Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    banking

    O que é banking as a service? Aumente as vendas com essa tecnologia

    18 de setembro de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O mercado financeiro vem crescendo a passos largos nos últimos anos. Enquanto as fintechs ganham protagonismo e expandem sua presença para áreas diversas — como educação, advocacia e medicina, entre outras —, novas tendências surgem para aprimorar ainda mais a eficiência do setor. Uma delas é o banking as a service (BaaS).

    Com ela, qualquer empresa pode adotar uma infraestrutura bancária e oferecer produtos e soluções desse segmento para seus clientes. Isso mesmo, qualquer empresa: seja de varejo, prestadora de serviços, conteúdo digital etc.

    E, caso essa tecnologia seja white label, isso tudo ainda é feito com estampa da marca que contratou os serviços, o que gera um valor adicional ao negócio, além de ser uma nova possibilidade de arrecadação de recursos e fidelização do público.

    O banking as a service é tão vantajoso que a ampla aceitação dessa tendência cresce ano após ano. Para se ter uma ideia, a expectativa é que ela alcance um valor de mercado de US$ 11,34 bilhões até 2030, o que significa um crescimento de 17,1% ao ano, segundo a Allied Market Research.

    Incrível, não é mesmo? Então, venha com a gente aprender mais sobre digital banking as a service: o que é, como funciona e como implementá-lo no seu negócio. Vamos lá!

    O que é banking as a service (BaaS)? 

    A tradução de banking as a service é “banco como serviço” e já diz muito sobre o significado do conceito. A ideia aqui é uma empresa, de qualquer ramo, adquirir soluções bancárias exclusivas para oferecer aos seus clientes.

    Dessa forma, os consumidores de uma loja online, por exemplo, podem ter um cartão de crédito pré-pago personalizado da marca, manter uma conta corrente, realizar transações, comprar e até solicitar condições de crédito especiais.

    Esse conceito está relacionado ao embedded finance, que permite a introdução de serviços financeiros diversos em qualquer tipo de empresa. 

    Isso é feito sem que a companhia precise investir em uma infraestrutura bancária própria do zero. Isto é, não há a necessidade de contratar profissionais para desenvolver um sistema de informação completo, o que leva tempo e dinheiro para ser colocado em prática.

    Já com o banking as a service, as empresas contratam essa estrutura já pronta junto a uma fintech. Logo, basta implementá-la na organização operacional do negócio, personalizá-la e, assim, oferecer uma gama de soluções financeiras aos clientes.

    Não é incrível? O digital banking as a service é uma plataforma white label, o que significa que ela possui configurações já prontas e que podem ser adaptadas a qualquer tipo de negócio.

    White label é “etiqueta branca” em inglês. Em outras palavras, a empresa que contrata esse serviço é livre para destacar sua marca como dona da tecnologia. Então, se a “Loja do Rafael” oferecer soluções bancárias para seu público, elas estarão 100% associadas à marca e podem estampar o nome na plataforma.

    Saiba mais sobre banking as a service no conteúdo abaixo da Zoop:

    Como vender mais com o digital banking as a service?

    A oferta de novas soluções é acompanhada da entrada de novas receitas. Aliás, nós vamos te explicar direitinho como vender mais e lucrar com o banking as a service.

    Primeiramente, investir nessa plataforma white label tende a gerar um aumento da base de leads e otimizar os recursos de pós-venda e fidelização.

    Como assim? Ora, para que abrir uma conta com a marca seja atrativo, essa abertura precisa trazer condições especiais e promoções exclusivas para o cliente. 

    Então, a ativação da conta ou a solicitação do cartão pré-pago deve gerar preços mais atrativos, participações em sorteios ou promoções de cashback, abertura de crédito e muito mais.

    Além disso, a adesão dos consumidores aos serviços bancários leva a um aumento da base de leads, o que é essencial para o marketing, principalmente para as estratégias de pós-venda e fidelização.

    Em suma, aderir ao banking as a service é algo vantajoso para todas as partes envolvidas, pois é mais do que um serviço financeiro. Essa solução também é eficiente para estreitar ainda mais a relação entre público e consumidor. 

    Por fim, as empresas ainda podem lucrar com a utilização dos serviços bancários, como com cobrança de anuidade, taxas de saque ou transferências e por aí vai.

    Como implementar o banking as a service white label?

    Entendeu direitinho o que é banking as a service e por que ele seria uma pedida sensacional para seu negócio? Então, chegou a hora de botar a mão na massa e investir na melhor plataforma white label para esse serviço.

    Estamos falando da Zoop Banking! Ela é a solução perfeita para que sua empresa ofereça uma experiência digital banking com uma série de recursos para seus clientes, como:

    • cartão pré-pago;
    • conta digital;
    • transferências (Pix, TED, P2P);
    • pagamento de contas;
    • plataforma de pagamento;
    • flexibilidade para personalização de cobranças de acordo com o perfil do cliente.

    Você recebe uma estrutura bancária pronta e perfeitamente adaptável ao modelo operacional do seu negócio. E, ainda, vai expandir as oportunidades de receita, bem como agregar mais valor à sua marca.

    Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e leve o banking as a service para seu negócio!

    Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para mais dicas e novidades do mundo financeiro e tecnológico, fique de olho nas próximas publicações do blog da Zoop. Até a próxima!

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.