Banking

Voice banking: o que é e como funciona o comando de voz em bancos?

Publicado em 29 de abril de 2022 por Redação Zoop
Avalie este post

O voice banking é uma solução que permite aos clientes bancários realizar transações financeiras online utilizando apenas o comando de voz.

A ideia por trás desse conceito é fazer com que os serviços financeiros sejam incorporados de forma natural à rotina das pessoas, tornando-os cada vez mais acessíveis, fáceis e práticos de serem utilizados.

Basicamente, o princípio do comando de voz em bancos é o mesmo usado para fazer uma pesquisa de voz em aplicativos de busca, como o Google, ou para dar comandos a assistentes virtuais, como a Alexa e a Siri. Ou seja, basta o usuário do aplicativo bancário dizer o que precisa e aguardar para que a sua solicitação seja atendida.

É possível dizer também que o voice banking faz parte da proposta voltada para a oferta dos chamados pagamentos invisíveis, que consiste em possibilitar que essa ação seja realizada com o mínimo necessário de participação do cliente.

O objetivo é reduzir atritos no momento de pagar por uma aquisição, fazendo com que a pessoa, praticamente, esqueça que está lidando com um banco para fazer transações desse tipo.

Mas será que essa ideia de usar apenas a voz para realizar operações financeiras já é uma realidade por aqui? Quanto e como essa proposta beneficia clientes e empresas que atuam no setor? O que esperar do mercado de produtos e serviços financeiros para o futuro? 

Continue a leitura e confira!

O que é voice banking e como ele funciona?

Como mencionado, o voice banking é uma tecnologia que permite ao cliente de um banco, fintech ou instituição financeira realizar suas operações bancárias usando apenas comandos de voz.

Essa solução pode estar disponível diretamente ao aplicativo do banco, ou ser acionada por intermédio de assistentes virtuais, a exemplo da Siri, da Alexa e do Google Assistente. Tudo depende da tecnologia utilizada e do serviço oferecido pela instituição bancária.

Em um exemplo prático, seria algo mais ou menos assim: imagine que você precisa transferir R$ 1 mil reais para a conta de um fornecedor do seu negócio como forma de pagamento por uma mercadoria entregue. 

Normalmente, para realizar transações como essa, você precisa entrar no app bancário ou internet banking, acessar a sua conta, digitar os dados necessários para o TED, DOC ou para o Pix.

Com o voice banking todo esse processo é feito dizendo apenas uma frase como: “Siri (ou Google ou Alexa), transferir R$ 1 mil para a conta do fornecedor X”.

Aqui, vale destacar que, para que o comando de voz em bancos funcione, é essencial que a conta recebedora já esteja cadastrada no seu app. Além disso, processos assim, geralmente, requerem algumas validações, como a digitação de senha ou a apresentação da biometria, o que o torna prático e rápido, mas também seguro.

Dica de leitura: “Pagamento por biometria: o futuro chegou e promete melhorar a forma de pagar e receber!

O que esperar da tecnologia de comando de voz em bancos?

O voice banking é uma solução que faz parte do aprimoramento da tecnologia bancária no Brasil e no mundo. Por aqui, alguns bancos, incluindo tradicionais e nativos digitais, já permitem que seus clientes realizem diferentes operações financeiras usando apenas comandos de voz.

Uma publicação do American Banker, site de notícias com foco no mercado de serviços financeiros, revelou que a estimativa é que todas as atividades bancárias realizadas pelos usuários desse setor estarão integradas naturalmente às suas rotinas até 2025.

Em outras palavras, a tendência é que cada vez os bancos e instituições financeiras se tornem “invisíveis” para os seus consumidores. Ações como pagar e receber valores, fazer investimentos, solicitar empréstimos, entre outros, serão feitas de forma mais natural, ágil, fluida e sem pontos de resistência. 

Conforme soluções desse tipo se expandem, o cliente poderá simplesmente dizer: “Ok, Google, pague a fatura do cartão de crédito Y pelo banco Z”, ou ainda, “Alexa, qual o meu saldo no banco YZ?”. 

Atividades como essas serão feitas enquanto o usuário bancário prepara o jantar, sai para passear com os cachorros, dirige para o trabalho, pratica o seu esporte favorito etc. Ou seja, não será mais preciso parar o que está fazendo para cuidar da vida financeira. Tudo estará integrado e facilitado graças ao uso de novas tecnologias.

Leia também: “O que é banktech? Como está avançando a tecnologia bancária no Brasil?

Qual a relação entre voice banking e invisible banking?

E por falar em tornar as transações bancárias invisíveis, não podemos deixar de citar o invisible bank, modo de atuação de empresas desse setor que pode incluir o voice e outras soluções similares.

O invisible banking, ou banco invisível, consiste em tornar todos os processos pertinentes a esse setor o mais integrado possível à vida dos seus clientes.

Como dissemos logo no início deste artigo, a proposta de invisibilidade consiste em criar soluções que façam o cliente esquecer que está lidando com o seu banco. 

Das vantagens do uso de tecnologias voltadas para isso, como o comando de voz e outras que tornam essa ideia uma realidade, estão:

  • redução do tempo que o cliente gasta para realizar suas operações financeiras;
  • otimização do processo de contratação de serviços, a exemplo de obtenção de crédito e outros produtos;
  • contribuição para melhora da gestão financeira dos usuários bancários;
  • diminuição dos pontos de atrito entre clientes e instituições financeiras e de pagamento;
  • otimização da etapa de pagar e receber valores;
  • promoção da digitalização do dinheiro.

 

Sobre esse último ponto, aproveite e assista:

Quanto à oferta de pagamentos invisíveis, alguns dos benefícios que se destacam são:

  • geração de menos atritos na hora de pagar por uma aquisição;
  • atendimento às atuais necessidades dos consumidores, que buscam por processos mais ágeis e digitalizados;
  • incentivo para realizar novas compras, devido à facilidade da etapa de pagamento.

 

Achou o tema sobre comando de voz em bancos e soluções invisíveis interessantes? Quer saber outros detalhes de como tudo isso funciona? Então aproveite que está no blog da Zoop e leia agora mesmo o artigo “Invisible bank: conheça tudo sobre essa forte tendência bancária!

Avalie este post
Diga como podemos lhe ajudar!
Avalie o artigo