Banking

O que é plataforma para banco digital white label? 11 vantagens para o seu negócio!

Publicado em 18 de novembro de 2020 por Redação Zoop

A plataforma para banco digital white label é uma solução que possibilita a sua empresa entregar aos seus clientes serviços financeiros com a sua marca.

Em outras palavras, é transformar o seu negócio em um banco digital próprio, único, e sem precisar se preocupar com todas as questões legais e de desenvolvimento que envolvem esse processo.

Se tornar uma empresa fintech é algo extremamente vantajoso para a sua marca e para os seus clientes.

Adentrando esse mercado, a sua empresa tem a chance de criar soluções financeiras digitais realmente pontuais para o seu nicho de influência. 

Consequentemente, passa a resolver as dores do seu público de forma mais pontual, aumentando o seu poder de atração e de fidelização.

Além disso, ao se tornar um banco digital, o seu negócio deixe de precisar de um banco tradicional. Dessa forma, obtém uma fonte de receita alternativa ao custodiar valores dos seus clientes que antes eram entregues a essas instituições.

Mas as vantagens de utilizar uma plataforma para banco digital white label não param por aí.

Confira o conceito dessa solução, como funciona e 11 excelentes benefícios que gera para o seu negócio!

O que é plataforma para banco digital white label? 

Cada dia mais vemos empresas que não são do mercado de serviços financeiros oferecerem aos seus clientes cartões de crédito, conta digital e outros produtos.

Alguns bons exemplos são o Magazine Luiza, o Uber e o iFood. Nenhum têm o seu core business no setor financeiro, mas, ainda assim, passaram a trabalhar também como bancos digitais.

Mais do que uma tendência, transformar a sua empresa em uma verdadeira fintech passou a ser, praticamente, uma necessidade. 

A entrega de produtos e serviços financeiros digitais para os seus clientes e círculo de relacionamento — o que pode incluir funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, entre outros — é uma forma de resolver suas dores nesse setor de uma forma muito mais pontual.

Mas como isso é possível? Uma plataforma para banco digital white label pode ser a resposta!

A plataforma para banco digital white label consiste em uma solução que permite que a sua empresa passe a oferecer diferentes produtos financeiros, e todos com a sua própria marca.

Ou seja, você utilizará apenas a tecnologia do desenvolvedor — geralmente uma fintech de serviços financeiros — mas é o nome da sua empresa que estará estampado em todos os serviços.

Quais as vantagens de utilizar uma plataforma para banco digital white label?

A essa altura você deve estar se perguntando: “Por que devo inserir uma plataforma para banco digital ao meu atual modelo de negócio?

Podemos começar citando que o número de abertura de novos bancos e contas digitais cresce a cada ano, o que torna essa uma excelente oportunidade de negócio.

Pesquisas apontam que, entre 2017 e 2018, houve um aumento de 147% no número de bancos digital. 

Isso resultou em um crescimento de 61,27% no número de heavy users de contas digitais, que são pessoas que usam o mesmo canal para 80% ou mais de suas transações bancárias.

Entre os motivos que levaram a esse crescimento está a economia com as taxas de manutenção das contas, fato citado por mais de 53% dos entrevistados.

Quanto ao volume de transações bancárias realizadas por meios digitais, uma pesquisa da FEBRABAN mostrou que mais de 6 a cada 10 são realizadas por algum tipo de canal online.

Por fim, vale destacar que usuários de fintechs têm nível de satisfação maior do que clientes de bancos tradicionais.

Nessa avaliação, 7 a cada 10 clientes das startups de serviços financeiros afirmam estarem satisfeitos com as soluções recebidas, contra apenas 4 a cada 10 que usam os bancos tradicionais.

Mas para a sua empresa, de modo direto, quanto contratar uma plataforma para banco digital white label pode ser benéfico? Veja estas 11 vantagens.

1. Nova fonte de receita para a sua empresa

Ao adentrar esse ecossistema, o seu negócio se torna independente dos bancos tradicionais. Com isso, pode transacionar o fluxo financeiro dos seus clientes, obtendo faturamento com tarifas, transações realizadas, crédito, empréstimo etc.

Leia também: “Fim do monopólio bancário: como as fintechs e o Open Banking reforçam essa trajetória?

2. Economia para a sua empresa e para os seus clientes

Bancos digitais têm como principal característica não cobrar tarifas para diversas operações, ou ter cobranças bem menores do que os outros modelos bancários.

Por não precisar mais dessa instituição financeira para operar, a sua empresa economiza com essas taxas, além de contribuir para que os seus clientes economizem também.

3. Livre de custos com desenvolvimento

Uma grande vantagem que se destaca quando se usa uma plataforma para banco digital é que você não precisa se preocupar com custos com o desenvolvimento dos produtos que irá oferecer.

Isso acontece porque, ao contratar uma fintech para implementar essa vertente ao seu negócio, todas as soluções vêm prontas para uso.

4. Sem preocupação com regulamentações ou homologações

Somado a isso, também não é preciso ir atrás de licenças, regulamentações para bancos digitais e afins. Todo esse processo também fica a cargo do desenvolvedor contratado.

5. Plataforma customizada com a identidade visual da sua empresa

Na tradução literal, white label significa “etiqueta branca”. Na prática, consiste na aquisição de soluções prontas que levam a marca da sua empresa para serem colocadas no mercado.

Ou seja, a plataforma para banco digital white label é uma maneira de entregar ao seu público produtos e serviços financeiros digitais, usufruindo de toda a tecnologia, mas dando destaque ao nome da sua empresa.

6. Fortalecimento da sua marca

Isso, por sua vez, fortalece a sua marca no seu ramo de atuação. Afinal, além de relacionar o nome da sua empresa a essas soluções, você estará entregando serviços financeiros próprios que realmente atendem às necessidades do seu nicho.

7. Aumento nas taxas de atração e retenção

Criar e entregar produtos mais aderentes fortalece a base de clientes já existente ao redor das suas soluções. Além disso, contribui para tornar o seu negócio mais atrativo para novos consumidores e investidores.

8. Soluções modulares e personalizadas

Outra importante vantagem de se tornar um banco digital dessa forma é que as soluções oferecidas são modulares e totalmente personalizadas.

Isso quer dizer que a sua empresa pode começar a sua oferta com apenas alguns serviços financeiros e ir acrescentando novos conforme for identificando demanda.

Além disso, é você quem determina os valores que serão cobrados nas funcionalidades bancárias, tais como TED, transferência, PIX e outros, de acordo com o perfil do seu negócio e público.

Não deixe de ler “O que é PIX e quais as oportunidades que a nova regulamentação pode gerar?

9. Segurança para o seu negócio e para os seus clientes

Como tudo é desenvolvido por experts no segmento, o nível de segurança atraído ao seu banco digital é o mesmo dos demais que já operam nesse mercado.

10. Time to market otimizado

A implementação dos produtos financeiros digitais é feita por meio de APIs, que são padrões de programação que fazem a comunicação entre dois ou mais pontos.

Por receber tudo pronto para uso, o tempo de lançamento da sua nova solução é reduzido, ajudando para que a sua empresa saia na frente dos concorrentes.

11. Suporte total para quaisquer problemas

Além disso, contar com a ajuda de uma fintech para transformar a sua empresa em um banco digital garante suporte com especialistas sempre que necessário, inclusive quando quiser ampliar a sua oferta de serviços financeiros.

Como contratar uma fintech para implantar essa solução ao seu negócio?

Viu quantas vantagens uma plataforma para banco digital white label pode trazer para o seu negócio?

E como dito, o caminho para oferecer produtos financeiros sem se preocupar com desenvolvimento ou regulamentações é contando com o apoio de uma fintech.

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que pode lhe ajudar nesse processo.

Com o Zoop Banking a sua empresa passa a oferecer aos seus clientes de maneira rápida e prática conta digital, cartão pré-pago, transferência entre contas, envio de TED, PIX e muitos mais!

Converse agora com um dos nossos consultores e entenda como!

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo