Banking

Tenha o seu banco digital! Confira os motivos, vantagens e como fazer isso

Publicado em 28 de dezembro de 2020 por Redação Zoop

Tenha o seu banco digital! Em algum momento você imaginou que essa proposta poderia se tornar uma realidade, especialmente considerando que o seu negócio não faz parte (diretamente) do mercado de serviços financeiros?

Pois saiba que não somente é possível ter um banco digital com a marca da sua empresa, como isso se transformou quase que uma necessidade nos mais variados segmentos. Os motivos? Um deles é a competitividade. 

Imagine o seguinte cenário: uma pessoa está precisando contratar um ERP (sistema integrado de gestão empresarial). 

Durante a sua busca encontra duas opções, uma empresa que oferece as funcionalidades básicas que precisa e outra que, além dessas, conta com plataforma de pagamento integrada. Qual você acha que é a mais interessante?

O que queremos dizer com esse exemplo é que a acrescentar produtos e serviços financeiros ao portfólio da sua empresa a torna mais completa e atrativa a novos clientes. 

E para os que já estão na sua base, a inclusão de serviços bancários digitais colabora para retê-los, aumentando as suas taxas de fidelização.

Portanto, tenha o seu banco digital agora! Como fazer isso? Com a ajuda de um parceiro expert no assunto. 

Tenha o seu banco digital! Mas por quê?

Uma pesquisa realizada pela boostLAB, hub de negócios do Banco BTG pactual, em parceria com a ACE Cortex, consultoria de inovação, mostrou que o número de bancos digitais aumentou 147% entre 2017 e 2018.

Considerando o crescente processo de digitalização (incluindo o financeiro) pelo qual consumidores e empresas estão passando, é possível dizer que essa porcentagem vai aumentar ainda mais nos próximos anos.

Um dado que ajuda a confirmar isso é o aumento das operações realizadas via mobile banking. De acordo com a FEBRABAN, houve um aumento de 19% no volume de transações realizadas por esse canal.

Parte dessas mudanças está relacionada ao fato de que os usuários bancários, cada dia mais, buscam praticidade nos processos.

Além disso, os serviços e produtos financeiros oferecidos pelas fintechs são menos burocráticos e, quando não têm custo zero, são bem mais baratos do que os oferecidos pelos bancos tradicionais.

Percebendo essa oportunidade de negócio, empresas de variados segmentos buscaram meios de agregar às suas soluções serviços bancários digitais.

Nesse processo, grandes varejistas nacionais como Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza, passaram a oferecer aos seus clientes contas digitais, cartões de crédito, débito, pré-pago, entre muitas outras soluções financeiras.

Mas não apenas esse segmento aderiu a oferta desses serviços. A Uber, aplicativo de transporte privado, também lançou a sua própria conta digital com todas as funcionalidades para os seus motoristas.

Recentemente o iFood, gigante do ramo de delivery de alimentos, tornou a vida dos seus parceiros de negócios mais fácil com o iFood Facilita. A solução oferece conta digital e cartão pré-pago que pode ser usado para compras e saques. 

Entre os motivos que justificam essa nova forma de atuação é que essas empresas conhecem profundamente as dores, os desafios e as necessidades dos seus clientes

Por isso, têm bem mais potencial para atendê-las do que os bancos tradicionais, e esse mesmo princípio vale para o seu negócio.

Tenha o seu banco digital! Mas quais as vantagens?

Como você pôde ver, diversas empresas, dos mais variados segmentos, estão atendendo ao chamado “Tenha o seu banco digital!”. Mas você deve estar pensando “quais as vantagens dessa oferta?”

Veja esta lista como os 6 principais benefícios que o seu negócio também terá ao agregar produtos financeiros às suas soluções:

1. Um leque de soluções mais completo torna o seu negócio mais atrativo e mais competitivo.

2. Com isso, a sua marca se destaca dentro do seu ramo de atuação, fortalecendo o nome da sua empresa e aumentando a sua credibilidade e confiabilidade.

3. A oferta de produtos mais aderentes evita que seus clientes migrem para concorrentes para completar a gama de soluções que precisam para gerenciar suas empresas.

4. Suas taxas de atração e de fidelização aumentam.

5. São criadas novas oportunidades de negócios.

6. Sua empresa passa a ter uma nova fonte de receita.

Tenha o seu banco digital! Mas como?

É fato que as empresas que citamos anteriormente como exemplos não possuíam licença para operar como bancos, e buscar autorização para isso junto aos órgãos reguladores pode ser bastante complicado.

Além disso, é preciso de uma tecnologia apropriada e segura para oferecer produtos e serviços financeiros, o que demanda tempo e custos. Então, como aceitar o convite “Tenha o seu banco digital”?  

Todos os negócios que querem oferecer esse tipo de serviço, e que não fazem parte desse mercado, contam com o apoio de instituições financeiras já autorizadas para operarem, como bancos e fintechs.

Entenda tudo sobre as empresas fintechs e a democratização dos serviços financeiros no Brasil ouvindo este podcast do Papo na Nuvem.

A fim de atender as empresas que querem oferecer produtos financeiros, essas instituições passaram a trabalhar com o Banking as a Service, solução que permite que qualquer empresa se transforme em um banco digital.

Esse tipo de serviço tem contribuído, cada dia mais, para simplificar e democratizar os serviços financeiros, bem como para ajudar no fim do monopólio bancário e no crescimento de diferentes empresas e dos seus parceiros.

Entenda como funciona o Banking as a Service

O Banking as a Service, ou BaaS como também é conhecido, consiste na entrega de variadas soluções financeiras a empresas que pretendem agregar essas funcionalidades em suas plataformas.

Por meio de APIs, (Application Programming Interface, em português, Interface de Programação de Aplicativos) você pode incluir qualquer serviço ou produto financeiro que quiser ao seu portfólio, sem precisar se preocupar com regulamentações ou desenvolvimento.

Plataforma Banking as a Service da Zoop

A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, é uma das instituições que contribui para que várias empresas se tornem bancos digitais. Inclusive, somos a tecnologia por trás dos serviços financeiros do iFood que citamos anteriormente.

Com o Zoop Banking, nossa plataforma Banking as a Service, de maneira prática, rápida e totalmente segura, a sua empresa se transforma em um banco digital completo, sem se desviar do seu core business, nem ter que lidar com barreiras regulatórias.

A conta digital e todos os demais produtos levam a sua marca, atribuindo ainda mais valor ao seu negócio. Com ela, você oferece aos seus clientes:

  • cartão pré-pago;
  • transferência entre contas;
  • pagamentos;
  • TED;
  • PIX

 

Converse agora com um dos nossos consultores e faça parte do grupo de empresas que atenderam ao chamado “Tenha o seu banco digital” e hoje fazem a diferença no seu ramo de atuação.

Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo