Banking

O que é mobile banking? Confira conceito, vantagens e como oferecer essa solução aos seus clientes

Publicado em 08 de outubro de 2020 por Redação Zoop

O que é mobile banking? De maneira resumida, é oferecer um banco na tela do celular, ou de qualquer outro dispositivo móvel, à disposição do cliente 24 horas por dia, 7 dias da semana.

A comodidade e a possibilidade de realizar diferentes operações financeiras a qualquer tempo é um dos grandes atrativos dessa solução que, a cada, ganha mais adeptos.

A pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020, realizada em parceria com a Deloitte, mostrou um forte crescimento do mobile banking: houve um aumento de 19% no volume de operações em 2019.

Passando à frente da internet banking, os aplicativos bancários se tornaram um dos principais canais para transações financeiras diversas, assim como para a contratação de serviços, tais como seguros e investimentos.

Quais as demais vantagens dessa solução? Qual sua relação com as novas soluções de pagamento? Confira isso, e muito mais, agora!

 

O que é mobile banking?

Mas, afinal, o que é mobile banking? Mobile banking é a oferta de serviços bancários por meio de aplicativos que podem ser baixados em celulares, tablets, relógios tecnológicos e outros dispositivos móveis.

Diretamente do seu dispositivo, o cliente consegue realizar diferentes transações financeiras, tais como consulta a saldos e a extratos, transferências, pagamento de contas, aplicações etc.

Ou seja, sem precisar ir à sua agência, ou mesmo acessar o seu banco via computador ou notebook, o cliente bancário consegue realizar variadas operações a qualquer hora ou dia da semana.

 

Quais as vantagens do aplicativo mobile banking?

Mas para saber a fundo o que é mobile banking, é bem importante conhecer as suas vantagens e quanto elas colaboraram para alavancar o uso dessa solução.

A comodidade, certamente, é um dos benefícios que mais se destacam pela utilização do aplicativo mobile banking.

É possível considerar, inclusive, que esse possa ser um dos motivos que levaram ao crescimento do uso dessa ferramenta.

De acordo com a pesquisa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) citada anteriormente, os usuários do mobile banking costuma acessar o seu banco 23 vezes por mês.

Já os clientes heavy users dos aplicativos bancários representam 51% dos clientes desse canal e têm a média mensal de uso de 40 vezes.

Em volume de transações, o mobile banking teve 39,4 bilhões de operações em 2019, e 33,1 bilhões em 2018. Por outro lado, a internet banking teve apenas 16,8 bilhões de operações em 2019, e 18,0 bilhões em 2018.

Em um comparativo com as taxas de crescimento desses canais nos últimos 5 anos, o aplicativo mobile banking cresceu 37% e a internet banking teve queda de -1%.

Ou seja, não se trata apenas de entregar soluções bancárias tecnológicas aos clientes, mas sim de disponibilizar aquelas que realmente ofereçam mais praticidade no seu dia a dia.

Aqui, vale destacar também que as transações bancárias realizadas diretamente nas agências foram apenas 5,7 bilhões em 2019, e 4,6 bilhões em 2018, números bem abaixo dos apresentados pelos outros dois canais.

Considerando todos esses dados, as vantagens que mais se destacam pelo uso do mobile banking pelos clientes são:

  • autonomia e otimização de tempo;
  • não precisar ir à agência bancária para realizar as transações financeiras;
  • ter acesso a variados serviços e produtos bancários diretamente na tela do dispositivo móvel;
  • não ter horário limitado para acessar o banco;
  • conseguir um controle mais efetivo da vida financeira.

Qual a relação do mobile banking com o atual comportamento do consumidor?

Agora que o conceito sobre o que é mobile banking ficou mais claro, é bem interessante compararmos essa solução com o novo comportamento do consumidor.

O uso do aplicativo mobile banking vai ao encontro da utilização cada dia maior da tecnologia, da internet e dos dispositivos móveis.

Como exemplo podemos citar o levantamento da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, o qual mostrou que, entre os usuários de cartão, 75% preferem usar o celular como canal para realizarem compras online.

Essa porcentagem é consideravelmente mais expressiva do que os demais dispositivos eletrônicos: 32% desktop, 27% laptop e 4% tablet.

E no que diz respeito às transações bancárias propriamente ditas, mais de 6 a cada 10 são feitas por meios digitais, segundo a FEBRABAN.

Desse montante, 44% das operações realizadas em 2019 foram via mobile banking, sendo:

  • 4,5 bilhões de transações com movimentação financeira: um aumento de 41% comparado ao ano anterior
  • 34,9 bilhões sem movimentação financeira:  um aumento de 17% comparado ao ano anterior.

Como o mobile banking está relacionado às novas soluções de pagamento?

Nessa trajetória de soluções bancárias relacionadas ao uso da tecnologia e da internet, não podemos deixar de citar o PIX, sistema pagamento instantâneo do Banco Central (Bacen).

Essa forma de pagamento digital estará liberada os usuários bancários em novembro deste ano e promete a movimentação de valores entre contas em até 10 segundos, a qualquer hora ou dia da semana.

Uma alternativa ao TED, DOC, cartões e boleto, o PIX chega como uma evolução dos meios de pagamento, trazendo diversas vantagens tanto para quem paga quanto para quem recebe.

Inclusive, o papel do PIX na crise financeira atual está sendo visto como um forte aliado na retomada econômica, especialmente pelo setor varejista.

Para saber mais sobre o que é PIX, pagamento instantâneo do Bacen, ouça este podcast do Papo na Nuvem:

Mobile banking x PIX

As transações via PIX serão realizadas por meio das chamadas “chaves”, que nada mais são do que um dado que lhe identifica no momento da operação.

Entre as disponíveis estão: endereço de e-mail, número de celular, CPF, CNPJ, QR Code dinâmico e QR Code estático.

Ao que tudo indica, o dispositivo móvel tende a ser um dos principais veículos de realização dos pagamentos instantâneos.

Considerando isso, é possível crer que os aplicativo mobile banking serão ainda mais utilizados, pois é uma maneira não apenas de realizar a operação, mas também de controlar todas as movimentações financeiras realizadas.

 

É possível oferecer um aplicativo mobile banking aos seus parceiros de negócio?

Ficou mais bem definido o que é mobile banking e todas as suas vantagens? Pois saiba que você pode oferecer essa solução aos seus clientes, e com a marca da sua empresa!

Isso é possível graças ao Banking as a Service, solução tecnológica que permite que qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atual, passe a atuar também como um banco digital, sem desviar do seu core business.

Não deixe de ler “Plataforma Banking as a Service: como criar hoje o banco do futuro!

Ao utilizar uma plataforma banking White Label, é possível criar produtos financeiros que realmente atendam às necessidades dos seus clientes.

Entre as vantagens, você aumenta as taxas de fidelização e expande o seu portfólio de serviços, tornando a sua empresa mais atrativa e competitiva. Além disso, gera uma nova fonte de receita para o seu negócio.

Conheça o Zoop Banking e confira como entregar uma experiência financeira completa aos seus clientes, livre de custos de desenvolvimento ou questões regulatórias.

Converse agora com um dos nossos consultores e faça como o iFood, Sympla e centenas de outras empresa: entregue ainda mais valor aos seus clientes!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo