O que é mobile banking? Confira conceito, vantagens e como oferecer essa solução aos seus clientes
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O que é mobile banking? De maneira resumida, é um serviço oferecido a um banco na tela do celular, ou de qualquer outro dispositivo móvel, à disposição do cliente 24 horas por dia, 7 dias da semana.
A comodidade e a possibilidade de realizar diferentes operações financeiras a qualquer tempo é um dos grandes atrativos dessa solução que, a cada, ganha mais adeptos.
A pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022 — Volume 3: Transações bancárias, realizada em parceria com a Deloitte, mostrou que o mobile banking impulsionou as transações financeiras em 2021.
Foram registradas pelas instituições bancárias mais de 119,5 bilhões de operações no total. Esse número representa um aumento de 15% em comparação a 2022, sendo sete a cada dez dessas transações feitas por canais digitais.
No que se refere ao mobile banking propriamente dito, a pesquisa apontou que houve um salto de 75% nas operações com movimentação financeira feitas por esse canal, aumento esse impulsionado pela adesão ao Pix.
Contratações de produtos e serviços financeiros também tiveram crescimento via mobile banking, assim como o número de contas digitais abertas: 202 milhões de contas ativas por esse canal em 2021.
Todos esses números reforçam o crescimento constante do uso dos aplicativos bancários, o posiciona como o meio mais utilizado pelos usuários bancários para a realização de transações financeiras diversas, indo das mais tradicionais, como consulta a saldos e transferências, a contratação de serviços, tais como seguros, investimentos, entre outros.
Ou seja, é visível que trabalhar com essa solução traz uma série de benefícios, concorda? Mas quais seriam as vantagens desse canal bancário? Qual sua relação com as novas ferramentas de pagamento? Confira isso, e muito mais, agora!
O que é mobile banking?
Mas, afinal, o que é mobile banking? Mobile banking é a oferta de serviços bancários por meio de aplicativos que podem ser baixados em celulares, tablets, relógios tecnológicos e outros dispositivos móveis.
Diretamente do seu dispositivo, o cliente consegue realizar diferentes transações financeiras, tais como consulta a saldos e a extratos, transferências, pagamento de contas, aplicações etc.
Ou seja, sem precisar ir à sua agência, ou mesmo acessar o seu banco via computador ou notebook, o cliente bancário consegue realizar várias operações a qualquer hora ou dia da semana.
Por que o mobile banking é uma tendência bancária? Por que esse conceito está intimamente ligado com os novos padrões de consumo e utilização de serviços financeiros mundo afora.
Fintechs e até instituições tradicionais apostam na digitalização para promover mais conveniência, ações assertivas e redução de custos para os clientes.
E o mobile banking é um recurso imprescindível nesse contexto, pois ele surge para abolir a necessidade de pegar filas em agências ou passar por procedimentos burocráticos para resolver questões financeiras simples.
Qual a diferença entre mobile banking e internet banking?
Geralmente há uma confusão de conceitos quando nos referimos a esses dois termos. Afinal, qual a diferença entre mobile banking e internet banking?
O internet banking é um termo mais amplo e abrangente, pois ele contempla o acesso aos dados e recursos bancários via internet de qualquer dispositivo, seja móvel ou de computadores conectados a uma rede domiciliar.
A experiência de navegação pelo desktop, em alguns casos, oferece mais recursos do que os aplicativos de tablet e smartphone. Por outro lado, em termos de segurança, ambos os conceitos são semelhantes.
Por sua vez, o mobile banking é um serviço restrito aos dispositivos móveis por meio de aplicativos. Sua grande vantagem é a portabilidade, o que garante a possibilidade de ser acessado em qualquer lugar.
Em resumo, todo mobile banking é nternet banking, mas nem todo internet banking é mobile banking.
Qual a função do mobile banking?
A principal função do mobile banking é ser um recurso tecnológico por meio do qual os clientes bancários têm acesso facilitado a diferentes produtos e serviços financeiros diretamente dos seus smartphones, tablets, smartwatch (relógio inteligente) ou outros dispositivos móveis.
A ideia é, basicamente, entregar um banco inteiro na palma das mãos dos usuários. As ofertas desse recurso vão desde a abertura de uma conta digital com acesso a serviços como consulta a saldos e pagamentos, até a contratação de seguros e empréstimos.
Sobre isso, dados do levantamento da FEBRABAN mostraram que das 202 milhões de contas abertas por essa solução em 2021, 96% foram de pessoas físicas e 4% de pessoas jurídicas.
O destaque entre as pessoas jurídicas fica para o aumento das contas movimentadas por mobile banking: crescimento expressivo de 62% em 2021.
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Como usar o mobile banking?
Do ponto de vista dos clientes, o uso do mobile banking é simples, dinâmico, intuitivo e rápido, que fomenta seu uso pelos clientes bancários.
Para isso, basta o usuário baixar o app da instituição financeira ou da empresa que está fornecendo os serviços bancários em um dispositivo móvel, a exemplo de smartphone ou tablet.
Em seguida, é preciso solicitar a abertura de uma conta digital ou fazer login com a conta que já tem. O passo a passo para ambas as possibilidades difere entre as instituições financeiras.
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O crescimento do mobile banking no Brasil
De acordo com a pesquisa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) citada logo no início deste artigo, o mobile banking é, atualmente, o canal bancário mais usado pelos brasileiros.
Somente esse canal digital teve um aumento de utilização de 28%, indo de 52,6 bilhões de transações em 2020, para 67,1 bilhões em 2021. Em porcentagem, isso representa 50% do total de todas as operações realizadas em 2020, e 56% de todas feitas em 2021.
Essa é mais uma prova que os canais digitais seguem em expansão. Em contrapartida, os tidos como tradicionais, a exemplo dos caixas eletrônicos, caem mais a cada período.
No que se refere a transações com movimentações financeiras, o mobile banking teve um aumento de 75% entre os anos de 2020 e 2021, percentual que representa 7 bilhões de operações efetuadas por esse canal digital bancário.
Em comparação, o crescimento das transações com movimentação financeira feitas via internet banking tiveram um crescimento de apenas 5% no mesmo período.
O aumento da utilização do mobile banking entre os clientes bancários
O mesmo levantamento também destacou que, no ano de 2021, o acesso bancário de cada cliente que usa o mobile banking subiu para uma média de 40 vezes ao mês. Esse número representa quase o dobro dos acessos mensais contabilizados em 2020.
Entre os chamados heavy users, usuários bancários que realizam mais de 80% de transações bancárias via esse canal digital na somatória de três meses, o número de acessos em 2021 foi ainda mais representativo: em média, 59 logins mensais para cada cliente.
Para se ter uma ideia, o número de heavy users ativos no mobile banking, entre os sete bancos participantes da pesquisa, foi de 55,9 milhões em 2020, para 75,2 milhões em 2021. Já o de internet banking caiu de 6,6 milhões em 2020, para 6,2 milhões em 2021.
Esses dados chamam a atenção para uma importante característica, não se trata apenas de entregar soluções bancárias tecnológicas aos clientes, mas, sim, de disponibilizar aquelas que realmente oferecem mais praticidade no seu dia a dia.
Qual é a relação entre o mobile banking e o open banking?
Apesar de ter nomenclatura semelhante, esses dois conceitos são distintos. O open banking é um projeto idealizado pelo Banco Central e cujas diretrizes foram propostas em 2021. O objetivo por trás dessa iniciativa é modernizar, democratizar e tornar mais transparente o mercado financeiro brasileiro.
A principal inovação por trás do open banking é a criação de uma base de dados centralizada para compartilhamento de dados bancários de clientes que autorizem a divulgação.
Dessa forma, instituições financeiras diversas têm acesso a um depósito unificado de informações sobre seu público-alvo, mesmo se eles forem clientes de outros bancos.
Essa abertura proporciona mais competitividade entre as instituições e a oferta mais personalizada de produtos bancários para os consumidores. Dessa forma, acredita-se no maior crescimento da inclusão financeira e, consequentemente, da utilização do mobile banking.
Quais as vantagens do aplicativo mobile banking?
Mas para saber a fundo o que é mobile banking, é bem importante conhecer as suas vantagens e quanto elas colaboraram para alavancar o uso dessa solução.
Quais são os impactos do mobile banking na vida do usuário? A comodidade, certamente, é um dos benefícios que mais se destacam pela utilização do aplicativo mobile banking.
É possível considerar, inclusive, que esse possa ser um dos motivos que levaram ao crescimento do uso dessa ferramenta.
Considerando todos os dados que citamos até aqui, as vantagens que mais se destacam quanto ao uso do mobile banking pelos clientes são:
- autonomia e otimização de tempo, visto que as operações podem ser feitas de qualquer tipo de dispositivo móvel que tenha o aplicativo bancário instalado;
- não precisar ir à agência bancária para realizar as transações financeiras, o que também evitar perda de tempo na fila para conseguir atendimento;
- ter acesso a variados serviços e produtos bancários diretamente na tela do dispositivo móvel;
- não ter horário limitado para acessar o banco;
- conseguir um controle mais efetivo da vida financeira;
- ter à disposição mais uma opção de canal bancário;
- utilizar uma ferramenta que vai ao encontro das suas atuais necessidades e comportamento;
- poder realizar diversas operações, das mais simples como consulta de extratos, às mais complexas, a exemplo de contratação de serviços de investimentos, de qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite.
Qual a relação do mobile banking com o atual comportamento do consumidor?
Agora que o conceito sobre o que é mobile banking ficou mais claro, é bem interessante compararmos essa solução com o novo comportamento do consumidor.
O uso do aplicativo mobile banking vai ao encontro da utilização cada dia maior da tecnologia, da internet e dos dispositivos móveis.
Como exemplo podemos citar um levantamento da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, o qual mostrou que, entre os usuários de cartão, 75% preferem usar o celular como canal para realizarem compras online.
Essa porcentagem é consideravelmente mais expressiva do que os demais dispositivos eletrônicos: 32% desktop, 27% laptop e 4% tablet.
E no que diz respeito às transações bancárias propriamente ditas, 67% foram feitas por meios digitais, segundo a FEBRABAN (incluindo internet banking e mobile banking).
Como o mobile banking está relacionado às novas soluções de pagamento?
Nessa trajetória de soluções bancárias relacionadas ao uso da tecnologia e da internet, não podemos deixar de citar o Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (Bacen).
Essa forma de pagamento digital foi liberada aos usuários bancários em novembro de 2020 e possibilita a movimentação de valores entre contas em até 10 segundos, a qualquer hora ou dia da semana.
Uma alternativa ao TED, DOC, cartões e boleto, o Pix chegou como uma evolução dos meios de pagamento, trazendo diversas vantagens tanto para quem paga quanto para quem recebe.
Inclusive, o papel do Pix na crise financeira chegou a ser visto como um forte aliado na retomada econômica, especialmente pelo setor varejista.
Para saber mais sobre o que é Pix, pagamento instantâneo do Bacen, ouça este podcast do Papo na Nuvem:
Mobile banking x Pix
As transações via Pix são realizadas por meio das chamadas “chaves”, que podem ser definidas como um dado que identifica a conta bancária ou a carteira digital no momento da operação.
Entre as disponíveis estão: endereço de e-mail, número de celular, CPF, CNPJ, QR Code dinâmico e QR Code estático. Justamente por essa característica, o dispositivo móvel acaba sendo um dos principais veículos de realização dos pagamentos instantâneos.
Considerando isso, é possível acreditar que os aplicativos mobile banking serão ainda mais utilizados conforme o uso do Pix aumentar, pois é uma maneira não apenas de realizar a operação, mas também de controlar todas as movimentações financeiras feitas dessa forma.
Prova disso foi apontado no relatório da FEBRABAN, o qual revelou que o crescimento das transações financeiras com movimentação financeira via mobile banking levaram a um salto de 75% das operações devido ao aumento do uso do sistema de pagamentos instantâneo.
De acordo com o levantamento, foram realizados mais de 4,5 bilhões de pagamentos via Pix em 2021. O número de clientes bancários que realizaram mais de 30 transações dessa forma por mês chegou a quase 4 milhões em março de 2022, ou seja, um acréscimo de 809% em comparação aos 12 meses anteriores.
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O que é mobile banking empresarial?
Mobile banking empresarial pode ser definido com um app bancário desenvolvido especialmente para pessoas jurídicas.
No caso, o aplicativo tem o mesmo objetivo do criado para as pessoas físicas, mas com funcionalidade, produtos e serviços direcionados para empresas.
Em outras palavras, é a entrega de uma conta PJ e suas soluções para serem usados em aplicativos móveis pelas companhias.
Aproveite e leia também: “Crédito empresarial: o que é, quais tipos existem e como oferecer aos seus clientes?“
É possível oferecer um aplicativo mobile banking aos seus parceiros de negócio?
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Isso é possível graças ao Banking as a Service, solução tecnológica que permite que qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atual, passe a atuar também como um banco digital, sem desviar do seu core business.
Não deixe de ler “Plataforma Banking as a Service: como criar hoje o banco do futuro!”
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