie, ofereça e opere serviços financeiros próprios com a Zoop.

Enviar

Avalie este post

Se informe com a Zoop!

Se inscreva na nossa newsletter e receba os nossos conteúdos.