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Plataforma Banking as a Service: como criar hoje o banco do futuro!

Publicado em 09 de setembro de 2020 por Redação Zoop

A plataforma Banking as a Service da Zoop, o Zoop Banking, foi lançada oficialmente no último dia 3 durante o evento “Tech Banking: criando os bancos do futuro”.

 

Participaram Alessandro Raposo, Diretor de Estratégia e Produto da Zoop; Fabiano Cruz, CEO da Zoop; Cleber Morais, Country Director da AWS; Patrick Hruby, CEO do Grupo Movile e Fernando Pantaleão, Vice-presidente de Vendas e Soluções para Comércios da Visa no Brasil.

 

Mediado por Camila Farani, empresária e investidora anjo, o debate trouxe uma gama de informações sobre esse novo produto, bem como ressaltou a possibilidade (e a importância) de qualquer empresa, de qualquer segmento, se tornar uma fintech e criar suas próprias soluções financeiras.

 

Com 7 anos de mercado e mais de 500 parceiros, a Zoop lança sua plataforma Banking as a Service com o propósito de inovar a oferta de serviços financeiros, criando hoje os bancos do futuro.

 

Confira agora tudo o que foi discutido no evento, as vantagens que a sua empresa terá ao utilizar essa solução e como iniciar a sua oferta de produtos e serviços financeiros rapidamente.

A importância de uma plataforma Banking as a Service para as empresas

Segundo Fabiano Cruz “Toda empresa é uma fintech em potencial” e, ainda de acordo com o CEO, o modelo de negócio da Zoop foi inspirado no cloud computer da AWS.

 

Para você entender melhor esse conceito, vale falarmos um pouco sobre a AWS, Amazon Web Services.

 

Com 14 anos de experiência no mercado de cloud, a AWS ajuda seus clientes em processos de migrações e inovações tecnológicas. Para isso, oferece mais de 175 serviços, entre eles machine learning, computer e storage.

 

Provendo infraestrutura e consultoria para apoiar os seus parceiros na jornada para uso da nuvem, a AWS é responsável por 81% de todo Deep Learning mundial.

 

No mercado financeiro tem em sua base instituições LATAM como Cielo, Nubank, Santander, Alelo, Banco Inter, Porto Seguro, Serasa Experian, entre muitos outros.

 

Durante sua participação no evento “Tech Banking”, promovido pela Zoop, Cleber Morais salientou a importância da oferta das plataformas de tecnologia para o crescimento de diferentes negócios, a exemplo da plataforma Banking as a Service.

 

Há 14 anos a Amazon percebeu sua capacidade de utilização de tecnologia. A plataforma de computação em nuvem tornou significativamente mais barato o lançamento de uma startup. 

 

Lançamos nosso armazenamento em nuvem e serviços de computação em 2006. O custo dessa inovação em 1999 (além de toda a logística e processo de segurança) era de $ 5 milhões. Já em 2005 de $ 500 mil, e em 2010 de $ 50 mil.

 

Isso permitiu que milhares de startups começassem a fazer o que elas fazem de melhor, que é inovar. 

 

Ou seja, agora é possível ter uma ideia, mas manter o foco no seu core, sem a necessidade de comprar produtos e gastar milhares de dólares. Isso permitiu um boom da tecnologia”.

 

Cleber ainda citou que, recentemente, um estudo lançado pela Harvard afirmou que o advento do lançamento da nuvem da AWS permitiu e fomentou a criação de milhares de startups.

 

Foi dessa forma que a gente ajudou a tecnologia. Assim que começamos a ser o grande alavancador da inovação”.

O impacto da indústria financeira na nuvem

Dentro do mercado financeiro, um dos desafios percebidos pela AWS refere-se ao lançamento dos produtos.

 

Algumas empresas lançam novos produtos a cada semana, já outras demoram meses para fazer seus lançamentos . Esse tempo faz toda a diferença nesse setor, e impacta no fato de a empresa ser competitiva ou não”, ressaltou Cleber.

Já com um modelo da nuvem, a exemplo da plataforma Banking as a Service, a indústria financeira consegue se tornar mais ágil, segura e resiliente, pois se beneficia de toda essa infraestrutura.

Entre os benefícios do uso dessa solução destacam-se:

  • melhor performance;
  • redução de custos;
  • flexibilidade para lançar novos produtos;
  • escalabilidade de serviços;
  • resiliência;
  • diminuição de latência e de inovação;
  • rapidez de lançamento.

 

Hoje, no mercado financeiro, já não existe mais a dúvida ‘devo utilizar a infraestrutura de nuvem’, mas sim ‘quando vou e como vou utilizar’”.

 

Outro ponto exalta o valor de uma plataforma Banking as a Service em tempos de transformação financeira é a expansão dos bancos digitais.

 

No Brasil, esse processo está sendo ainda mais intensificado com o Open Banking e o PIX que, além de modificarem as operações de pagamento, estão abrindo um leque de diversas oportunidades de negócios que ainda não foram explorados.

 

O grande diferencial vai ser a liderança e a rapidez com que os parceiros consigam lançar novos produtos no mercado”, diz Cleber.

 

Aqui, podemos afirmar que uma plataforma Banking as a Service contribui bastante para essa conseguir essa agilidade.

A plataforma Banking as a Service da Zoop

Essa revolução que estamos vendo no mundo de cloud computer, especialmente para as startups, é justamente o que a Zoop está fazendo para as fintechs”, destaca Fabiano.

 

A plataforma Banking as a Service da Zoop, o Zoop Banking, permite de maneira muito simples e barata que qualquer empresa se inicie como uma instituição de pagamento.

No centro dessa revolução no Brasil, plataforma Banking as a Service da Zoop atende as empresas de ponta a ponta.

 

Com poucos cliques (via APIs ou SDKs) é possível iniciar a oferta de produtos financeiros, que vão desde pagamento presencial, passando por pagamento online, recorrente, além de split de pagamentos, contas digitais e mais.

 

Tudo isso White Label, ou seja, você coloca a sua marca e lança os seus serviços no mercado, sem nem precisar se preocupar com certificações ou regulamentações.

 

Temos mais de 320 Zoopers cuidando do seu negócio de fintech. Ou seja, a Zoop realmente é uma empresa líder em tecnologia para criação de serviços financeiros inovadores no mercado B2B, permitindo que você lance agora o seu banco do futuro”, reforça Fabiano.

Por que lançamos o Zoop Banking?

O Zoop Banking é uma solução que permite que qualquer empresa ofereça uma experiência completa de banco digital aos seus clientes, usando a nossa infraestrutura (plataforma Banking as a Service) e mantendo a sua própria marca.

 

Partimos do princípio que a sua empresa, mais do que qualquer banco, conhece muito melhor o ecossistema do seu cliente.

 

Por isso, tem potencial para oferecer serviços e produtos financeiros muito mais completos do que esses bancos, atendendo de uma maneira bem mais conveniente as necessidades financeiras desse público.

Quais as vantagens da plataforma Banking as a Service da Zoop?

O Zoop Banking vai impulsionar a construção dessas soluções. Entre as vantagens da nossa plataforma Banking as a Service estão:

  • integração do Zoop Payments com o Zoop Banking;
  • aumento das taxas de fidelização dos clientes;
  • fortalecimento da sua marca no mercado;
  • geração de novas fontes de receita.

 

A integração do Zoop Payments com o Zoop Banking dá lugar a um ecossistema completo de serviços financeiros.

 

A plataforma de aceitação de pagamentos (cartão de crédito e de débito, boleto bancário e, em breve, o PIX), é totalmente conectada à conta digital do Zoop Banking, permitindo o cashing direto dessas soluções.

 

As contas digitais, por sua vez, são isentas de mensalidade e com tarifas de serviços altamente competitivas, o que as tornam bastante acessíveis aos seus clientes.

 

Ao promover experiências mais baratas, integradas e fluidas, você também consegue aumentar as suas taxas de fidelização, como resultado da oferta de soluções que englobam o seu core business e a entrega de serviços financeiros juntos, em um único ambiente.

 

Além disso, fortalece a sua marca e cria novas fontes de receita para a sua empresa.

Quem já está utilizando o Zoop Banking?

Segundo Alessandro, “Não tem como a gente não imaginar que, no futuro, toda empresa, da pequena à grande, serão fintechs. E, com a Zoop, se tornarão os bancos do futuro”.

 

Uma prova disso é que diversos parceiros já estão utilizando a plataforma Banking as a Service para essa oferta.

 

Entre os exemplo temos um parceiro da área médica, que criou sua própria conta digital e vai disponibilizar cupons digitais que poderão ser utilizados na área da saúde para compra de bens e serviços.

 

Um grande varejista vai utilizar o cartão pré-pago para gerar descontos aos clientes quanto forem utilizados em suas lojas físicas ou no site.

 

Nosso parceiro de uma rede de administração de condomínios está montando seu próprio banco digital e, uma das propostas com o serviço, é que o salário dos funcionários dos prédios sob sua gestão sejam pagos a partir de sua conta digital.

 

Nesse case, em especial, foi criado um ecossistema bem completo:

  • o condomínio pode ser pago diretamente por intermédio do Zoop Payments, via boleto bancário, cartão e, futuramente, pelo PIX;
  • os valores são creditados diretamente na conta digital de cada condomínio e pode ser utilizado para diversos repasses, incluindo o pagamento do salário dos funcionários.

 

Case iFood

Outro parceiro que já está utilizando a plataforma Banking as a Service da Zoop é o iFood. Conforme anunciado por Patrick Hruby durante o evento, a empresa líder em delivery de alimentos lançou o iFood Facilita.

 

Trata-se de novo cartão pré-pago, com a marca do iFood, que permite saques e compras e que já está disponível para todos os donos de restaurantes conectados à empresa.

 

Viabilizado pela Movile Pay e utilizando a plataforma do iFood — criada a partir do Zoop Banking — , o iFood Facilita chega para democratizar os meios de pagamento e evitar a burocracia das redes bancárias tradicionais.

 

Vale lembrar que o iFood já conta com mais de 200 mil restaurantes cadastrados em seu app. A ideia é que, até o final deste ano, grande parte desses parceiros já estejam utilizando a nova solução.

 

Assista a live completa do evento “Tech Banking: criando os bancos do futuro”

Conheça mais sobre o Zoop Banking e a Zoop

A plataforma Banking as a Service da Zoop tem como parceiros a Movile, empresa que investe e desenvolve empresas de tecnologia; e a Visa, bandeira do cartão do Zoop Banking que vai trazer toda a camada de segurança e de inovação para as transações.

 

A gente sabe o potencial de expansão dos serviços financeiros no Brasil, que é um país com um déficit ainda muito grande de contas bancárias e cartões. Nas falas do Fabiano e do Alessandro constatamos a possibilidade de expandir as fintechs”, salienta Patrick.

 

Já Fernando, da Visa, destaca:

 

Acho incrível essa oportunidade que a Movile e a Zoop estão trazendo para o mercado, e é uma honra para a Visa estar junto desse projeto.

 

Acreditamos muito que essa plataforma Banking as a Service tem grande capacidade de escalabilidade e de ganho de novos usuários, sejam de pagamentos ou de comércio”.

 

A Zoop é uma instituição de pagamento. Fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, faz parte do Grupo Movile e já conta com mais de:

  • 500 parceiros de plataforma;
  • 200 milhões de transações mensais;
  • 320 colaboradores no Rio de Janeiro e em São Paulo;
  • 10 mil empregos indiretos;
  • 250 mil estabelecimentos comerciais.

 

A nossa tecnologia forma um ecossistema de serviços financeiros na nuvem que permite que qualquer empresa possa criar suas próprias soluções.

 

Isso vai desde pequenos empreendedores, como é o caso Caparaó Pago (pequeno negócio do interior do Espírito Santo), passando por empresas maiores como a Avec (ERP de salões de beleza) e a Medicinae Solutions (soluções financeiras para a área de saúde), e grandes marcas como o iFood.

 

Quer fazer parte desse grupo, suprir em um único ambiente todas as necessidades dos seus clientes e ainda gerar uma nova fonte de receita para a sua empresa?

 

Então entre em contato agora com a Zoop!

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