De modo geral, pensar em Branding significa entender e desenhar o processo de fortalecimento da identidade da sua marca. Essa etapa é parte importante das empresas e é uma das formas de definir o quanto sua marca pode crescer.

Por exemplo, já parou para se perguntar o motivo de algumas pessoas pagarem mais por produtos ou serviços mesmo sabendo que existem similares mais baratos? 

Nós vemos isso com os produtos da Apple, que trabalha com tecnologia e em outros segmentos, como a famosa Gillette, focada em aparelhos de barbear e higiene pessoal.

Para que fique claro o conceito de branding, vamos nos aprofundar neste assunto e entender o seu impacto e como ele é fundamental para a estratégia de Marketing nas empresas.

Um marca bem desenvolvida é uma marca que não precisa ser explicada!

É importante entender que Branding não se trata apenas de logotipo. Quando pensamos em marca, a identidade visual está normalmente inserida dentro de um contexto. O conceito de Branding lida com todos os ativos da empresa, sejam eles: aspectos do negócio, da comunicação e até mesmo do design. 

As marcas contam histórias, cada uma transmite um propósito muito específico que é trabalhado em sua comunicação. Para chegar a um conceito, existe todo um trabalho de pesquisa, diagnóstico, conceituação, objetivos a serem atingidos.

Não podemos esquecer que as pessoas percebem uma marca antes mesmo dela ter a chance de se explicar. 

“É muito sútil, mas não é incomum você pensar em uma marca e atribuir uma personalidade ou um sentimento a ela.”

Qual o impacto do branding?

As empresas interagem com seus clientes! Seja qual for o tipo de negócio, ele possui uma coisa em comum: seus slogans e campanhas de Marketing tem a intenção de transmitir as sensações que os clientes terão.

Para isso, ao falar de Branding é inevitável não falar de Brand Equity que é a forma como os consumidores se comportam em relação a uma marca, incluindo os sentimentos e a forma como encaram o valor que tal marca pode valer.

Por esse motivo, quanto maior e bem trabalhado for o Brand Equity, mais chances de comercializar um preço diferenciado para os seus produtos. 

Como garantir Brand Equity em uma fintech?

Quando falamos dos desafios dentro de uma Fintech o primeiro deles é garantir o Brand Equity. Afinal, ele é um dos resultados de um bom trabalho de Branding. Ou seja, ele se refere ao valor agregado de um produto ou serviço graças a força que determinada marca conquistou no mercado. 

Para garantir uma boa percepção de marca, é necessário olhar para alguns critérios: associação, lealdade, qualidade percebida, consciência de comunicação e identidade, que iremos abordar abaixo separadamente cada um desses aspectos:

O Brand Equity

Quando uma marca conquista o seu público, fortalece o sentimento de lealdade, criando vínculos e conquistando fãs. É comum, sentir mais confiança ao comprar algo do qual já ouvimos falar.

Quando você tem um produto muito similar ao outro, o fator de maior força em grande parte das ocasiões é a comunicação, o posicionamento e a capilaridade de oferta desse produto. A mensagem que você quer passar, os propósitos e a sua essência serão interpretados pela forma como você se comunica com os seus públicos. 

Associações ajudam a comunicar informações, criar atitudes e se diferenciar.

Estratégia

A estratégia por trás de uma marca pode ser dividida de diversas formas. Em um primeiro momento ela pode ter o objetivo de gerar vendas e em um segundo relevância (associações). Já em um terceiro, pode trazer mais visão de mundo (engajando, gerando propósito e valor).

Toda empresa que deseja se tornar um amante da marca (love brand) precisa pensar em estratégias de forma unificada, nada é isolado. Esse termo foi criado pensando nas marcas que ultrapassam a barreira de cliente e empresa para se tornar parte ativa da vida do consumidor.

Ainda no assunto, dentro de uma plataforma de Branding, que seria uma visualização da marca, você define propósito, arquétipo, design, negócio e comunicação. 

Negócio

Para construir um negócio é necessário considerar a jornada do consumidor, analisar dados, fazer a gestão de indicadores (KPIs), realizar pesquisas e promover experiências em meios digitais e offline.

Tudo isso, gera valor e trás para o foco o cliente. Sem o olhar para ele dificilmente um negócio se mantém. 

Serviço + Produto + Imagem = Valor de Marca

Marca é a base de toda a personalidade e expressão. Engloba nome, campo não verbal e verbal. Além de, portfólio, site, canais de comunicação, manual da marca e entre outros.

É nessa etapa que definimos também os valores da empresa, que são os princípios que guiam as decisões e atitude dos colaboradores. Assim como, o arquétipo que é uma representação da forma de ser da marca, construindo identidade e podendo ser explorado de várias formas.

Consistência de Comunicação

Comunicação é o discurso que traduz a personalidade da marca e sua forma de se relacionar com os públicos. Um termo que gosto sobre o assunto é antifragilidade. Com uma visão mais ampla a respeito sobre o que envolve o Branding, sua marca se torna muito mais forte e preparada para imprevistos.

Um importante ponto de partida é você traduzir toda sua marca em uma tagline (que pode ser entendido como uma frase conceito ou um slogan que define sua essência e posicionamento). Abrindo margem para trabalhar na comunicação campanhas integradas de conteúdo.

Público Interno

Até agora olhamos muito para fora, mas algo importante que não pode ser ignorado são os colaboradores de uma marca. Nenhuma empresa é capaz de se manter em pé sem uma equipe alinhada à missão, visão, valores e que tenha conhecimento dos seus produtos. 

Pensar nisso também é papel também do Branding, que através de uma cultura bem definida, uma comunicação visual forte e ações de endomarketing bem trabalhadas o Branding ganha força com o time interno.

Somado a isso, a ambientação interna do escritório também precisa respirar a marca em todos os sentidos, de comunicação visual a arquitetura, isso ajuda também a fortalecer ações de employer branding da empresa, que seria a forma como nos comunicamos para atrair novos talentos. 

Identidade Visual

Nesse tópico, são considerados os quesitos como: logo, cores, tipografia, fotografia, iconografia, UX, UI, elementos visuais, materiais impressos e digitais, ilustrações e até mesmo o motion da marca. Tudo precisa estar harmonizado dentro do mesmo guideline.

Para isso é importante a marca criar um manual de marca bem detalhado com todas as regras de aplicação da marca. Isso ajuda a garantir a aplicação da marca de forma correta unindo a melhor experiência nos mais diversos cenários.

Com o passar do tempo trabalhando o mesmo padrão, a marca ganha força no mercado, podendo aumentar o seu market share (lembrança de marca).  

Preservação da marca

É importante garantir que as diretrizes de marca sejam respeitadas. É comum por exemplo, ter apresentações institucionais, brindes, convites feitos às pressas e divulgados internamente e externamente causando inconsistência de comunicação.

Frases fora do tom de voz ou até e-mails sem padrão podem fazer parte da rotina. Zelar por estes detalhes é um dos trabalhos de quem está responsável pelo Branding. Para isso é importante sempre disponibilizar materiais e treinar os times internos, parceiros e os fornecedores quanto a forma de uso da sua marca. 

Tenha uma estratégia de sucesso!

Por fim, neste conteúdo falamos sobre Branding, explicando o que é apresentando alguns exemplos de como funciona. O que achou? 

Concluímos que Branding não se refere apenas à criação de um nome ou publicações de textos para o blog da sua marca, pois é um conjunto de estratégias que têm como objetivo criar consistência visual e verbal da sua marca.

As empresas novas que desejam aderir à estratégia de Branding devem começar com pesquisas, diagnósticos para depois disso pensar em desenvolver um bom nome, elaborar a identidade visual e garantir uma boa comunicação com seu público alvo.

Seguindo esses passos seu negócio pode acompanhar a demanda dos seus consumidores e, com certos cuidados, se consolidar cada vez mais no mercado, se tornando referência no seu segmento.

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Daniel Vital é Designer, analista de Branding e entusiasta de Tecnologia e Programação.