Automação financeira para PMEs: por que você deve investir?

Sabe aqueles gargalos operacionais e tarefas manuais repetitivas que atrasam sempre? A automação financeira para PMEs resolve grande parte desses desafios e promove muito mais do que organização e produtividade. As soluções tecnológicas fornecem dados para você tomar melhores decisões e alavancar seus resultados.
Não à toa, o estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) apontou que 48% das marcas planeja aumentar os investimentos em transformação digital. Sendo que mais da metade dos varejistas já incorporam a tecnologia em suas áreas de operações e infraestrutura.
Os benefícios? 77% dos entrevistados ressaltaram o aumento da receita da loja e do engajamento do consumidor.
Portanto, aproveite a leitura sobre soluções de automação financeira para descobrir como desbloquear uma vantagem competitiva para sua marca que impacta positivamente o negócio, os clientes e seus parceiros comerciais.
Automação financeira para PMEs: benefícios
A automação financeira representa o uso de tecnologias, ferramentas e sistemas digitais para organizar e agilizar processos e operações de um ou mais setores. O objetivo é reduzir o trabalho humano para otimizar e integrar tarefas de modo seguro e confiável, e ainda liberar as equipes para focarem em atividades estratégicas.
E as vantagens da automação financeira para PMEs (pequenas e médias empresas) não param por aí! A lista é longa, mas resumimos as principais a seguir.
Redução de erros e fraudes
A automação de tarefas previne erros e falhas manuais, além de evitar e detectar fraudes e possíveis golpes financeiros. Afinal, os processos comuns do setor envolvem inserção de dados no sistema (ou planilhas), cálculos e atualizações constantes.
Com uso de tecnologias, você e seu negócio se beneficiam com a execução de tarefas com mais precisão e garantem registros financeiros de forma mais segura e correta.
Economia de dinheiro
Além de elevar a produtividade e valorizar o tempo que você e sua equipe trabalham, o uso de sistemas automatizados permite economizar dinheiro. E por vários motivos, como:
- eliminação de tarefas repetitivas;
- precisão das informações e da tomada de decisão;
- acompanhamento próximo de despesas;
- concentração de dados em um só local.
Melhora a eficiência operacional
Enquanto você corta despesas, pode elevar seu faturamento ao otimizar sua eficiência operacional. Unir o trabalho manual e tecnológico é o caminho para padronizar processos, integrar informações e executar todas as etapas com previsibilidade e gerenciamento de riscos.
Com a automação financeira para lojas e franquias, por exemplo, o varejista otimiza e integra sua gestão de fluxo de caixa, contas a pagar/receber, emissão de notas fiscais e muitos outros processos da área, até mesmo elaboração de relatórios e demonstrativos.
Monitoramento em tempo real
Esperar um dia inteiro para conferir a planilha com dados de receitas e despesas pode não acompanhar o ritmo que o mercado exige. Portanto, acessar informações estratégias de forma rápida, em poucos cliques, é ideal para acelerar tomada de decisões e realizar análises mais profundas.
Melhor gestão de fluxo de caixa
Diante de tantas demandas durante a rotina no varejo, cuidar do fluxo de caixa da maneira correta pode não ser fácil. E a automação financeira promove esse alívio ao varejista e sua equipe ao integrar marcas e canais de vendas em um só local para você gerenciar bem seu dinheiro.
Os softwares também realizam conciliação bancária e de cartões para os empresários compararem os valores do registro interno e do banco, por exemplo.
Assim, evitam-se atrasos de pagamentos e falta de capital no caixa.
Conformidade financeira
Automatizar processo financeiros da sua loja ou franquia oferece mais segurança dos dados e contribui para cumprir a conformidade com regulamentações internas e externas, como de órgãos do governo.
Sem falar na possibilidade de realizar auditorias de forma mais ágil e precisa e reduzir o risco de fraudes e erros que podem gerar multas e penalidades à marca.
Aumento do faturamento
Diante desses benefícios, o resultado é enxugar custos e elevar as receitas, pois com a organização dos dados, você e sua equipe têm uma visão completa do negócio, além das preferências de clientes, como produtos mais vendidos e formas de pagamentos favoritas.
Tecnologias e soluções de automação financeira para PMEs
Se você já pensa em quais processos pode aplicar as soluções de automação financeira, separamos os principais para facilitar e transformar sua gestão e seus resultados. Confira!
Processos financeiros
A automação é ideal para padronizar, integrar e otimizar processos financeiros, como contas a pagar/receber, gestão de cobrança, análise de relatórios, elaboração de demonstrativos, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e conciliação bancária e de cartões.
E olha que essas são apenas algumas operações que os sistemas automatizam, pois têm muito mais tarefas que eliminam trabalhos manuais, vulneráveis a erros e esquecimentos.
Contabilidade e registro de transações
O registro contábil e a criação de relatórios de modo automático é essencial para ter uma contabilidade de alto nível.
Alguns exemplos de como automatizar esses processos são:
- lançamentos contábeis;
- registro e categorização das transações;
- conciliação financeira.
Faturamento e cobrança
O sistema de automação financeira para PMEs permite automatizar a criação e o envio de notas fiscais eletrônicas e gerenciar inadimplências em um só local.
Sem falar na possibilidade de integrar todos seus canais de vendas e marcas para monitorar os resultados de forma prática.
Gestão de despesas
Você também pode usar a tecnologia para gerenciar suas despesas fixas e variáveis, como aprovações de reembolsos, categorização dos custos e armazenagem de faturas, recibos e NFs.
Controle de fluxo de caixa
Fazer uma boa gestão do fluxo de caixa pode ser um desafio na rotina de muitos varejistas. Porém, com um sistema automatizado, as dificuldades somem. Isso porque é mais fácil conferir o fluxo de caixa em tempo real e projetar despesas e receitas para planejar suas finanças e investimentos.
Controle financeiro empresarial
O controle financeiro empresarial fica mais ágil devido à criação automática de relatórios financeiros, como Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), balancetes e Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).
Além da apresentação de indicadores de desempenho que direcionam estratégias e ações de crescimento e expansão de lojas e franquias.
Gestão financeira
De forma geral, a automação permite você realizar uma gestão financeira completa e ter uma visão integral da situação do seu negócio. Com o avanço da tecnologia, pode armazenar dados estratégicos e realistas para guiar decisões e elevar a chance de acertos.
Não se esqueça de contar com sistemas de automação comercial de alta qualidade e fáceis de usar, feitos justamente para suprir as necessidades diárias de varejistas. Bons negócios!
Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.