Meios de pagamento: como a Zoop ajudou a B2B Reservas?
Os meios de pagamento são fundamentais para as conversões, quer um exemplo? Quando um potencial cliente acessa um site de vendas e, na hora de pagar, depara-se com alguma dificuldade, as chances de desistir da aquisição são bastante altas.
Isso pode acontecer por conta da oferta limitada de formas e métodos de pagamento, incompatibilidade com suas preferências e necessidades, processo de checkout longo e complexo, que gera insegurança ao comprador, entre outras razões similares.
Por outro lado, negócios que trabalham com soluções de pagamento modernas, seguras, rápidas e simples de serem utilizadas, tendem a elevar as vendas. Foi o que aconteceu com a B2B Reservas após implementar o Zoop Payments em sua plataforma.
Segundo Marcos Fernando, CEO da B2B Reservas, houve um aumento significativo em conclusões de reservas e conversão no checkout.
Por quais motivos eles tiveram esse resultado? Como as soluções de meios de pagamento da Zoop podem ajudar seu negócio também? Continue a leitura e descubra!
Como funcionam os meios de pagamento?
Os meios de pagamento funcionam como os veículos usados para pagar algo. Alguns ótimos exemplos são o cartão de débito, o cartão de crédito e o Pix. Métodos como esses funcionam em ambiente digital e realizam a transferência de valor entre quem paga e quem recebe.
Comumente, o termo formas de pagamento é atribuído aos métodos. Porém, as formas se referem à maneira como uma aquisição será paga. No Brasil, as três disponíveis são: à vista, a prazo e com data futura.
Apesar dos contextos diferentes, formas e meios de pagamento funcionam totalmente interligados e, praticamente, um não opera sem o outro.
Um exemplo é o cartão de crédito (meio), que pode ser usado para parcelar o valor de uma compra em diversas vezes (forma); outro é o boleto bancário (meio), utilizado para pagamentos com data futura (forma).
Para sua empresa oferecer essas e outras possibilidades, com mais combinações para escolha dos clientes, é necessário utilizar uma plataforma de pagamentos, com o Zoop Payments.
Inclusive, essa foi a opção Payments as a Service escolhida pela B2B Reservas para resolver os problemas de checkout que a companhia tinha.
Quais os meios de pagamentos mais utilizados?
Segundo a pesquisa que fizemos em parceria com a QualiBest, os cinco meios de pagamentos mais usados são:
- Pix;
- cartão de crédito;
- cartão de débito;
- dinheiro;
- carteira digital.
Veja os detalhes!
1. Pix
Conforme revelado no nosso levantamento, o Pix é o método preferido de 88% dos entrevistados.
Para 76%, um dos motivos é a segurança que sentem ao usar esse recurso. E outros impressionantes 99% utilizam porque consideram que o sistema de pagamentos instantâneo facilita as compras.
2. Cartão de crédito
Quanto ao uso dos cartões de débito e crédito, vale trazermos alguns dados do balanço do 3° trimestre de 2023, feito pela Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.
O estudo apontou que houve um crescimento de 9,2% na utilização de cartões no período apurado, em relação ao trimestre anterior. O destaque ficou para o cartão de crédito, com alta de 10,9% e R$ 608 bilhões transacionados, resultado de 4,5 bilhões de transações.
3. Cartão de débito
Também segundo a Abecs, o cartão de débito foi responsável por 4,1 bilhões de operações realizadas no mesmo período e R$ 249 bilhões movimentados.
4. Dinheiro
Apesar da forte digitalização dos pagamentos, ainda há uma parcela considerável de pessoas que preferem pagar as compras em dinheiro. Pela pesquisa Zoop/QualiBest, 65% dos brasileiros pagam as aquisições dessa maneira.
5. Carteira digital
O relatório The Global Payments Report já havia apontado a expectativa de, até 2024, a carteira digital se tornar o método de pagamento responsável por 51,7% de todo o volume transacionado no comércio eletrônico.
Dica de leitura: “Zoop e Align: como essa parceria resultou em mais conversões?“
Como melhorar a oferta de meios de pagamento da sua empresa?
Soluções Payment as a Service, Embedded Payments e Banking as a Service são ideais para melhorar a oferta de meios e formas de pagamento do seu negócio.
Payment as a Service é uma plataforma com ferramentas pré-desenvolvidas para empresas que não são nativas do mercado financeiro criarem produtos e serviços personalizados e, com isso, atuarem nesse setor sem desviar do core business.
O conceito Embedded Payments é a inclusão de soluções de pagamento a sistemas que não são nativos desse segmento, a exemplo de aplicativos de e-commerce, delivery de comida e outros.
Já o Banking as a Service transforma negócios em bancos digitais completos, com conta digital que leva a marca da companhia e atende às necessidades do público-alvo.
Dica! Veja como o Banking as a Service da Zoop pode impulsionar sua empresa!
B2B Reservas: mais um case de sucesso da Zoop!
A B2B Reservas é uma plataforma de aprimoramento de jornada da viagem corporativa, que conecta toda a cadeia, isto é, empresa, agência de viagem, hotéis e meios de pagamentos eletrônicos.
Após identificar problemas em seu fluxo de pagamento, a companhia buscou soluções que suprissem suas necessidades e chegou até a Zoop.
Para Marcos, CEO da B2B Reservas, a tecnologia e o atendimento oferecidos foram os principais motivos de terem fechado parceria com a gente.
“Tínhamos algumas dificuldades em pagamentos e encontramos a Zoop. Acho que a facilidade de fazer um negócio e ter acesso às APIs foi uma grande opção que a gente fez, porque facilitou nosso desenvolvimento e acelerou o processo do produto que a gente precisava colocar no ar”.
O processo de checkout, otimizado por nossas soluções, melhorou a rotina dos mais de 4.500 hotéis que têm contrato com a B2B reservas e que atendem o mercado corporativo brasileiro.
“A integração que a Zoop tem com o ecossistema de pagamentos trouxe uma facilidade muito grande, foi neste ponto que os hotéis decidiram optar pela solução do B2B checkout‘.’
Marcos ainda destaca que o número de reservas aumentaram com o novo modelo de pagamento, assim como a taxa de conversão no momento de checkout, processo que se quer existia antes da parceria com a Zoop.
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